menu
-Agenda Cultural
-Restaurantes
-Teatros
-Museus
-Comentários
-Fale conosco
-Política de Privacidade
-Utilidade Pública
-Links Feirense
-Artes Cênicas
-Artes Visuais
-Artesanato
-Bandas
-Literatura
-Músicos
ENTRETENIMENTO
-Cinema
-Arquivo de Eventos
-Festival Vozes da Terra
-Festival Gospel 2010
-Natal na Praça 2010
-Micareta 2011
-Últimos Eventos
-Radio Viva Feira
-TV Viva Feira
-Videos Viva Feira
COLUNISTAS
-Alberto Peixoto
-Emanoel Freitas
-Luís Pimentel
-Raymundo Luiz Lopes
-Sandro Penelú
 
 
 
ACADEMIA DE LETRAS DA BAHIA PRORROGA INSCRIÇÕES PARA O EDITAL DE MENTORIA DE CRIAÇÃO LITERÁRIA

As vagas são para estudantes de universidades públicas e voltadas para poesia e ficção - O valor da bolsa é de 900 reais e as inscrições seguem abertas até o dia 5.07
Publicado em: 25/06/2026 - 23:06:37
Fonte: Release do Ateliê das Palavras - Marcia Moreira


    A Academia de Letras da Bahia- ALB prorrogou as inscrições para a terceira edição do Edital de Mentoria de Criação Literária. O prazo seria encerrado hoje (30.06), mas agora as inscrições podem ser feitas até o dia 5 de julho. O valor da bolsa é de 900 reais mensal e abrange um período total de seis meses: de 01.08.2026 à 30.01.2027. 
    O público-alvo são alunos matriculados em universidades públicas estaduais ou federais situadas no Estado da Bahia. São disponibilizadas duas vagas: uma para a mentoria com foco em Poesia que será ministrada pela professora Heloísa Prazeres; e uma vaga para a mentoria de criação literária com foco em Jornalismo, ficção/reportagem cultural com o professor Carlos Ribeiro. Os dois são membros da ALB.
    As vagas são voltadas para beneficiários do sistema de Cotas Raciais ou Cotas de Renda mínima Per Capita (CAD-Único). As candidaturas devem ser encaminhadas em formato digital, diretamente ao e-mail selecao@academiadeletrasdabahia.org.br, não sendo aceitas propostas após o prazo final de recebimento estabelecido. Os emails devem ser encaminhados com o assunto: MENTORIA + o nome da vaga para a qual está se candidatando _ NOME DO CANDIDATO.
    Para a vaga de criação literária: poesia poderão se inscrever alunos dos cursos de Letras, Comunicação, Ciências Humanas: Ciências Sociais, Filosofia, História (Bacharelado e Licenciatura, Museologia, Estudos de Gênero e Diversidade, Psicologia, Pedagogia, Serviço Social. 
    Para a vaga de criação literária: jornalismo, ficção/reportagem cultural poderão se inscrever alunos dos cursos de letras e/ou jornalismo. As informações completas e as especificações das vagas estão no Anexo II do edital que está disponível no site da ALB: https://academiadeletrasdabahia.org.br

Serviço
O que: Edital de Mentoria de Criação Literária
Inscrições prorrogadas: até 05.07.2026 
Resultado: 15.07.2026 
Prazo para apresentação dos recursos: 18.07.2026 
Resultado Final: até 25.07.2026 
Período da Mentoria: de 01.08.2026 a 30.01.2027
Inscrição: https://academiadeletrasdabahia.org.br/docs/edital-001-2026-bolsa-de-mentoria-para-estudantes-de-graduacao/

* Confiram a matéria original e as regras para ocupação das vagas
 
ACADEMIA DE LETRAS DA BAHIA LANÇA EDITAL DE MONITORIA DE CRIAÇÃO LITERÁRIA 
 
  Academia de Letras da Bahia- ALB está com inscrições abertas para a terceira edição do Edital de Mentoria de Criação Literária. O público-alvo são alunos matriculados em universidades públicas estaduais ou federais situadas no Estado da Bahia. São disponibilizadas duas vagas: uma para a mentoria com foco em Poesia que será ministrada pela professora Heloísa Prazeres; e uma vaga para a mentoria de criação literária com foco em Jornalismo, ficção/reportagem cultural com o professor Carlos Ribeiro. Os dois são membros da ALB.
    As vagas são voltadas para beneficiários do sistema de Cotas Raciais ou Cotas de Renda mínima Per Capita (CAD-Único). O valor da bolsa é de 900 reais por mês e abrange um período total de seis meses: de 01.08.2026 à 30.01.2027. As inscrições estão abertas e podem ser feitas até 23h59min do dia 30 de junho de 2026.
    Carlos Ribeiro conta que sua mentoria se concentrará mais especificamente na interface do Jornalismo e da Literatura. “Será voltada para os recursos e especificidades do jornalismo literário em suas diversas variantes: o livro-reportagem, o ensaio-reportagem, perfil e crônica. Enfim, à convergência instigante e desafiadora de elementos textuais da informação e da expressão”, explica.
    Com dez livros lançados de poesia, sendo o último deles Jardim Sobre Mesa de Vidro, a escritora Heloísa Prazeres vê o edital como uma oportunidade. “A mentoria é um retorno direto para quem tem talento e poucas oportunidades de conhecimento em relação à criação literária, principalmente a poesia”, avalia. Ela define a iniciativa como uma espécie de ponte entre a ALB e o público. “Um diálogo vivo com a juventude”, afirma.

Quem pode participar
    As candidaturas devem ser encaminhadas em formato digital, diretamente ao e-mail selecao@academiadeletrasdabahia.org.br, não sendo aceitas propostas após o prazo final de recebimento estabelecido. Os emails devem ser encaminhados com o assunto: MENTORIA + o nome da vaga para a qual está se candidatando _ NOME DO CANDIDATO.
Para a vaga de criação literária: poesia poderão se inscrever alunos dos cursos de Letras, Comunicação, Ciências Humanas: Ciências Sociais, Filosofia, História (Bacharelado e Licenciatura, Museologia, Estudos de Gênero e Diversidade, Psicologia, Pedagogia, Serviço Social.
    Para a vaga de criação literária: jornalismo, ficção/reportagem cultural poderão se inscrever alunos dos cursos de letras e/ou jornalismo. As informações completas e as especificações das vagas estão no Anexo II do edital que está disponível no site da ALB: https://academiadeletrasdabahia.org.br
    “Esta é, sem dúvida, uma iniciativa de grande importância para a Academia de Letras da Bahia e para o campo acadêmico universitário. Mais um exemplo do vigor desta instituição na gestão dinâmica e produtiva do escritor, ensaísta, professor e presidente da nossa Academia, Aleilton Fonseca. Uma alegria pra mim poder contribuir com esta iniciativa”, afirma Carlos Ribeiro.

Serviço
- O que: Edital de Mentoria de Criação Literária
- Inscrições: de 15.06.2026 a 30.06.2026
- Resultado: 15.07.2026
- Prazo para apresentação dos recursos: 18.07.2026
- Resultado Final: até 25.07.2026
- Período da Mentoria: de 01.08.2026 a 30.01.2027

Inscrição: https://academiadeletrasdabahia.org.br/docs/edital-001-2026-bolsa-de-mentoria-para-estudantes-de-graduacao/



Apoio Cultural:



Viva Feira
© 2026 - Todos os direitos reservados - www.vivafeira.com.br