Um evento pensado em 2013 para festejar o aniversário da emancipação de Feira enquanto Município, naquele mesmo ano caiu no gosto da população. Cinco cantoras feirenses foram convidadas a participar do projeto que em sua estreia lotou o Teatro do centro de Cultura Amélio Amorim. Causou polêmica como já afirmamos anteriormente, em outra matéria, mas o projeto visava, além do festejo da emancipação, a divulgação, em forma de uma homenagem a artistas feirenses e/ou aqui radicadas. Em meio as conversas posteriores ao primeiro show, em 2013, afirmavam que a cada ano seriam convidadas cantoras diferentes e isso de fato aconteceu, naquele ano as homenageadas foram: Carol Pereyr, Thalita Costa, Camila Gonçalves, Josana Miranda e Verônica Dumar, que deram shows dignos dos apelidos que lhes foram atribuídas.
Este ano, cumprindo o planejamento do ano passado, foram escaladas cinco artistas feirense, tão dignas quanto as da primeira edição, e que por sua vez, também encantaram completamente o público que compareceu no Espaço Cultural Marcos Moraes para assisti-las.
Paula Sanfer, Cecília Castelli, Venus Carvalho, Sarah Reis e Paula Cavalcante, fazem parte desta safra de artistas feirenses que prezam a qualidade e o profissionalismo antes de tudo. Estão já a algum tempo no mercado musical com a dedicação que a arte lhes exige, e aperfeiçoando todos os dias suas qualidades através de trabalho e esforço pessoal. São todas profissionais muito requisitadas no mercado, em Feira, assim como, em várias outras cidades do interior da Bahia, e algumas com incursões em outros estados colhendo frutos do bom trabalho que desenvolvem na noite feirense.
As divas tiveram o cuidado de escolherem seus repertórios, de modo a ressaltarem suas qualidades como intérpretes, e demonstrando suas habilidades vocais, por isso mesmo, conseguiram impressionar e levantar o público presente, por várias vezes, como se costuma dizer em teatro, em cena aberta, tal a emoção no bom e elaborado show que apresentaram no dia 17 de setembro p.p.. Vale neste caso um elogio também ao Diretor artístico e musical do evento, Paulo Bindá.
Efetivamente está consolidado o projeto da atual gestão municipal, e que também merece louros por esta iniciativa, que valoriza profissionais que se dedicam a criação e manutenção da arte em nossa cidade, auxiliando na qualidade de vida do feirense. Devemos ressaltar ainda que, estes profissionais nem sempre trabalham nas condições adequadas e merecidas em face ao seus esforços. Sem dúvida participar de um produção com esta qualidade é um oásis para eles.
Não podemos deixar de mencionar a preocupação de parte da população com a continuidade das iniciativas no âmbito do município, pois a mudança de gestão, invariavelmente enterram trabalho que não deveria, prejudicando o desenvolvimento artístico e cultural da cidade, de modo que, tanto o "Concerto das Jovens Divas Feirenses", como "O Grande Encontro Feirense" devem ser transformados em lei e incluídos no calendário oficial de eventos comemorativos da cidade.
O Viva Feira acompanhou o evento na íntegra e registrou em fotos e vídeos que estão sendo postados após as edições de cada um deles. Já os três (3) álbuns fotográficos do show, com tudo que aconteceu no evento, e com assinatura de Beto Souza, podem ser conferidos nas postagens a seguir. Confiram as fotos: |