menu
-Agenda Cultural
-Restaurantes
-Teatros
-Museus
-Comentários
-Fale conosco
-Política de Privacidade
-Utilidade Pública
-Links Feirense
-Artes Cênicas
-Artes Visuais
-Artesanato
-Bandas
-Literatura
-Músicos
ENTRETENIMENTO
-Cinema
-Arquivo de Eventos
-Festival Vozes da Terra
-Festival Gospel 2010
-Natal na Praça 2010
-Micareta 2011
-Últimos Eventos
-Radio Viva Feira
-TV Viva Feira
-Videos Viva Feira
COLUNISTAS
-Alberto Peixoto
-Emanoel Freitas
-Luís Pimentel
-Raymundo Luiz Lopes
-Sandro Penelú
 
 
 
“A BATA DE FEIJÃO”: LANÇAMENTO DE DOCUMENTÁRIO CELEBRA TRADIÇÃO RURAL DE FEIRA DE SANTANA ATRAVÉS DA MÚSICA E DA DANÇA

Curta-metragem lançado no domingo (16/03) teve como palco o distrito da Matinha, localizado a 15 km do Centro da cidade, e usa licença poética para representar manifestção cultural.
Publicado em: 28/03/2025 - 11:03:18
Fonte: Release da Ascom do Projeto - Agência Amuleto


    No domingo (16/03), o Galpão Cultural Tambores Urbanos, no bairro Brasília, em Feira de Santana exibiu o documentário “A Bata do Feijão”, curta-metragem que celebra uma das manifestações culturais mais espontâneas e autênticas do distrito da Matinha, em Feira de Santana, através da música e da dança. O lançamento, que contará com a participação do grupo de dança SOPROCOS, da banda Afro Pop, Studio Cleide Santos “Instituição de Dança Salva Vidas” e do Coletivo Coreográfico Diego Nascimento, aconteceu a partir das 13h e teve entrada gratuita.
    Com coordenação executiva de Rafaela Augusto, direção geral de Mari Falcão, direção de imagem e edição de Assivaldo Santos, o documentário surgiu, inicialmente, com o objetivo de registrar a bata do feijão na Matinha e realizar, ao mesmo tempo, um ato de dança contemporânea alusivo ao evento, como uma forma de preservar e difundir a cultura da bata por meio do audiovisual, considerando-a em sua totalidade: do momento da colheita à separação dos grãos e festividade entre os familiares, vizinhos e amigos, embalada pelo ato de bater e peneirar as vagens amontoadas, sempre acompanhado de cantos.
     Contudo, em razão da seca no ano de 2024,  o registro da bata propriamente dita não ocorreu. “Sem a chuva, não conseguimos acompanhar a bata e, como tínhamos um prazo para execução do projeto, fizemos o espetáculo de forma representativa e usamos imagens de outras batas, além de colhermos o depoimento de fontes da comunidade, como Dona Chica do Pandeiro e Guda Quixabeira”, revela Mari Falcão, diretora do projeto.
    Como contrapartida social do projeto, que é financiado pela Lei Paulo Gustavo, a equipe responsável realizou, ainda em 2024, cinco oficinas de dança para comunidades do bairro irmã Dulce, Tomba, distrito da Matinha e povoado de Alecrim Miúdo, possibilitando o acesso gratuito para pessoas em situação de vulnerabilidade.
Para a tarde de lançamento do curta-metragem, além da exibição do documentário, ocorreram apresentações de dança do grupo SOPROCOS, do Studio Cleide Santos e do Coletivo Coreográfico Diego Nascimento e o show da banda afropercussiva “AfroPop”. O evento contou, também, com a presença das candidatas do concurso Miss Afro Feira de Santana 2025, organizado pelo coletivo MoviAfro e que, além de Moda e Beleza, promove diversas atividades nas áreas de educação, saúde e políticas públicas.
    Este projeto foi contemplado pelo Edital de Chamamento Público 001/2023 – Audiovisual, com recursos da Lei Complementar 195/2022 (Lei Paulo Gustavo) e tem subsídio financeiro do Município de Feira de Santana e Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer de Feira de Santana, direcionado pelo Ministério da Cultura, Governo Federal.

SERVIÇO

Lançamento do documentário “A Bata do Feijão”
Quando: 16 de março (domingo), às 13h
Onde: Galpão Cultural Tambores Urbanos
Quanto: Entrada Gratuita
Classificação: Livre

Acompanhe em:
Instagram: @doc_batadofeijao

Informações à Imprensa:
Agência Amuleto
(75) 98179-4539

Fotos



Apoio Cultural:



Viva Feira
© 2025 - Todos os direitos reservados - www.vivafeira.com.br