O movimento autoral tem crescido em Feira de Santana de forma robusta, e naturalmente esse fenômeno se deve a iniciativa corajosa de alguns artistas feirenses, que tiveram coragem de dar a "cara a tapa", e independente dos resultados propuseram show autorais com os mais diversos formatos. No ano passado e anterior, tivemos em Feira o "Encontro de Compositores" que reuniu um grande número de compositores feirenses e alguns convidados de fora; tivemos o "Quinta Autoral Caiubi" que também mostrou pujança e possibilitou a vários compositores, da cidade e aqui radicados, mostrarem seus trabalhos, e dentre outros trabalhos que aconteceram em Feira, os que resultaram fortes e que mostram vontade de permanecer nesta luta, em busca do espaço que o compositor feirense merece ocupar são os "Noites Autorais" e o projeto "Meus Convidados", ambos iniciados por Leno Peixoto e alguns amigos como Dan Oliveira, Marcelo Rocha e outros abnegados, que prosseguem na luta em busca do espaço desejado.
No último domingo, dia primeiro (1º) de junho, Leno Peixoto e mais dez amigos reuniram-se no Teatro do Centro de Cultura Amélio Amorim para festejarem os três anos de existência do Projeto "Noites Autorais", em um espetáculo da maior qualidade, onde se apresentaram além do próprio Leno Peixoto, Guymeo Jumonji, Marcel Torres, Rogério Ferrer, Gilmar Araújo, Juliana Oliveira, Dayane Sampaio, Dan Silveira, Belle Quintas, Stephen Ulrick, Cauã Torres e ainda contou com o apoio e suporte na área técnica de Marcelo Torres e outros parceiros, guerreiros da mesma luta pelo espaço dos novos compositores.
Assistindo um espetáculo com a proposta de apresentação de músicas autorais é possível constatar a crueldade da grande mídia com o processo criativo de qualidade, omitindo todo este acervo artístico em benefício daquilo que julgam ser o gosto da maioria da população. Certamente fazem falta os diversos festivais de canções e a proposição de outros espaço de calouros que possibilitam levar ao público o que se faz de melhor na música brasileira, para que a produção de qualidade não termine enchendo as gavetas e venham a cair no esquecimento, sem nem ao menos ter sido, sequer, dado a oportunidade de serem mostradas.
Quiçá a internete possa suprir a deficiência intencional da grande mídia e possibilite que muitas obras possam chegar ao grande público, que não tem culpa objetiva da manipulação que lhe imposta por interesses puramente econômicos.
O Viva Feira acompanhou o evento e além de um álbum com o registro das apresentações dos artistas, também realizou algumas filmagens que serão postadas na página do Viva Feira no Youtube e divulgadas aqui na nossa página. Enquanto preparamos os vídeos confiram o registro fotográfico no álbum disponibilizado a seguir:
|