A Câmara Municipal de Feira de Santana condecorou, na noite da quinta-feira (30), com a Comenda Áureo Filho, a professora e escritora Lélia Vitor Fernandes de Oliveira, atendendo ao decreto legislativo de nº 45/2014, de autoria do edil Welligton Andrade. A homenagem é concedida pelo Legislativo feirense a pessoas que se destacam por seus inestimáveis serviços prestados na área de Educação.
Após saudar os presentes, o vereador Welligton Andrade externou sua alegria e satisfação em poder estar homenageando Lélia Vitor e aproveitou o ensejo para destacar as virtudes da professora, lembrando cargos de importância na Educação do Município que foram desempenhados por essa profissional.
“Quero informar aos senhores que quando eu crescer, vou crescer educado igual à professora Lélia Vitor; quando amadurecer, quero chegar a este nível. Professora Lélia que encanta a todos! Olha que eu a conheci no exercício da função de secretária de Educação, do prefeito José Ronaldo, e ela sempre tratou a todos com muita finesse, difícil porque, às vezes, no exercício, no desenvolvimento das tarefas, as pessoas se exaltam, ficam nervosas, força das próprias dificuldades, mas a professora Lélia sempre desempenhou suas tarefas sem que fosse necessário ser deselegante com ninguém”, ressaltou.
Em seguida, a laureada fez um breve relato da sua trajetória na educação, tornando público seu sentimento de alegria e gratidão pela profissão que escolheu.
“Na minh a caminhada, como educadora, tenho a consciência do dever cumprido, porém o que mais me realizou foi a conquista de amigos, no convívio com os colegas e funcionários onde trabalhei. Tenho certeza que deixei o meu perfume e minha alegria de viver, como testemunho da minha satisfação em servir ao próximo”, disse Lélia Vitor.
Lisonjeada por receber a honraria, a professora ressaltou a importância de se cultivar as boas amizades. “Neste momento, quando recebo a Comenda Prof. Áureo de Oliveira Filho, indicada pelo amigo, admirador e meu biografado, vereador Welligton Andrade de Jesus, ao qual sou profundamente grata. Pois, a Bíblia registra um versículo no livro dos Provérbios que diz: ‘O homem que tem amigos pode congratular-se’. É justamente isto que estou vivendo agora, pois só os amigos podem nos enxergar com os olhos do coração”, destacou.
A solenidade foi marcada ainda pelo lançamento do livro “Inquilinos da Casa da Cidadania” – volume III, de autoria da professora Lélia Vitor Fernandes, que também é membro fundadora da Academia de Letras e Artes de Feira de Santana e já tem publicado dezenas de outros livros, inclusive biografias, verbetes e traduções.
O evento, conduzido pelo presidente da Câmara, Justiniano França, foi prestigiado pelos edis Gerusa Sampaio, Roque Pereira, Isaías de Diogo, Eli Ribeiro, José Carneiro, Reinaldo Miranda e Carlito do Peixe.
Contou com a presença também do deputado estadual José de Arimatéia, do secretário de Governo, Paulo Aquino (representando o prefeito José Ronaldo de Carvalho); do secretário de Meio Ambiente, Roberto Tourinho; do ex-prefeito José Raimundo de Azevedo (representando a Academia de Educação); do ex-vereador Frei Cal; João Martins de Freitas, presidente de honra do Rotary Club Feira-Leste; Eduardo ruschewsky, presidente da Academia Feirense de Letras; além de familiares e amigos da homenageada.
Confira o registro fotógrafico da cermônia de entrega da Comenda realizado pelo Viva Feira no álbum postado a seguir: