Em um ano de poucas exposições em virtude da reforma que vem sendo realizada no Museu Regional de Feira de Santana, restando ao CUCA apenas a Galeria Carlos Barbosa e o Foyer do Teatro Universitário que não dispõe de grande espaços, ainda assim a Administração do Centro Universitário têm procurado nos proporcionar eventos da maior qualidade, como por bom exemplo o trabalho "Entre Flores e Santos" que ficará aberto ao público até o dia 25 deste mês de novembro, no horário comercial, ou seja, das 08h00 às 12h00 e das 14h00 às 18:00 das segundas as sextas-feiras.
O trabalho de Jan Araújo é de uma beleza que as fotografias não conseguem refletir com a qualidade que a visão da obra nos permite, usa as cores de um modo, que apesar da forte influência regional nordestina e sertaneja não interfere em uma composição harmônica e incomum, ou seja, aproveita o melhor do conceito de uso das cores nos trabalhos em argila primitivos, mas mantendo um equilíbrio que só embeleza ainda mais os trabalhos.
Os detalhes que definem cada uma das esculturas e influenciam na definição de cores é o que podemos chamar de extremamente cuidadoso e laborioso, mesmo nas peças esculpidas em quadros o efeito é impressionante e mostra o espírito de um artista plástico que é ao mesmo tempo um escultor e um artesão cuidadoso e laborioso em cada mínimo detalhe de sua obra.
Vale uma ressalva nesta matéria sobre a reforma do Museu regional de Feira de Santana, por trata-se, de uma obra necessária a conservação de prédio antigo, histórico, com uma arquitetura única na cidade, hoje em dia, sendo sua conservação imperativa, para que não venhamos correr o risco de ver mais um patrimônio ser destruído pelo anseio de lucro da especulação imobiliária, que quando não adquiri para destruir, age com influência junto ao poder público para que certas construções se deteriorem pela ação do tempo, para no local levantarem um espigão. Temos poucos prédios históricos em Feira de Santana hoje, que pouco a pouco vêm sucumbindo ao interesse econômico de alguns, com o poder público de braços cruzados, como é o caso do Feira Tênis Clube, que já se tornou um estacionamento. Feira de Santana é uma cidade plana que tem área para crescer bastante, sem precisar se descaracterizar ou perder sua identidade histórica. Se liga FEIRA!
A obra de Jan Araújo só estará aberta a visitação até o dia 25, ou seja, mais uma semana, e é verdadeiramente imperdível.
O Viva Feira registrou a vernissage da exposição em fotos apenas para estimular a curiosidade dos apaixonados pela beleza e pela arte, pois os trabalhos de Jan só podem ser conferidos em toda sua beleza de detalhes pessoalmente. Confiram as fotos: |