menu
-Agenda Cultural
-Restaurantes
-Teatros
-Museus
-Comentários
-Fale conosco
-Política de Privacidade
-Utilidade Pública
-Links Feirense
-Artes Cênicas
-Artes Visuais
-Artesanato
-Bandas
-Literatura
-Músicos
ENTRETENIMENTO
-Cinema
-Arquivo de Eventos
-Festival Vozes da Terra
-Festival Gospel 2010
-Natal na Praça 2010
-Micareta 2011
-Últimos Eventos
-Radio Viva Feira
-TV Viva Feira
-Videos Viva Feira
COLUNISTAS
-Alberto Peixoto
-Emanoel Freitas
-Luís Pimentel
-Raymundo Luiz Lopes
-Sandro Penelú
 
 
 
CINEMA NO CASARÃO

Um povo sem memória, sem história, é um povo sem futuro, fiqem atentos aos trabalhos que resgatam nosso passado, o Projeto Cinema no Casarão vai acontecer mensalmente, sempre com apresentações de documentários e filmes sobre a história de Feira de Santana.
Publicado em: 25/04/2025 - 23:04:19
Fonte: Release do Projeto Cinema no Casarão - Marilene Carneiro Barreto , Vice Presidente da Fundação Senhor dos Passos


    Na noite de 25 de abril, no Casarão Fróes da Motta, aconteceu o lançamento do Projeto “Cinema no Casarão”, com a exibição do documentário intitulado “O Profeta de Feira de Santana”, referente a vida e obra do artista Raimundo de Oliveira (1930-1966). O documentário foi realizado por Olney São Paulo, em 1971.  e além de apresentar a carreira do pintor, também faz referência a uma exposição coletiva em Feira de Santana, com algumas obras do artista, principalmente de santos barrocos.
    O Presidente da Fundação, Péricles Marques, externou a sua alegria em ver concretizado um projeto que estava há algum tempo sendo idealizado por Carlos Brito e Ângelo Pinto, sendo lançado na data em que Raimundo de Oliveira completaria 95 anos.  Carlos Brito discorreu sobre a trajetória percorrida para conseguir resgatar esse documentário, falando da importância de se socializar esses registros a fim de que possam  servir às futuras gerações. Antes da exibição do filme, José Ângelo apresentou a trajetória de Raimundo de Oliveira, conhecido no meio artístico como O Profeta, porque era muito religioso e pelo fato de não ser reconhecido em sua terra natal, Feira de Santana. Ele refletiu sobre a importância de não deixar a nossa história se perder, como também não permitir que ela seja modificada, como tem observado.
    A mostra foi direcionada aos integrantes das Academias de Feira de Santana e do Instituto Histórico, além de pessoas ligadas às artes e conhecedores do homenageado.   Como sempre acontece com os eventos  no Casarão, o público saiu satisfeito com o que viu. Um momento rico,  unindo a cultura e a história de um filho desta terra, cuja vida foi dedicada à arte, levando o nome da nossa cidade para outros rincões.
    Não esqueça que o Projeto Cinema no Casarão  vai acontecer mensalmente, sempre com apresentações de documentários e filmes sobre a história de Feira de Santana.



Apoio Cultural:



Viva Feira
© 2025 - Todos os direitos reservados - www.vivafeira.com.br