Na manhã desse domingo (13), aconteceu o desfile do bando anunciador, resgate cultural que voltou a fazer parte do calendário de eventos da cidade desde 2007 espalhando irreverência e criatividade pelas ruas de Feira de Santana, extinto por determinação de alguns segmentos do poder público e da Igreja em 1987, as manifestações populares em louvor a Senhora Santana voltaram a fazer parte do calendário de eventos do município, com a participação de moradores de diversos bairros de Feira de Santana e de comunidades de outras cidades. A concentração aconteceu em frente ao CUCA, onde grupos menores de diversos bairros se reuniram e formaram a multidão para começar o desfile pelas ruas da cidade.
O desfile começou as 7 h, tendo o cortejo seguido pela Rua Conselheiro Franco, Igreja dos Remédios, Beco do França, Av Sr. dos Passos, Praça da Bandeira, Marechal Deodoro, Beco do Mocó, com chegada de volta a Conselheiro Franco e Praça da Matriz em frente à igreja, ficando reunido com muitos samba e premanses as mais variadas até quase às 13h00 em frente ao CUCA. A rainha e as princesas foram à frente animando o bando junto coma as rainhas dos anos anteriores, que formaram uma espécie de comissão de frente do desfile. Se por um lado aumenta a cada ano a participação, também aumenta a aquantidade de feirenses que comparecem apenas para observar o desfile. Foram mais de 10 mil pessoas pelas ruas. Cada um com seu bando e suas bandas que tocavam as mais variadas marchinhas, e os que acompanhavam dançaram e brincaram pelas ruas, em frente à Igreja dos Remédios outros grupos se juntaram ao bando, e foi com muita animação que seguiram juntos entrando no Beco do França para se dirigirem à Av. Senhor dos Passos.
Na avenida Senhor dos Passos era possível ter uma visão maior da dimensão do tamanho e da beleza dessa festividade. Caminhões e charretes com alegorias e enfeites desfilavam ao lado dos festivos anunciadores. As pessoas em grande parte fantasiadas ou com camisas personalizadas de blocos, representando seus bairos e instituições, algumas com frases divertidas e ainda com os tradicionais protestos, políticos e sociais, muito comuns nestas manifestações, mostravam nesta variedade de atitudes uma verdadeiro esbanjamento de alegria e simpatia. É visível a aplicação dos participantes na representação de seus bairros ou povoados e o fizeram com muita alegria e irreverência. Alguns grupos usarem o evento para protestar por direitos iguais e por melhorias na cidade e na propria sociedade sempre foi comum ao Bando e também esta atirude foi retomada com muito bom humor como sempre aconteceu. Este ano, levaram um caixão para enterar alguns políticos locais e nacionais, assim como a seleção brasileira que também, em face do último vexame nas semifinais da copa, entreo no samba.
O final do desfile deu a volta dentro da praça da matriz, onde os grupos se dispersaram, ocupando toda área entre o coreto até a frente do CUCA, tendo as pequenas fanfarras, bandas e grupos de tambores e até um grupo de capoeiristas reslizando suas perfornances enquanto as pessoas iam de grupo em grupo participando, observando, dançando, pousando para as fotos, reencontrando velhos amigos e o principal passando uma maravilhosa manhã de domingo com muita alegria perto de pessoas queridas.
A festa em louvor a Senhora Santana, padroeira da cidade cresce a cada ano, e existe por parte dos organizadores um cuidado especial para manter a tradição. A festa é planejada para que a família feirense possa curtir o domingo em paz e harmonia. Sempre homenageando a padroeira da cidade. O charme do desfile com certeza é sua semelhança com os carnavais de rua de cidades como Rio de janeiro, Recife e Olinda, com marchinhas e pequenas fanfarras divertidíssimas em um evento cultural e sem violência. É uma linda maneira de se passar a manhã de domingo com a família e amigos, o BANDO ANUNCIADOR com pessoas nas ruas, sem violência, sem cordas, com muitas fantasias, marchinhas e uma tremanda demonstração de amor a Feira de Santana.
Não existe registro desde o retorno do Bando Anunciador, em 2007, de nenhuma ocorrência policial, sequer. E nunca houve mesmo sem registro, qualquer briga ou desentedimento durante o evento. É uma demonstração de amor por nossa cidade, e uma homenagem a sua padroeira, por um povo ordeiro e civilizado.
O Viva Feira esteve presente desde o primeiro momento até o encerramento para registrar esse maravilhoso evento evento da sociedade feirense. Confira as mais de 1.500 fotos que o Viva e seus fieis colaboradores preparam para demonstrarem o amor a Feira: |