O aberto do CUCA é sem dúvida mais um dos eventos que merecem figurar no calendário cultural e permanente de Feira de Santana, pela possibilidade de reunir as mais diversas manifestações artísticas em um só dia. Desde o artesanato mais simples à música clássica desfilam no Aberto, onde todos tem um espaço, e uma oportunidade de se mostrarem ao público da cidade.
A Diretora do CUCA Celma Oliveira, este ano, apresentou a proposição de que o Aberto acontecesse junto com a Virada Cultural, mas pelo que pudemos constatar, e não vai aí nenhuma queixa dos operadores do Centro Universitário de Cultura, mas uma suposição de nossos observadores no evento, a Prefeitura, não compareceu na parceria do evento como deveria. Foi tímida, e ficou impossível que a Virada se concretizasse como o pretendido, de qualquer forma a manifestação só encerrou às 05h00 da manhã do dia seguinte com um show altamente energético de Maryzélia e "Os Coisinho". Aliás a tal "chave de ouro" que se costuma falar sempre, parece andar no bolso de nossa amiga Mary, pois a menina todo evento que encerra, é maravilhoso, e nos obriga a repetir a máxima.
A idéia que orienta as atividades do Aberto de proporcionar intervenções artísticas em diversos locais da cidade, é um verdadeiro "achado", pois populariza o evento, e serve também como estímulo para que pessoas que desconhecem o movimento cultural da cidade tenham possibilidade de aproximarem-se das atividades desenvolvidas, não penas pelo Cuca, mas também por outras instituições que produzem cultura em nosso Município.
Foram realizadas atividades na sede do próprio Cuca, no campus da Universidade Estadual de Feira de Santana - Uefs (Biblioteca Julieta Carteado), na Praça da Matriz, na Biblioteca Monteiro Lobato, no Museu "Casa do Sertão", no Centro de Cultura Amélio Amorim (CCAAm), no Museu de Arte Contemporânea (MAC) e no Sesc. A proposta, conforme declaração contida no release de divulgação do evento, "é de proporcionar espaços para pessoas que trabalham com artes e cultura nas mais diferentes linguagens, além de sinalizar para a comunidade que o Cuca/Uefs é totalmente aberto para todas as manifestações de cunho artístico e cultural".
O "Aberto do Cuca" com este dinamismo, e aproveitando a diversidade de linguagens e estilos, já vem sendo realizado desde 2007, e a cada ano o sucesso do evento salta aos olhos.
Sem dúvida, 2014 foi um ano especial para o evento que contou com a participação da maioria dos artistas de qualidade de Feira de Santana, apresentando seus trabalhos livremente durante praticamente 24 horas. O Cuca que é o órgão responsável pela execução da política cultural e artística da Uefs, cumpre seu papel de forma competente e dinâmica, sendo sem dúvida a motriz do movimento cultural feirense, promovendo e difundindo a arte e a cultura no município, gratuitamente, e contemplando as mais diversas linguagens artísticas.
O Viva Feira manteve um stand no Aberto, divulgando os vídeos das atividades do Cuca que fizemos cobertura com cunho informativo e, realizando o registro deste momento rico do movimento cultural feirense. Também registramos e estamos postando 11 álbuns com grande parte das atividades deste evento memorável. Vejam as fotos: |