Nesta segunda, dia 20, homens e mulheres com os corpos cobertos de argila e vendas nos olhos, desfilaram pelas ruas do centro de Feira de Santana, despertando a curiosidade e do público de um modo geral e induzindo a buscarem leituras sobre o projeto. Alguns associaram a montagem com a política devido ao momento de eleição, outros com algum tipo de espetáculos teatrais ou congêneres. Mas a verdade é que nós nos cegamos para certas coisas no nosso cotidiano, nos calamos, permitimos deixar de viver e ver a verdade que no cerca todos os dias.
O movimento denuncia também a cegueira provocada pela internet, que tem a qualidade de facilitar nossos trabalhos, mas também, muitas vezes, prejudica a vida dos cidadãos, mudando a relação com o espaço e o tempo, fazendo com que deixemos de sentir e enxergar o que é belo e importante ao nosso redor.
A intervenção Urbana “Cegos”, é realizada pelo grupo “Desvio Coletivo”, como parte da programação do Projeto Palco Giratório, promovido pelo Sesc, Vejam quem eram os “cegos”, através do vídeo da Tv Olhos D`Água, que invadiram as ruas de Feira e fizeram abalar não só o trânsito, mas, principalmente, o cotidiano da cidade, e nossa própria consciência: