Um show musical, idealizado e apresentado por Paulinho Boca de Cantor, mostrando a origem, a mistura de raças, o pioneirismo da Bahia na música popular brasileira, os primeiros artistas baianos a conquistar o Brasil, os momentos e movimentos marcantes. Toda a trajetória da nossa produção musical, apresentada através de uma seleção de canções de sucesso, que contam a história da nossa música e nos faz entender a nossa própria história.
Batuques, lundus, chulas, a origem do samba, os primeiros bambas baianos que fizeram sucesso no rádio, as belezas da Bahia na voz de Dorival Caymmi, a bossa nova de João Gilberto, a internacionalização da nossa música, o samba da Bahia de batatinha, Riachão e outros bambas, o tropicalismo, o pós tropicalismo, o trio elétrico, o rock baiano, o samba de roda (patrimônio da humanidade), o forró baiano, o axé music, os ritmos e a cultura dos blocos afros, os fenômenos de popularidade – o pagode, o arrocha, os movimentos que não param de surgir nos guetos, na periferia, e alcançam a mídia em todo país.
Esse show é resultado de pesquisas e de um olhar do artista sobre nossa musicalidade e as canções apresentadas correspondem ao período de 1902, (a primeira música brasileira, baiana, gravada no Brasil, pela Casa Edson do Rio de Janeiro – o lundu isto é bom de xisto Bahia) até os dias atuais, do trio elétrico, dos blocos afros e dos fenômenos de popularidade que surgem a todo instante no cenário musical baiano.
Um show para baianos entenderem a sua musicalidade, para que novos talentos se reconheçam e se apropriem da baianidade expressa na nossa música popular, preservando assim a nossa identidade cultural. E para que os turistas que nos visitam, interessados em conhecer nossas manifestações culturais, tenham uma ideia mais ampla da música produzida na Bahia e apreciem a sua rica diversidade.
Histórias dentro da história. Peculiaridades de autores e intérpretes famosos, figuras originais, a poesia apurada, o humor e a irreverência que sempre permearam a nossa música. A originalidade, o pioneirismo, a inventividade e a criatividade que fizeram a música e o músico baiano, admirados em todo mundo.
Salve a Bahia e salve seus artistas, músicos, compositores, cantores e cantoras, que ajudaram nossa terra a ganhar o título de “terra da felicidade” e criaram essa trilha sonora maravilhosa. Para a vida do nosso povo.
Ficha técnica:
Idealização, apresentação e direção geral:
Paulinho Boca de Cantor
Direção musical :
Carlinhos marques e Paulinho Boca de Cantor
Músicos:
Paulinho Boca de Cantor – voz
Carlinhos Marques – violão e voz
Ayrton Zetermann – baixo
Kakau Araújo– guitarra
Robinson Cunha – bateria
George Santos– percussão
José Raimundo Rios -teclados e efeitos especiais
Direção de produção:
Sole Produções
Assistente de produção e figurinos:
Virgínia Amaral