O Centro Universitário de Cultura e Arte (CUCA) foi o local escolhido para o belíssimo espetáculo em comemoração ao aniversário de sessenta anos do poeta, Roberval Pereyr, em primeiro de dezembro (domingo), às 20h.
Roberval Pereyr, além de poeta é também ficcionista, compositor, desenhista, teórico e editor. Doutor em Letras pela Unicamp (SP) Professor Pleno da UEFS e um dos fundadores da Revista Hera. Tem muitos livros publicados, tem seu trabalho na literatura reconhecido internacionalmentee é vencedor do prêmio Braskem de literatura pela Academia Baiana de Letras.
O Concerto Amálgama: Nas praias do avesso, trazendo a singularidade da poesia de Roberval, condensada em música, foi elaborado visando uma aproximação do público com essa poesia, num momento mais que propício: A comemoração dos sessenta anos de vida desse grande literato. O que aconteceu no palco do Teatro Universitário do Cuca foi um espetáculo comovente, carregado de lirismo e requinte que começou com poesia declamada pela voz de Arailton Públio, acompanhada harmoniosamente por Tito Pereira ao piano. E a emoção tomou conta da platéia a partir desse momento, num crescente que levou alguns às
lágrimas pela beleza que se instalou em forma de música, poesia, iluminação e cenário. Tudo contribuiu para que o espetáculo fosse perfeito! Cinco filhos do escritor estavam no palco para homenageá-lo e o fizeram belamente; as filhas, Carol, Camila e Verena, por vezes acompanhadas pelos irmãos Tito e Luca Pereira, interpretaram dez canções (poesias de Roberval, musicadas) e a banda irretocável que as acompanhava, estava composta por Tito Pereira (filho) ao piano, Luca Pereira no violão (filho), Marcel Torres na guitarra (genro), Anderson Silva no contrabaixo, Renato Moss na guitarra (genro), Filipe Azevedo na flauta e Tonico e Victor Freitas na percussão. A filha e brilhante artista, Carol Pereyr, interpretou a primeira canção com sensibilidade devastadora e, logo em seguida, foi acompanhada pelas irmãs, Camila Gonçalves (ganhadora do festival Vozes da Terra 2013) e Verena que juntas interpretaram a poesia de Roberval Pereyr em forma de música, de forma emocionada e competente. Intercalando as canções, poemas declamados por Ederval Fernandes e Arailton Públio, pontuaram momentos de puro lirismo. E o “Soneto” inicialmente na voz de Camila Gonçalves, acompanhada depois pelas irmãs Verena e Carol Pereyr encerrou esse evento comemorativo que tinha na plateia, parentes, amigos, alunos, admiradores, fãs e companheiros de toda uma vida de arte.
Segurando a emoção que quase saltava em lágrimas, cada uma das filhas, fez uma declaração de amor e reconhecimento ao pai. Um “parabéns pra você”, saiu improvisado em coro com todo o público presente e Roberval Pereyr subiu ao palco, após o convite dos filhos e plateia, para falar da sua alegria, emoção e agradecer a todos. Um espetáculo que teve continuidade em uma edição do natal na praça, e que com certeza ficou marcado na memória cultural feirense, pela beleza e significado.
O Viva Feira que esteve presente, deixa aqui o seu registro em fotos a seguir:
|