menu
-Agenda Cultural
-Restaurantes
-Teatros
-Museus
-Comentários
-Fale conosco
-Política de Privacidade
-Utilidade Pública
-Links Feirense
-Artes Cênicas
-Artes Visuais
-Artesanato
-Bandas
-Literatura
-Músicos
ENTRETENIMENTO
-Cinema
-Arquivo de Eventos
-Festival Vozes da Terra
-Festival Gospel 2010
-Natal na Praça 2010
-Micareta 2011
-Últimos Eventos
-Radio Viva Feira
-TV Viva Feira
-Videos Viva Feira
COLUNISTAS
-Alberto Peixoto
-Emanoel Freitas
-Luís Pimentel
-Raymundo Luiz Lopes
-Sandro Penelú
 
 
 
12ª CEIA DE NATAL PARA PESSOAS EM SITUAÇÃO DE RUA ACONTECE DIA 25 EM FEIRA DE SANTANA E MOBILIZA DOAÇÕES


Publicado em: 18/12/2025 - 12:12:46
Fonte: Release da Ascom do Projeto - Mariana Figueredo


    No dia 25 de dezembro, a partir das 18h, acontecerá na Praça João Pedreira próximo a Prefeitura (antiga fonte luminosa) em Feira de Santana a 12ª edição da Ceia de Natal para nossos irmãos em situação de rua, uma ação solidária que vem sendo realizada desde 2013 e que já se tornou referência de cuidado, acolhimento e humanidade na cidade.
    O projeto foi idealizado e é coordenado pelo artista plástico e terapeuta integrativo Danilo Tradição, que viveu em situação de rua durante a infância e transformou sua própria história em um movimento contínuo de amor ao próximo.
    “Quando eu era criança e morava na rua, o Natal era o período mais difícil. Nos dias 24 e 25 parecia que o tempo parava. Não havia ninguém nas ruas — nem para pedir um copo de água ou um prato de comida. Todos estavam celebrando em suas casas, e nós ficávamos sozinhos. Diferente do Réveillon, quando havia gente, festa, fogos, e eu me sentia parte da festa… no Natal, não. Anos depois, essa dor se transformou no desejo de criar um Natal para quem vive nas ruas.”
— Danilo Tradição
    A escolha pela data do dia 25 de dezembro também carrega um forte simbolismo. Segundo Danilo, é comum que famílias façam ceias fartas na noite do dia 24 e que muitos alimentos acabem sobrando ou até sendo descartados no dia seguinte.
    “Sempre pensei que aquela comida que sobra poderia estar alimentando quem passa fome nas ruas.”
    
DOAÇÕES E COMO AJUDAR
    Para a realização da Ceia de Natal deste ano, o projeto está arrecadando doações de alimentos prontos para consumo, que possam ser servidos diretamente no momento da ceia. As doações podem incluir:

Pães com recheio simples
Bolos
Arroz, farofa, saladas
Biscoitos
Frutas
Sucos, água e outras bebidas
Qualquer alimento que já esteja pronto para consumo imediato

- Também são bem-vindas doações de:
Roupas
Sapatos
Cobertores

    Além das doações, o projeto recebe voluntários que desejem contribuir com seu tempo, oferecendo apoio, acolhimento, sorrisos e presença no dia do evento.
    “Se você quiser ser voluntário, oferecendo seu abraço e sua ajuda, será uma alegria recebê-lo.”

HISTÓRICO DO PROJETO
    A primeira edição da Ceia de Natal aconteceu em 2013, com apenas quatro voluntários, incluindo o próprio Danilo, e atendeu 10 pessoas em situação de rua, com recursos custeados pelos próprios organizadores.
    Desde então, o projeto cresceu ano após ano, tanto no número de voluntários quanto de pessoas acolhidas. Em 2017, o artista e ativista cultural feirense Márcio Punk passou a integrar a ação como voluntário, contribuindo significativamente para ampliar o alcance do projeto até seu falecimento, em 2020.
    Na edição mais recente, realizada no ano passado, a Ceia de Natal reuniu mais de 100 pessoas em situação de rua, contando com o apoio de dezenas de voluntários.

Sobre Danilo Tradição
    Danilo Tradição viveu em situação de rua dos 6 aos 12 anos, quando foi adotado. Na vida adulta, tornou-se artista plástico, criando obras a partir de materiais reciclados, além de atuar como terapeuta integrativo, massoterapeuta e consultor de saúde e bem-estar dōTERRA.
    Aos 29 anos, idealizou e realizou a primeira edição da Ceia de Natal para pessoas em situação de rua, dando início a um trabalho que segue ativo até hoje.
    Danilo também é idealizador do projeto “Sopa e Pão – Aqueça seu Irmão”, que realiza a entrega de sopa e pão duas vezes por semana para pessoas em situação de rua, com apoio financeiro de voluntários que ajudam a custear os alimentos.

Transparência e propósito
    Todos os projetos são totalmente voluntários e sem fins lucrativos. As doações recebidas são destinadas exclusivamente às ações solidárias, e os agradecimentos são feitos às pessoas físicas doadoras, não a empresas.

PONTOS DE COLETA:
Rua Santo Agostinho, 42, Santa Mônica
Ou no dia do evento, a partir das 16h na Praça João Pedreira em frente ao monumento de Juracy Dórea

CONTATO
Danilo Tradição: 75 9 8703-1472



Apoio Cultural:



Viva Feira
© 2026 - Todos os direitos reservados - www.vivafeira.com.br