O espetáculo A Cartomante, baseado no conto homônimo de Machado de Assis, é um marco do teatro no interior da Bahia. Desde a sua estreia, em 2011, já conta com 120 apresentações e uma estimativa de público de 30.000 pessoas em temporadas na cidade de origem, Feira de Santana, em Itaberaba, Nova Soure, Governador Mangabeira – no Festival de Teatro -, além de Irecê, dentro da programação do Festival da Caatinga. Também esteve em Salvador, em curta temporada no Projeto Verão Cênico, fazendo 4 apresentações.
No projeto Menu de Contos, patrocinado pelo Governo do Estado da Bahia através do Edital Territórios Culturais 2013, A Cartomante esteve em Santa Bárbara e Amélia Rodrigues. E recentemente, na programação da 1ª Mostra#Feiratemteatro, tendo como um dos organizadores o Grupo Conto em Cena e no Fenatifs – Festival Nacional de Teatro Infantil de Feira de Santana, participando da mostra jovens talentos. Foto do Facebook
O Grupo surgiu em 2009 e é formado, em sua maioria, por atores profissionais que dividem seu tempo como professores de Português, Literatura, História e Artes que viram a possiblidade de aliar as linguagens teatrais e literárias, fazendo deste, um encontro prazeroso que possibilite tanto ao público espontâneo quanto aos alunos do ensino médio ou graduandos de diversas áreas, apreciarem um conto – gênero narrativo, encenado como gênero dramático, sem perder suas principais características.
Além das temporadas e projetos supracitados, o Grupo participou de outros grandes eventos como o Reaberto do Teatro Amélio Amorim e Mês do Teatro e do Circo em Feira e Salvador, além do Aldeia Olhos d’água promovido pelo SESC- Bahia.
Em cinco anos de existência, o Grupo Conto em Cena mantem em seu repertório, além de Machado de Assis, os espetáculos Amor de Clarice Lispector e Noiva da morte e O Justo de Nelson Rodrigues, e está em processo com A hora e vez de Augusto Matraga de Guimarães Rosa.
SINOPSE DO ESPETÁCULO
A CARTOMANTE – Um triângulo amoroso se instala no conto de Machado de Assis, entre Rita, Camilo e Vilela. Rita procura uma cartomante a fim de saber como terminaria sua historia. Certa de que a cartomante lhe ajudara a acreditar nesse amor extraconjugal, tenta convencer o incrédulo Camilo (amante) de que o futuro do seu relacionamento não seria descoberto. Até que Camilo começa a receber cartas anônimas, que o faz desconfiar de que Vilela (marido) já saberia do seu caso. Temeroso, Camilo resolve consultar, também, a cartomante e este fato conduz o conto a um final surpreendente.
SERVIÇO:
Local: Teatro Módulo (Magalhães Neto – Pituba)
Dias: 16 e 30 de outubro, 06 e 13 de novembro (quintas-feiras)
Horário: Às 20h
Ingressos: R$ 30,00 (inteira) R$15,00 (meia)
Classificação: 12 anos