Para quem gosta de samba baiano e brasileiro da melhor qualidade, uma boa pedida é o CD, “Subida da Gamboa”, do compositor e cantor Beto Pitombo. O novo disco traz entre outras composições o samba “Quina do Rodapé”, que ganhou o prêmio de melhor música com letra do XI Festival de Música da Rádio Educadora da Bahia, com participação especialíssima de Mateus Aleluia e de J Veloso na composição “Saudade.”
Nesse trabalho, que será lançado dia 19 de setembro, no Centro Universitário de Cultura e Arte (Cuca), o compositor feirense mergulha na essência do samba desde suas origens nos canaviais da Bahia, e, em forma de homenagem, pede passagem a dois dos mais geniais criadores do gênero: o baiano Caymmi e o carioca Cartola.
O CD foi preparado nos últimos três anos, com recursos próprios para a gravação. A finalização (vocal, voz definitiva, edição, mixagem, capa e prensagem) contou com o apoio do Fundo de Cultura do Estado da Bahia. Das 12 faixas que compõem o disco, apenas uma é instrumental, “Caldeirão sem Tampa”, uma parceria com Kito Matos ao violão.
A ficha técnica reúne Silvana Kobe - Produção Executiva; Ricardo Markis - Produção Musical; Bráulio Barral - Direção Musical; Alê Siqueira e Sebá Notini – Edição; Flávio Souza - Mixagem; e Carlos Freitas (Classic Master) – Masterização. O material gráfico é da OK Propaganda e a gravação do Estúdio Som das Águas.
A banda que acompanha Beto Pitombo é formada por André Luba - baixo; Ricardo Markis - bandolim; Kito Matos - violão; Mizael - bateria; Ênio - percussão e Ivan Sacerdote - clarinete.
Trajetória
Beto Pitombo iniciou a carreia musical nos anos 60 formando, ao lado de Pepeu Gomes e Jorginho Gomes, o conjunto musical “Os Laifs”. Mais tarde, atuou na banda “Os Trogloditas”, de Feira de Santana.A partir dos anos 70 iniciou carreira solo compondo, participando de festivais, tocando em shows por todo o Estado da Bahia e gravando discos independentes.
Dentre os seus trabalhos editados estão “Prata da Casa”, LP, 1983, participação especial de Sivuca; “Beco do Mocó”, LP, 1986, participação especial de Sivuca e Carlinhos Brown; “Pra Ver clarear”, LP, 1990;“Estrada Velha”, CD, 2004 e “Subida da Gamboa”, CD, 2014.
Festivais
Noite do Samba – 1973 - 5º lugar com o samba “Não me queira mal”, cujovencedor foi Ederaldo Gentil com “O ouro e a madeira”.
Festival Universitário da Bahia - 1975 - 1º lugar com a música “Pau de Cerca”.
6º Festival da Rádio Educadora da Bahia (2008)- a música “Eu sou baiano” ficou entre as 50 classificadas.
8º Festival da Rádio Educadora da Bahia (2010)- a música “Couro de Cobra” fica entre as 14 finalistas e integra o CD do festival.
9º Festival da Rádio Educadora da Bahia (2011)- a música “Subida da Gamboa” fica entre as 14 finalistas e integra o CD do festival na interpretação de Marilda Santana.
10º Festival da Rádio Educadora da Bahia (2012)- a música “Saveiro” ficou entre as 50 classificadas.
11º Festival da Rádio Educadora da Bahia (2013)- a música “Quina do Rodapé”
ganha o prêmio de melhor música com letra.