menu
-Agenda Cultural
-Restaurantes
-Teatros
-Museus
-Comentários
-Fale conosco
-Política de Privacidade
-Utilidade Pública
-Links Feirense
-Artes Cênicas
-Artes Visuais
-Artesanato
-Bandas
-Literatura
-Músicos
ENTRETENIMENTO
-Cinema
-Arquivo de Eventos
-Festival Vozes da Terra
-Festival Gospel 2010
-Natal na Praça 2010
-Micareta 2011
-Últimos Eventos
-Radio Viva Feira
-TV Viva Feira
-Videos Viva Feira
COLUNISTAS
-Alberto Peixoto
-Emanoel Freitas
-Luís Pimentel
-Raymundo Luiz Lopes
-Sandro Penelú
 
 
 
BLOCO QUIXABEIRA CELEBRA 15 ANOS DE RESISTÊNCIA E SAMBA DE RODA NA MICARETA DE FEIRA

Desfile realizado neste domingo (4 de maio), às 16 horas, com Quixabeira da Matinha e participação da sambista Maryzélia
Publicado em: 05/05/2025 - 00:05:52
Fonte: Release da Ascom da Quixabeira da Matinha - Elsimar Pondé


    O bloco Quixabeira celebrou hoje 15 anos de resistência, história e samba de roda na Micareta de Feira de Santana, nesta edição de 2025. O desfile ocorreu hoje neste domingo (4), às 16 horas, no circuito Maneca Ferreira, na Avenida Presidente Dutra, puxado pelo grupo Quixabeira da Matinha com a participação da sambista Maryzélia.
    Criado em 2010 para atender a pedidos de quem admirava e defendia a existência de um bloco que fizesse reverberar a força dessa autêntica manifestação do povo quilombola, o bloco, denominado inicialmente Samba de Preto, conseguiu participar dessa importante festa, apesar das inúmeras dificuldades.
    “Houve muita dificuldade para nossa entrada na Micareta, mesmo com toda força e toda beleza do samba de roda da Bahia, há mais de 20 anos como patrimônio da humanidade, pela Unesco. Sofremos muito preconceito e enfrentamos de cabeça erguida a falta de interesse de pessoas que ocupavam posições de decisão e que deveriam ser as primeiras a nos apoiar”, relembra Guda Quixabeira, um dos dirigentes do bloco, cantor e compositor do grupo Quixabeira da Matinha.
    Guda se recorda de quando o trio acertado para o desfile do bloco não estava mais disponível praticamente na hora da entrada na avenida, o que acabou gerando grande atraso e muitos conflitos. Apesar dessa dificuldade e do horário pouco convencional para o desfile de um bloco de Micareta (ao meio-dia), mais de mil pessoas acompanharam o bloco Quixabeira ao longo do circuito principal da festa. Desde então, outras várias situações foram enfrentadas e superadas e por isso o bloco celebra essa trajetória com o tema.
    As camisas do bloco podem custaram apenas R$ 30 (individual) e R$ 50 (casadinha), no Shopping das Fábricas, e diram vendiudas na avenida Getúlio Vargas, centro de Feira de Santana; na Farmácia da praça do distrito da Matinha; também na sede da Associação Cultural Coleirinho da Bahia (ACCB); e também pelo WhatsApp 75 75 99823.0259. Tambén ficaram disponíveis através da plataforma Sympla.

ALÉM DA AVENIDA
    Reafirmando o compromisso com a comunidade do quilombo Matinha dos Pretos e de toda a região, as atividades do bloco não se restringem aos ensaios e a apresentação na Micareta. Ações formativas como oficinas e um seminário de salvaguarda do samba de roda compõem as iniciativas promovidas em prol da população local.
    O percussionista Euzébio Oliveira Souza (Zezé), presidente da ACCB, ministrou uma oficina sobre percussão na última semana de abril. Neste mês de maio, serão realizadas mais três oficinas: violão (com Tarcísio Estrela Araújo), cavaquinho (com Jadson de Almeida Moreira) e samba de roda (com Dona Chica do Pandeiro), todos integrantes do grupo Quixabeira da Matinha e moradores do distrito. As datas serão anunciadas logo depois da Micareta.
    Ainda no final de maio, será promovido um amplo seminário sobre a história do Quilombo Matinha dos Pretos, oportunidade em que serão apresentados e debatidos elementos que compõem a identidade da comunidade local, desde a sua formação.
    O bloco Quixabeira conta com o financiamento do governo do Estado da Bahia, através da Secretaria Estadual de Cultura e do edital Ouro Negro 2025. É uma realização da Associação Cultural Coleirinho da Bahia, do grupo Quixabeira da Matinha e conta com a co-produção executiva da Casa das Águas Comunicação de Cultura.



Apoio Cultural:



Viva Feira
© 2025 - Todos os direitos reservados - www.vivafeira.com.br