Mais uma prova de que o público feirense tem sede de cultura: A Galeria de Arte Carlo Barbosa ficou lotada de apreciadores das artes plásticas durante a “Exposição Coletiva 30x30 - Pequenos Formatos”, na noite de quinta-feira (20).
A mostra, que foi sucesso de público no Pelourinho, reúne 30 artistas visuais, 15 de Salvador e 15 de Feira de Santana. São nomes de várias gerações, com trajetórias e estilos diferentes, alguns já consolidados e outros novos talentos. Esta versatilidade é característica da arte contemporânea, com suas múltiplas formas de expressão e diferentes técnicas, mas com uma visualidade harmônica. São trabalhos das mais diversas linguagens, como desenhos, fotos e pinturas.
Os artistas feirenses são: Ade Ribeiro, Antonio Brasileiro, Gabriel Ferreira, Gemicrê, George Lima, J. Sobrinho, Jorge Galeano, José Arcanjo, Luiz Gomes, Maristela Ribeiro, Nailson Chaves, Nanja, Rosalice Azevedo, Silvio Portugal e Wania Garcia. Os soteropolitanos, por sua vez, são: Adenor Gondim, André Luiz, Andrea May, Arthur Scovino, Aruane Garzedin, Beth Sousa, Elisa Galeffi, Gabriel Guerra, Guache Marques, José Araripe Jr., Justino Marinho, Lígia Aguiar, Rebeca Matta, Sara Victoria e Silvério Guedes.
Com curadoria de Justino Marinho, Lígia Aguiar, Selma Oliveira e Cristiano Cardoso, a mostra abre a programação cultural de 2014 do Centro Universitário de Cultura e Arte (Cuca), onde se localiza a Galeria.
O vernissage foi animado pela MPB de qualidade do novo Grupo Trinado, formado por Fillipe Azevedo (flauta e sax), Sérgio Magno (guitarra e violão) e Victor Freitas (percussão).
Além disso, o artista Arthur Scovino realizou a performance “Um Minuto Apenas”, na qual, ao som de um samba-canção da década de 50, ele filosofa: “quanto pesa a nossa dor na balança da Justiça? Quantas penas serão necessárias para cobrir o preconceito e a intolerância?”.
O evento marcou a volta da professora de história da arte e museóloga Selma Soares à direção do Cuca.
Com entrada franca, “30x30” permanece aberta à visitação na Galeria Carlo Barbosa até o dia 20 de abril, de segunda à sexta, das 8h às 12h e das 14h às 18h.