menu
-Agenda Cultural
-Restaurantes
-Teatros
-Museus
-Comentários
-Fale conosco
-Política de Privacidade
-Utilidade Pública
-Links Feirense
-Artes Cênicas
-Artes Visuais
-Artesanato
-Bandas
-Literatura
-Músicos
ENTRETENIMENTO
-Cinema
-Arquivo de Eventos
-Festival Vozes da Terra
-Festival Gospel 2010
-Natal na Praça 2010
-Micareta 2011
-Últimos Eventos
-Radio Viva Feira
-TV Viva Feira
-Videos Viva Feira
COLUNISTAS
-Alberto Peixoto
-Emanoel Freitas
-Luís Pimentel
-Raymundo Luiz Lopes
-Sandro Penelú
 
 
 
“O Imaginário de Juraci Dórea no Sertão: Veredas” teve lançamento em Feira de Santana

Um filme documentário que mostra nosso sertão através do imaginário
Publicado em: 22/04/2014 - 16:04:41
Fonte: Viva Feira


        O sertão nunca foi tão bem visto tão bem lembrado, nem tão bem detalhado.
Mas ele, Juraci Dórea, através de sua coragem e determinação, adentrou o sertão, com seu matulão, e foi descortinando os caminhos com suas icônicas esculturas de madeiras vestidas de couro, com uma linguagem contemporânea, desconhecida até então. Por onde passava, era festa, e foi semeando por cada lugarzinho que passava a arte que criava. Com isso, deu-se início sua exposição de esculturas e painéis executados em materiais comuns à realidade sertaneja o denominado “Projeto terra”, com o qual levou o sertão baiano a ser conhecido além das fronteiras.
O projeto de filme/documentário surgiu em busca de contar essa estória, que antes foi narrada através de esculturas executadas há 30 anos por Juraci Dórea, ele que também embarcou nesse projeto, além de personagem, agiu o tempo todo como cúmplice dessa realização.  Eles visitaram o sertão, em busca de informações e vestígios das esculturas expostas ao tempo, algumas já mortas, revisitaram os caminhos percorridos pelo artista recuperando o que fosse possível e colocando obras novas nesse trajeto feito por eles entre Feira de Santana, Monte Santo, Canudos e Raso da Catarina. Foram colhidos depoimentos de pessoas e personagens de cada local, promovendo assim o conhecimento da arte. 
Foi com esse clima sertanejo, que na terça-feira (15), foi lançado aqui em Feira de Santana, mais precisamente no Centro de Cultura Amélio Amorim, o filme de Tuna espinheira “O imaginário de Juraci Dórea no Sertão – Veredas”. Uma quantidade significativa de pessoas compareceu ao local para prestigiar esse projeto, um público seleto, que não poderiam deixar de conferir esse minucioso trabalho. Uma forma tão carinhosa e detalhista de retratar o nosso sertão. 
O documentário de 52 “sertanejos” minutos foi filmado principalmente em Feira de Santana, com tomadas no Campo do Gado e no campus da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), onde foram plantadas esculturas do "Projeto Terra" do artista plástico feirense. O filme foi aprovado pelo FSA/BRDE - Prodavi, foi rodado em Digital HD pela produtora Larty Mark. A produção executiva é de Wiltonauar Moura e deverá também ser exibido pela TVE Bahia. Tem apoio do governo Cidade Trabalho, através da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer e Secretaria de Trabalho, Turismo e Desenvolvimento Econômico. Além do principal personagem, a produção de Tuna Espinheira conta com outros dois nomes feirenses na ficha técnica: Dimas Oliveira e Selma Soares.
“Tuna espinheira trouxe do sertão da Bahia uma joia rara: O imaginário de Juraci Dórea, Parabéns mestre!” 
O Viva feira marcou presença no lançamento do filme e com lentes bem focadas trouxe registros dessa noite satisfatória, clique abaixo e confira:  
 


O imaginário de Juraci Dórea no Sertão-Veredas

Apoio Cultural:



Viva Feira
© 2024 - Todos os direitos reservados - www.vivafeira.com.br