Na última quinta (17) foi o dia dos alunos da Escola Municipal Ana Maria Alves dos Santos receber o festival “Samba de Roda, Samba de Todos”, promovido pelo Governo Municipal, através da Secretaria de Cultura e a Fundação Municipal Egberto Costa.
Conferencista: Francisca Marques (professora da UFRB) e a mediadora foi Maria Fugência (professora e pesquisadora da cultura popular), foi apresentado o vídeo “Samba de roda é cidadania e educação”. O vídeo falava da proclamação do samba de roda do recôncavo como obra-prima do patrimônio oral e imaterial da humanidade desencadeou um processo inédito de mobilização e organização dos sambadores e sambadeiras da Bahia, que resultou na criação da associação representativa da categoria. Desde 2012, a associação está implantando uma rede de casas do samba nos municípios do recôncavo, portal do sertão e região metropolitana de Salvador que funciona como centros de referência do samba de roda e espaço de formação e fortalecimento dos grupos de samba local e da região.
Após o vídeo fez-se a roda de samba e os presentes não resistiram à tentação e mostraram que também são bons de molejo na cintura. Crianças, jovens e pessoas na terceira idade entraram no mesmo ritmo do gingado.
O evento, trás o resgate da cultura regional, também difundi o talento de artistas anônimos que ajudam a manter viva uma tradição passada de pais para filhos que incorpora valores conta a história de um povo, suas origens, tradições e amores de uma forma bem peculiar.
As músicas encantam até mesmo quem nunca participou de um samba de roda. Por vocação, as pessoas que caem no samba logo pegam o ritmo da dança e mostram todo o molejo com o gingado de quem dança na ponta dos pés e se anima com muito remelexo e a batida ritmada das palmas das mãos.
O Viva Feira esteve presente, veja as fotos: