Com um olhar voltado para a ancestralidade como força que sustenta a criação, o projeto “Cabeça Cara – Ajeum?”, idealizado pelo multiartista João Caetano, chega a Feira de Santana no dia 26 de agosto, com uma performance urbana inspirada no Sabejé, ritual que anuncia o banquete sagrado dedicado a Obaluaiê.
A intervenção, gratuita e aberta ao público, parte da Praça de Alimentação do Shopping Avenida, às 9h da manhã, e segue por marcos da ancestralidade negra e da vida popular da cidade, como o Monumento dos Vaqueiros, a Feira da Marechal, o Beco do Mocó e a Avenida Senhor dos Passos, até a Prefeitura Municipal.
“O chão que pisamos guarda histórias. Nomes, passos e sonhos de quem veio antes de nós. Essa intervenção é um chamado para acordar essa memória e marcar a cidade com a nossa presença”, afirma João Caetano.
Com cartazes, símbolos e corpos em movimento, a ação constrói um rastro poético e político pelo espaço urbano, ativando a memória coletiva e anunciando a chegada do filme.
O filme: “Cabeça Cara – Ajeum?”
A performance faz parte do calendário de lançamento do curta-metragem de ficção “Cabeça Cara – Ajeum?”, que será exibido em Feira de Santana no dia 30 de agosto, no Centro de Cultura Amélio Amorim.
A obra, dirigida, roteirizada e performada por João Caetano, propõe uma travessia visual sobre a cabeça como lugar de memória, espiritualidade, saber e resistência.
O filme é acompanhado da performance “Fazendo terra para se plantar” e de uma roda de conversa com a equipe criativa.
Sobre o projeto e o artista
“Cabeça Cara – Ajeum?” é um projeto de João Caetano, multiartista baiano, negro e LGBTQIAPN+, que trabalha com cinema, performance, arte drag, teatro e memória como forma de expressão, disputa e cura.
A produção audiovisual é da De Casa Multiprodutora, com direção de fotografia de Rebecca Santos, que também assina a captação, montagem e edição do curta. A equipe reúne profissionais como Amanda Santos (fotografia e cabelo), Romário Oliveira (direção de arte, curadoria e maquiagem), Gab Santos (assistência de produção), além da direção musical do Projeto Notas Coloridas, com execução de jovens músicos e produção do Quilombayo Produções.
Na performance, juntam-se ainda nomes como Joel Carlos (preparação corporal e coreografia), Louise Nascimento (assessoria de comunicação) e Tauan Carvalho, da Bixa Costura (figurino).
Este projeto foi contemplado nos Editais da Política Nacional Aldir Blanc Bahia e tem apoio financeiro do Governo do Estado da Bahia, por meio da Secretaria de Cultura do Estado via PNAB, direcionada pelo Ministério da Cultura – Governo Federal.
AGENDA FEIRA DE SANTANA:
- CONCENTRAÇÃO: Praça de Alimentação DATA: 26 de agosto (terça-feira) - HORÁRIO: 9h PERCURSO: Praça de Alimentação - Av. Getúlio Vargas - Rua Marechal Deodoro da Fonseca - Beco do Mocó - Av. Senhor dos Passos - Prefeitura
- EXIBIÇÃO DO CURTA-METRAGEM LOCAL: Centro de Cultura Amélio Amorim DATA: 30 de agosto |