Dentro do Projeto da 8ª Primavera dos Museus, o MAC inaugurou nos dias 25 e 26 de setembro o FeirARTE: “Expressões Urbanas”, um evento pioneiro em Feira de Santana, embora o próprio MAC já tenha ensaiado algo parecido com pilotagem de uma de suas áreas abertas há algum tempo atrás.
Desta feita a pretensão era de celebrar a arte de rua em todas as suas vertentes, ou seja, desde o grafite, já tradicional até as mais refinadas manifestações encontradas nos jpvens artistas plásticos brasileiros.
O MAC, procurou evidenciar a multiplicidades de idéias, ações, conceitos e cores para enriquecer o evento, ou seja: o Rap, Beat Box, Grafite, Break Dance e diversos outros elementos e formas que compõem a arte urbana, geralmente marginalizadas e excluídas no contexto dos espaços tradicionais de exposições. E como já vem propondo e proporcionando as manifestações mais populares ganharam vez e voz no MAC – Museu de Arte Contemporânea de Feira de Santana Raimundo Oliveira, espaço de vanguarda da arte feirense.
Participaram do evento esculturas e telas dos artistas Kbça Grafitti, Márcio Punk, Chacal, Gabriel Ferreira, Gugui Martinez e Don Guto; houve também o lançamento do livro Antologia Poética Cidade, do Coletivo Diabo A4; a apresentação de Hip Hop e Street Dance com o Grupo H2F; oficinas de arte e a mostra de vídeos e palestras com grupo de pesquisa TRACEjando por Feira de Santana com participação do Departamento de Educação e Mestrado em Educação da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs).
O Viva Feira acompanhou o evento e registrou em fotos alguns momentos para fixar mais esta iniciativa da Administração do MAC com o apoio da Fundação Egberto Costa e da Secretaria de Cultura da Prefeitura de Feira. Confiram as fotos no álbum postado a seguir: