menu
-Agenda Cultural
-Restaurantes
-Teatros
-Museus
-Comentários
-Fale conosco
-Política de Privacidade
-Utilidade Pública
-Links Feirense
-Artes Cênicas
-Artes Visuais
-Artesanato
-Bandas
-Literatura
-Músicos
ENTRETENIMENTO
-Cinema
-Arquivo de Eventos
-Festival Vozes da Terra
-Festival Gospel 2010
-Natal na Praça 2010
-Micareta 2011
-Últimos Eventos
-Radio Viva Feira
-TV Viva Feira
-Videos Viva Feira
COLUNISTAS
-Alberto Peixoto
-Emanoel Freitas
-Luís Pimentel
-Raymundo Luiz Lopes
-Sandro Penelú
 
 
 
SÃO JOÃO NO ARAIÁ DE FEIRA DE SANTANA

Com chuva intensa ou com garoa o público não se intimidou e fez da festa de São José (Maria Quitéria) um sucesso.
Publicado em: 25/06/2014 - 00:06:28
Fonte: Viva Feira / Secom


    Feira de Santana desde a decretação da falência das festas juninas tradicionais, que deram lugar aos atuais espetáculos em praça pública com atrações milionárias, que quase em regra em nada combinam com o São João, tem procurado realizar um evento que destaca, durante os festejos, cinco (5) Distritos de fundamental importância para composição de nosso Município, ou seja, Maria Quitéria (São José das Itapororocas) e Tiquaruçu (São Vicente) que festejam o São João e Humildes, Jaíba e Bonfim que festejam o São Pedro. Os eventos realizados nestes Distritos ano-a-ano procuram prestigiar a prata da casa, sem deixar de trazer uma ou outra atração de repercussão nacional na grande mídia, para criar um atrativo maior para o grande público, atitude polêmica e discutível, mas é o que tem ocorrido invariavelmente.
    Este ano que
iniciou o período junino, como bem afirma a matéria da lavra de Madalena de Jesus, "em clima de Copa do Mundo e homenageando o artista feirense Juracy Dórea," o Arraiá oficial de Feira foi aberto no dia 21, as 20h, pelo prefeito José Ronaldo de Carvalho, em São José, distrito de Maria Quitéria, tendo no primeiro dia, a preferência pelas pratas da casa, Artistas locais e brilhantes, que já fazem sucesso em toda a região, como Nenem do Acordeon e Luciana Alves  que esquentaram o noite fria e chuvosa do sábado pré-junino com muitos e bons forrós. Participaram também deste primeiro dia, as bandas Kadeira Virada e Caracú com Ovo, que também animaram a noite, e levaram o público a cantar e dançar, mesmo com toda chuva que desabou sobre a cidade.
    Elogiável também é a atitude da Secretaria Municipal de Esporte Cultura e Lazer em prestigiar os grupos  mantenedores de quadrilhas na região, que além de anima
rem as festas asseguram a continuidade das tradições de quadrilhas juninas. Este ano foram programadas para os Distritos de São José e Humildes, em um total 12 quadrilhas, seis em cada distrito (duas por noite).
    Matérias publicadas pela Secom, de origem da Secretaria de Cultura dão notícia que  "coloridas e tradicionais, as quadrilhas juninas, com padre, noivos e tudo que tem
direito, garantiram não apenas a animação e alegria, mas a continuidade de uma das mais ricas manifestações regionais", o que o Viva Feira concorda em genêro número e grau. No espaço cultural que foi instalado ao lado da Igreja de São José das Itapororocas, se apresentam trios de sanfoneiros e grupos regionais, como os quixabeiras. No domingo, quem mostrou o seu rico acervo cultural foi a Quixabeira da Lagoa da Camisa, com um samba de roda prá lá de dançante. Na noite de domingo aconteceram cinco apresentações: Renovação do Girassol, Forró da Alegria, Forró da Juventude, Arrasta-pé e Arraiá da Juventude. A festa que começou no sábado, com duas  apresentações de quadrilhas teve na segunda-feira, os grupos Corro Corro e Oxente Gente.
     Vilma Soares, presidente da Associação das Quadrilhas Juninas de Feira de Santana, reconhecendo a importância dos espaço cultural declarou em entrevista a profissionais da Secretaria de Cultura que: “Este é um dos traços culturais mais importantes dos festejos juninos”.
    No domingo as atrações musicais que cantaram e encantaram o público, ainda debaixo de um forte aguaceiro, foram: Marcia Porto que teve como convidado o reggaemen Gilsam, os Grupos: Calango Tião e Forró dos Plays, e a noite encerrou com apresentação do Banda "Mastruz Com Leite", totalment
e renovada, mas desfilando os sucessos consagrados por anos pelo grupo, e só pararam o show às 05h30m  da manhã da segunda-feira.
    A véspera do São João, o dia 23, a segunda-feira, após a apresentação das quadrilhas e quixabeiras, o show da noite foi aberto pelo grande e dinâmico forrozeiro J. Sobrinho já consagrado na região e fiel seguidor do grande Luiz Gonzaga, em seguida apresentou-se a cantora e compositora Gabriela Moraes com seu arrochanejo, e a
inda presenteou o público com o talento de sua convidada especial Carla Janaina. Zezé di Camargo e Luciano como grande atração da noite, que naturalmente levou um grande número de fãs da dupla para o dia de encerramento dos festejos, afinal teria que ser, no entender dos promotores, com chaves de ouro o São João do Arraiá de Feira de Santana, causou muita emoção aos presentes. Após a apresentação da dupla sertaneja, a banda "Doce Desejo" se encarregou de encerrar a noite festiva, botando o público para dançar muito forró, e aguardar ansioso pela chegada da festa de São Pedro, que está programada para iniciar no próximo dia 27-06.
     O Viva Feira manteve representantes acompanhando todo evento durante todos os dias de festa, e elaborou quatro álbuns registrando além dos artistas, a presença do público, neste evento que mexe com a alma do povo nordestino. Confiram as fotos:


Arraiá da Feira - Sábado - Álbum 1
Arraiá da Feira - Sábado - Álbum 2
Arraiá da Feira - Domingo
Arraiá da Feira - Segunda-feira

Apoio Cultural:



Viva Feira
© 2024 - Todos os direitos reservados - www.vivafeira.com.br