Aconteceu no dia 23 de agosto, a quarta edição do Encontro dos Santanopolitanos, ex- alunos, funcionários e professores do antigo Colégio Santanópolis, fundado em 1933, uma referência no ensino em Feira de Santana. Com o curso de Ginásio completo (na época uma espécie de 2ª fase do primeiro grau), e os cursos de segundo grau, que ganharam atualmente o nome de cursos técnicos, era uma referência em qualidade de ensino. O diploma de contabilista, do Santanópolis era uma garantia de qualidade. Havia um espírito desbravador na administração do Colégio, que inovava e oferecia a seus alunos um conhecimento além do currículo obrigatório determinado pelo MEC.
Por razões que, hoje, não tem a menor importância (tratava-se de instituição particular de modo que as razões cabem apenas aos seus proprietários), o Colégio Santanópolis, em 1984, encerrou suas atividades educacionais e acadêmicas, e Feira perdeu um dos mais importantes de seus espaços de preparação e educação para seus jovens.
De 2008 até o último dia 23 de agosto, alguns dos ex-professores, funcionários e também alunos, liderados por Evando e Baby Oliveira, passaram a organizar um encontro bianual dos Santanopolitanos, 2008, 2010, 2012 e 2014. O Viva Feira que é editado por um Santanopolitano, acompanhou os três últimos eventos e realizou um registro fotográfico, que nos reporta a um tempo que deixa saudade e orgulho de podermos usar a qualidade de Santanopolitanos.
É uma grande festa esse encontro bianual. Uma grande confraternização. Um mergulho na memória de uma cidade que tinha identidade, e um população que a amava de verdade. Choros, risos e muita alegria regam esse momento, que representa o resgate de tempos tão bem vividos, quando Feira de Santana tinha uma vida social, que unia os feirenses em torno de sonhos, que foram perdidos por um crescimento desordenado, e que se não fosse por momentos como esses, cairiam no esquecimento definitivo.
Este quarto encontro ficou ainda mais enriquecedor, com a presença de um grupo musical, que tem suas raizes lá nos tempos em que a Banda Marcial do Colégio Santanópolis provocava a vinda de observadores de outras plagas, para conhecer e aprender com as evoluções daqueles Santanopolitanos que realizavam o desafio de inventar, de inovar. Assim, ao som da Banda "Caras & Coroas", os Santanopolitanos esbaldaram-se com a música dos anos 60 e 70, em uma perfeita viagem no tempo, com um bocadinho de rugas e neve nos cabelos, mas isto não tem a menor importância. Com certeza, muitos que naquela época, nem sequer dançavam, agora sem a timidez da juventude, caíram no desfrute do ye, ye, ye e outros ritmos da época. Fica provado que ser Santanopolitano é mais que ser ex-aluno, funcionário ou professor do antigo Colégio Santanópolis, é um estado de espírito. É ser feirense de coração.
O encontro dos Santanopolitanos tem um grave defeito, não podemos citar nomes, uma vez que todos os presentes são tão importantes, que ao citar uns faríamos injustiça a outros, por isso mesmo, confiram tudo que aconteceu e todos que estavam presentes, através das 431 fotos que fizemos para registrar o IV ENCONTRO DOS SANTANOPOLITANOS, nos três álbuns postados a seguir:
Vejam também o vídeo do parabéns, caso o link abaixo não funcione clique aqui.