O 40º Festival de Violeiros do Nordeste foi realizado no último sábado (16), no auditório do Centro Universitário de Cultura e Arte (Cuca). A iniciativa é da Associação dos Violeiros e Trovadores da Bahia, com o apoio do Governo Municipal e do violeiro José Ramos (o Caboclinho) que é organizador do festival.
O festival contou com a participação de competidores de seis estados: Bahia, Pernambuco, Paraíba, Sergipe, Alagoas e Rio Grande do Norte.
Para abrilhantar o festival, a dupla de violeiros Bule-Bule e João Ramos abriram a noite do festival. Em seguida as apresentações das duplas: João Bezerra e Paraíba da Viola, Galego da Viola e Davi Ferreira, Antônio Maracujá e Detinho, Vem-Vem do Nordeste e Gilberto Alves, Moacir Laurentino e Sebastião da Silva.
As duplas improvisaram (o "repente"), com versos de geralmente seis a dez linhas sobre os mais variados temas, ao som de uma música extremamente simples tocada em violões ou violas .
Moacir Laurentino e Sebastião, do Rio Grande do Norte, são os vencedores do 40º Festival de Violeiros do Nordeste, a dupla Galego da Viola e Davi Ferreira ficou em segundo lugar. Vem-Vem do Nordeste e Gilberto Alves em terceiro; enquanto os violeiros Maracujá e Naldinho com o quarto lugar; e a dupla Paraíba da Viola e João Bezerra com a quinta colocação.
|