menu
-Agenda Cultural
-Restaurantes
-Teatros
-Museus
-Comentários
-Fale conosco
-Política de Privacidade
-Utilidade Pública
-Links Feirense
-Artes Cênicas
-Artes Visuais
-Artesanato
-Bandas
-Literatura
-Músicos
ENTRETENIMENTO
-Cinema
-Arquivo de Eventos
-Festival Vozes da Terra
-Festival Gospel 2010
-Natal na Praça 2010
-Micareta 2011
-Últimos Eventos
-Radio Viva Feira
-TV Viva Feira
-Videos Viva Feira
COLUNISTAS
-Alberto Peixoto
-Emanoel Freitas
-Luís Pimentel
-Raymundo Luiz Lopes
-Sandro Penelú
 
 
 
O ESPETÁCULO DECLAMA PRETA ESTÁ DE VOLTA AOS PALCOS EM CELEBRAÇÃO AO JULHO DAS PRETAS!

O projeto busca aproximar o público das produções artísticas de autoras negras e promover a valorização da poesia, do teatro e da música como instrumentos de memória, resistência e transformação.
Publicado em: 15/07/2026 - 21:07:56
Fonte: Release do Projeto Declama Preta


    Em celebração ao Julho das Pretas, mês que tem como referência o Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha, o espetáculo retorna reafirmando seu compromisso com o reconhecimento e a valorização das mulheres negras: escritoras, artistas, quilombolas, ribeirinhas, mães, mestras e tantas outras mulheres que constroem, preservam e transformam a nossa história e são homenageadas por meio da poesia, da música e do teatro. 
    "Declama, Preta" é um espetáculo que celebra a história e o legado do ser feminino negro tendo como referências as autoras Conceição Evaristo e Paulina Chiziane, além de incorporar textos autorais. A montagem presta essa homenagem por meio da atuação das atrizes e diretoras teatrais Lene Costa e Marcinha Costa, que encenam a obra sob a ótica da dramaturgia negra, trazendo símbolos das religiões de matriz africana, com destaque para as representações das orixás femininas. O resultado é uma linguagem cênica potente, ancestral e sensível, que emociona, fortalece identidades e convida à reflexão. 
    Reppetindo o lide, o projeto busca aproximar o público das produções artísticas de autoras negras e promover a valorização da poesia, do teatro e da música como instrumentos de memória, resistência e transformação. 

Serviço
Onde: CUCA – Centro Universitário de Cultura e Arte
Quando: 24 de julho de 2026 
Horário: 19h 
Ingressos: R$ 20 (Inteira) R$ 10 (Meia-entrada para estudantes, professores, idosos, pessoas com deficiência e acompanhante)
Vendas: Sympla e bilheteria do local. 

Ficha Técnica
Atrizes: Lene Costa e Marcinha Costa
Roteiro e Direção: Lene Costa e Marcinha Costa
Voz e Percussão: Amanda Novais
Produção: Márcia Costa
Arte e Comunicação: Tohn Moreira 
@declama.preta

Fotos



Apoio Cultural:



Viva Feira
© 2026 - Todos os direitos reservados - www.vivafeira.com.br