Buscando se reportar a uma época de ouro da mais tradicional sociedade feirense, José Francisco Brandão de Freitas, Brandão apenas para os mais íntimos, realizou um profundo mergulho na história recente de Feira de Santana, para resgatar do esquecimento, um dos mais importantes pioneiros do colunismo social e promoter cultural da cidade, Eme Portugal.
Nada se realizava socialmente com sucesso em Feira que não tivesse a aprovação ou a participação de "Dinho", nome como era tratado o agora denominado pelo escritor, com muita propriedade, de "O Mito Social Feirense". Realmente olhando nossa história, Brandão foi de uma felicidade ímpar ao escolher o título de seu trabalho, sem com isso estar desmerecendo todos os demais cronistas sociais de Feira. O pioneirismo e a coragem de Eme Portugal merece este, como tantos outros títulos elogiosos que possam vir a lhe atribuir.
Em nota o Autor confessa sua admiração por Dinho, e após citar de forma apropriada Pablo Neruda traça uma biografia familiar com as informações básicas sobre o homenageado, e a partir de então, realiza um profundo mergulho histórico buscando a participação de Eme Portugal na vida social feirense e sua busca em tornar Feira uma cidade moderna e cosmopolita, trazendo para nossa convivência os eventos e as atividades sociais na moda e praticadas mundo a fora.
Na viagem realizada por Brandão para resgatar a história vitoriosa de Eme Portugal, toda sociedade feirense é vista, algumas famílias retratadas com mais detalhes, outras com menos, até em virtude da participação que havia de cada uma delas nas atividades sociais da cidade, mas praticamente, quase toda Feira de Santana desfila nesta retomada da memória que o Autor exercita neste seu segundo trabalho.
O lançamento do livro "Eme Portugal - O Mito Social Feirense" foi um verdadeiro sucesso, em todos os pontos de vista. Proporcionou o reencontro de muitos feirenses que há tempos não se encontravam, nos fez relembrar de uma época dourada de Feira de Santana e, efetivamente, legou a Feira um documento inestimável para ajudar a compor sua história de uma forma justa e verdadeira.
O Viva Feira acompanhou o lançamento ocorrido no Casarão Fróes da Mota, no último dia 14 de novembro de 2014, que reuniu feirenses de nascimento e de coração, para prestigiar uma grande figura, que agora passa a fazer parte efetiva e irrefutável de nossa história. Confiram as fotos no álbum postado abaixo: |