menu
-Agenda Cultural
-Restaurantes
-Teatros
-Museus
-Comentários
-Fale conosco
-Política de Privacidade
-Utilidade Pública
-Links Feirense
-Artes Cênicas
-Artes Visuais
-Artesanato
-Bandas
-Literatura
-Músicos
ENTRETENIMENTO
-Cinema
-Arquivo de Eventos
-Festival Vozes da Terra
-Festival Gospel 2010
-Natal na Praça 2010
-Micareta 2011
-Últimos Eventos
-Radio Viva Feira
-TV Viva Feira
-Videos Viva Feira
COLUNISTAS
-Alberto Peixoto
-Emanoel Freitas
-Luís Pimentel
-Raymundo Luiz Lopes
-Sandro Penelú
 
 
 
“CASAS DO SERTÃO” MOSTRA A VIDA EM MORRINHOS

Uma exposição que traz a beleza do distrito de Morrinhos através de intervenções artísticas.
Publicado em: 15/04/2014 - 15:04:26
Fonte: Viva Feira


       Maristela Ribeiro, artista visual feirense, levou à cidade de Morrinhos, zona rural de Feira de Santana, conscientização e inclusão social através da arte, com um minucioso trabalho de intervenções artísticas e pesquisas, ela criou o projeto “casas do sertão” que trouxe para exposição no Museu de artes Contemporânea – MAC na noite da última quinta-feira (10).
A exposição reúne fotografias de diversas casas do distrito de Morrinhos, casas de taipa, chão batido, com reboco à vista. Rústicas. Enfim, uma diversidade que fez daquele lugar, o foco da artista visual. 
Maristela relata que a ideia desse projeto surgiu em 2007, durante sua residência artística no instituto Sacatar, onde desenvolveu um projeto chamado “Territórios invisíveis” cujo tema abordava a “invisibilidade social”. Depois de entrevistas intrigantes, para formação do projeto, ela teve como objetivo de estudo o tema da moradia. Ela conta que o local escolheu devido a sua necessidade de quietude em meio às pessoas simples, longe dos ruídos urbanos. Morrinhos foi escolhido sem muita explicação, foi na primeira vez que visitou o distrito que decidiu que faria o trabalho ali. Ela conta também que durante seu trabalho, fotografou tanto as fachadas das casas quanto as paisagens. Nas intervenções ela faz um deslocamento dos ambientes. “É para passar a ilusão, por algum tempo, que essas casas desaparecem do cenário”.
A abertura da exposição, contou com a presença de alguns moradores de Morrinhos, pessoas com as quais ela adquiriu confiança ao longo dos quase doze meses de convivência. A artista também propõe mostrar as dificuldades sociais enfrentadas pelos moradores de Morrinhos. Para ela, a modernidade trouxe conforto para quem vive na “cidade grande” em função da tecnologia, o que não é desfrutada pela comunidade rural.
Para quem não compareceu ao evento de abertura da exposição, ainda há tempo, o projeto continua em cartaz até o dia 10 de maio, de segunda à sexta-feira, das 08h às 17h. A entrada é franca.
O Viva feira pôde prestigiar esse evento tão rico em beleza e cultura, abaixo segue o álbum de fotos, vejam e sintam-se convidados à prestigiar esse belíssimo trabalho. 
 


Exposição "Casas do Sertão"

Apoio Cultural:



Viva Feira
© 2024 - Todos os direitos reservados - www.vivafeira.com.br