Há alguns anos as entidades de defesa das minorias sociais ligadas a gênero, e de direitos humanos promovem a Parada Gay de Feira de Santana, que faz grande sucesso entre os homossexuais de um modo geral, como também a parcela mais consciente da população de nossa cidade, sendo comum termos uma tarde de domingo movimentada e alegre ao longo da Av. Getúlio Vargas, com a presença de ativistas locais, e muitos vindos de outras regiões do Brasil para prestigiar o evento.
Era comum a Parada Gay acontecer no mesmo domingo no qual era realizado a Caminhada do Folclore, assim, tínhamos pela manhã uma manifestação que reunia milhares de pessoas, e do mesmo modo pela tarde, havia que viesse para o centro da cidade, e permanecesse na Praça de Alimentação (Para os não feirenses é um espaço reservado na parte central da avenida com as mais variadas opções de lanches, petiscos e até refeições em Quiosques padronizados) aguardando o evento da tarde. Este fato fortalecia em muito a Parada. Essa coincidência já estava se tornando um hábito, mas este ano não ocorreu deste forma. Aliás, a bem da verdade, desde o ano passado, quando um grande líder do movimento gay veio a falecer nas vésperas do evento.
O movimento ao que parece sentiu a morte do líder, mas este ano voltou a tomar corpo, e no final da tarde a rua estava tomada por gays populares para apreciarem a Parada, e aplaudir as reivindicações dos movimentos de defesa das minorias afetivo-sexuais.
Fato é, que como sempre acontece, a Parada Gay de 2014 transcorreu em um clima de paz e de muita alegria, como já é comum em todos os anos, e o Viva Feira acompanhou o evento através da lente competente de nosso retratista maior Beto Souza. Confiram as fotos no álbum postado a seguir: