Os dias que antecederam o início da Micareta deste ano (2015) foram de maus agouros para a nossa maior festa popular. Toda sorte de argumentação era colocada para prever uma Micareta sem brilho, até o Prefeito era responsabilizado pelo possível fracasso do evento. A crise propalada na televisão, que já é culpada de tudo que acontece no país, não poderia escapar, mas nada impediu que o feirense fosse para o circuito Maneca Ferreira cantar e dançar em ode a alegria, demonstrando que ele (povo de Feira de Santana) é quem dá o tom de sua vida e suas festas.
A quarta-feira com já falamos em uma matéria anterior, foi, sem dúvida, uma das melhores que aconteceu até hoje, animada, pacífica, em uma demonstração de que o povo feirense quer o melhor para sua cidade e que pode realizar um evento sem violência ou qualquer outro tipo de catástrofe.
A quinta-feira, primeiro dia oficial do evento. Aberto os festejos pelo Prefeito José Ronaldo de Carvalho, às 20h00, a alegria se instalou no Circuito Maneca Ferreira, e se estendeu até a manhã da sexta-feira, embora os trios tenham parado mais cedo, em virtude do dia seguinte ainda ser um dia útil, grande parte do público permaneceu na avenida, cantando e dançando como é típico das boas festas micaretescas.
As atrações reservadas pela Secretaria de Cultura e pelos blocos particulares lotaram a avenida, que em alguns momentos se tornou impossível a movimentação de pessoa sem um certo sacrifício. Apesar da multidão, em geral, o evento ocorreu em clima pacífico, com ações bem planejadas pelos responsáveis pela segurança da festa, e colocada em prática pelas polícias, civil, militar, guarda municipal, corpo de bombeiro e algumas guarnições do exército, que não deixaram possibilidades para os "estragas festas" praticarem seus atos nocivos. É certo que tem sempre alguém pretendendo que a polícia haja deste ou daquele modo, mas os profissionais da segurança muitas vezes são impelidos a agirem com certo rigor para manter a ordem, e garantir a segurança dos cidadãos, que vão a um evento como este para se divertirem.
Os destaques são muitos dentre os artistas de nossa cidade, merecem menção os trabalho nos trios de Thalita Costa, Mairi MonteAlegre, e Galeguinho SPA. No Palco fixo, foram muitas apresentações de qualidade de reggaemens feirenses, e o que lotou completamente o espaço foi a presença de Edson Gomes, a grande atração da noite de quinta-feira.
Como já era de se esperar, Ivete Sangalo atravessou a avenida arrastando uma massa humana impressionante, performance de sempre e o carisma que nós já conhecemos, e a bem da verdade, como Ivete, só ela mesmo.
Foi uma quinta-feira para não ser esquecida, principalmente para as "aves de maus agouros" que ficam achando que este ou aquele acontecimento, esta ou aquela pessoa, poderá acabar com a festa que o povo de Feira de Santana escolheu como sua festa maior. Sem dúvida, há muito o que melhorar em todos os sentidos, mas, considerando as expectativas, a Prefeitura e a Secretaria de Cultura estão de parabéns pelo evento. Claro que dadas as circunstâncias atuais.
O Viva Feira compareceu ao evento, e realizou um registro, em 12 (doze) álbuns, para mostrar que o feirense sabe fazer uma boa festa. Confiram as fotos: |