O livro “As Formas da Moda - Comportamento, estilo e artisticidade”, da editora Annablume (SP), foi lançado pela professora Renata Pitombo Cidreira na noite de terça-feira (10), no Centro Universitário de Cultura e Arte (Cuca).
O evento foi aberto, no Teatro Universitário do Cuca, com recital de piano e voz do músico Monclar Valverde. Ele, que é esposo da autora, cantou, em alemão, duas músicas de composição própria.
No foyer, os presentes apreciaram a exposição fotográfica “Imagem de Moda, Vitrina e Cotidiano”, da própria Renata. As fotos ajudam a ilustrar a temática da obra.
Renata Pitombo já havia publicado dois livros: “A sagração da aparência: O jornalismo de moda na Bahia” (Edufba, 2011) e “Os Sentidos da Moda” (Annablume, 2005).
Ela possui graduação em Comunicação com Habilitação em Jornalismo, mestrado e doutorado em Comunicação e Cultura Contemporâneas pela Universidade Federal da Bahia (Ufba). Coordenou o curso de graduação em Comunicação e Produção de Moda da Faculdade de Tecnologia e Ciências (FTC) de Salvador. É professora adjunta na Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), ministrando as disciplinas Teorias da Comunicação e Estética da Comunicação.
A moda e suas formas
Conforme release, o livro, segundo a autora, se estrutura em dois momentos que se complementam, embora mantenham especificidades. Cada parte é articulada em seis capítulos que procuram desenvolver as ideias centrais que conduzem à reflexão.
Renata Pitombo explica que a primeira parte, Cultura, moda e estilo, privilegia as abordagens sobre a moda, sob o prisma da sociologia compreensiva procurando se aproximar da dinâmica da moda enquanto fenômeno cultural. A autora também procura verificar a estreita relação entre a lógica da moda e a dinâmica do consumo.
Já a segunda parte do livro, vinculada às inquietações da estética, busca associar a moda como modo de aparecer do indivíduo. Essa aparição, que se manifesta através das modulações da aparência, ao envolver a corporeidade e a sensibilidade, inscreve-se num campo de investigação propriamente estético.
“Desse modo, buscamos empreender algumas reflexões sobre a relação da moda com a beleza, a artisticidade, o gosto, a criação e o estilo”, conclui a autora.