A chuva não amedrontou o público, que se fez presente na abertura do projeto Música no Museu, no último domingo (31). O local, que ofereceu uma estrutura prevendo que o clima poderia ter seus contratempos, estava repleto de pessoas ansiosas pelo início das atividades musicais.
O jazz fusion de Santini & Trio ecoou seu som instrumental, atraiu olhares e ouvidos curiosos. A mistura do rock, do folk e do blues se alinhou ao jazz com maestria, e foi apenas o início dos shows. Em seguida, o power pop de Stephen Ulrich somou à cena alternativa o seu talento, e expressou nos mais diversos acordes o que o vocalista e guitarrista aprendeu na convivência com o seu pai.
O evento, aberto com chave de ouro, também brilhou ao final. A banda Escola Pública, impactou ao mesclar o samba com outras vertentes, como o rock e a música eletrônica. “É uma mistura natural. Os integrantes escutam todas as linhas do samba e também outras coisas. Cada composição encaixa uma situação. A gente consegue, em pequenos momentos, trazer estilos que também defendemos e que casam com o samba”, explicou Ícaro de Oliveira, o cavaquista do grupo.
O projeto, que resultará na composição de um DVD, teve a atenção especial do cineasta Daniel Dourado. Segundo ele, a gravação do vídeo vai retratar o panorama da música em Feira de Santana, dando a oportunidade para as pessoas que não foram de também poderem assistir o cenário que está se desenvolvendo na cidade, através de recortes do projeto. “Há uma importância nessa proposta. O pessoal tenta arranjar um espaço. E há algo que soterra a música, já que a mídia comercial predomina no que é mais ligado aos festejos, ao carnaval. O Música no Museu é uma válvula de escape interessante, e dá outras opções ao público”, concluiu ele.
Este projeto tem o apoio financeiro do Governo do Estado, através do Fundo de Cultura, Secretaria da Fazenda e Secretaria de Cultura da Bahia.
Em parceria com a Cúpula do Som, Museu de Arte Contemporânea (MAC), Fundação Municipal Egberto Costa e Secretaria de Cultura de Feira de Santana. |