Desde a primeira gestão do atual Prefeito Zé Ronaldo foi instituído uma Comenda de Mérito por serviços prestados a comunidade feirense, para homenagear cidadãos, aqui nascidos, ou apenas radicados, que desenvolvem suas atividades em nossa cidade, proporcionando melhorias e desenvolvimento, contribuindo assim, com o crescimento e progresso de Feira.
A Câmara de Vereadores tem as suas comendas, destinadas as diversas atividades profissionais e culturais da cidade. Tem inclusive, o poder de assegurar o título de cidadão a pessoas não nascidas em Feira, aliás um título muitas vezes usados de maneira inadequada.
Ao Prefeito cabe apenas a ação homologatória, assim, José Ronaldo instituiu a Comenda de Mérito para homenagear aqueles que, na visão do chefe do poder executivo e sua equipe, contribuem com o progresso, o desenvolvimento, a qualidade de vida e todos os demais benefícios realizados para o bem estar dos feirenses. Para fazer a entrega das comendas em cerimônia festiva, foi escolhido a data de aniversário da emancipação da cidade, uma data que andou esquecida, por um bom tempo em nossa história, e que foi recuperada em outra gestão do atual prefeito.
Sem dúvida, uma forma de fixar uma data histórica é criar para sua comemoração, eventos que a identifiquem, um bom exemplo é o 7 de setembro, que tem as tradicionais Paradas em todas as grandes cidades brasileiras, ou seja, ninguém esquece ou perde o significado da data. O que vem sendo criado para festejar o aniversário de emancipação da cidade, está ganhando corpo e em muitos poucos tempo, todo feirense saberá o significado do 18 de setembro, em virtude de estar festejando a data com seus familiares, em eventos públicos e de boa qualidade.
Este ano além da Comenda do Mérito, e do show pirotécnico que aconteceu após a entrega das comendas, tivemos concomitantemente o excelente show de Carol Pereyr, e nas vésperas tivemos mais dois grandes e importantes eventos, que merecem fazer parte do calendário permanente de festejos da cidade: o show "Grande Encontro Feirense" com a participação de Beto Pitombo, Cescé Amorim, Timbaúba e Bruno Bezerra e o show "Jovens Divas Feirenses" com a participação de Paula Sanffer, Paula Cavalcante, Venus Carvalho, Sarah Reis e Cecília Castelli. Todos os shows aconteceram invariavelmente no Espaço Cultural Marcus Moraes.
Durante a entrega da Comenda, quando o prefeito homenageou quatro artistas da nossa música, Cescé, Timbaúba, Paulo Bindá e Dionorina, brincou perguntando se naquele momento saíria uma música(?), e afirmou que se houvesse a possibilidade permitiria a quebra do protocolo, para que a canja fosse apreciada, neste instante, do público saiu a sugestão anônima, "faz uma capela", Cescé repetiu "é uma capela", e logo em seguida os quatro excelentes artistas começaram a interpretar sem nenhum acompanhamento a canção "Cobra Coral", da lavra do também feirense Jorge de Angélica. Foi um momento absolutamente lúdico, de muito bom gosto e eivado de bom humor dentro de uma cerimônia formal, que deu um ar de descontração e integração ao evento.
O Viva Feira acompanhou na medida do possível os eventos festivos do aniversários de emancipação da cidade, e registrou em fotos e vídeos que estão sendo postados após as edições de cada um deles. Os álbuns dos shows que precederam o dia 18 foram publicados em matérias próprias, e os da entrega das comendas e do show pirotécnico, confiram as fotos nas postagens a seguir: |