O clima de Natal chegou ao Boulevard Shopping Feira de Santana. A partir desta sexta-feira (7), o shopping inaugura a sua decoração de Natal com uma programação imperdível e a tradicional chegada do Papai Noel. Neste ano, o Estacionamento E3 será o local da chegada do Bom Velhinho dando início aos festejos natalinos do shopping.
O evento de inauguração da decoração do Boulevard Shopping e da chegada do Papai Noel será marcado por muita música, diversão e gratuito. As apresentações começam a partir das 16h, com um show da Tia Carol e Banda. Em seguida, a apresentação teatral “O Fantástico Natal” irá alegrar as famílias para a chegada do Papai Noel. Após sua aparição, iniciaremos um cortejo até o seu trono acompanhado pela banda da Polícia Militar.
Com o tema “A Casa Doce do Noel”, o shopping vai proporcionar uma experiência afetiva e sensorial aos feirenses. Para dialogar com o tema, a decoração terá como grande destaque cores clássicas como o vermelho e branco além de muitos doces, ursos e uma casa de biscoito. Completando a experiência deste ano, o Boulevard Shopping preparou uma surpresa sensorial, em que os visitantes vão poder sentir um cheiro especial natalino enquanto visitam a decoração. Durante a viagem pela terra de doces e magia do Natal no Boulevard, as crianças de 03 até 12 anos vão poder participar de um passeio no trem do Noel. O ingresso individual para acessar o brinquedo custará um valor único de R$ 12 para um tempo de permanência de 4 voltas. O Papai Noel estará presente no shopping de terça a domingo, pronto para ouvir os pedidos e conversar com a garotada.
Confira os horários do Papai Noel:
- Terça a Quinta-feira das 14h às 20h30
- Sexta-feira e Sábado das 13h às 21h
- Domingo das 14h às 20h
“Para este ano, o Boulevard Shopping promete oferecer um Natal onde a magia pode ser sentida e vivida através de experiências divertidas e memoráveis. Esta é uma data muito querida pelos feirenses e vamos proporcionar momentos mágicos e acolhedores para todas as famílias, algo que já faz parte da nossa essência e que torna a nossa decoração de Natal uma tradição.”, afirma André Serra, gerente de marketing do Boulevard.
Serviço: Chegada do Papai Noel
- Quando: 07 de novembro de 2025
- Horário: A partir das 16h
- Local: Estacionamento E3
- Quanto: Gratuito
AUTORIA: Release da Agência Comunicativa - Juliana Vital
CINEMA NO CASARÃO FRÓES DA MOTTA COM A HISTÓRIA DO CLUBE DE CAMPO CAJUEIRO
A Fundação Senhor dos Passos e o Núcleo de Preservação da Memória Feirense Rollie Poppino, convidam para mais uma edição do Projeto CINEMA NO CASARÃO, que acontece no dia 10 de outubro de 2025 às 19:30 horas no Casarão Fróes da Motta em Feira de Santana, com palestra de André Mascarenhas (ex-diretor do C.C.C.) e projeção de dois filmes documentários sobre a história do Clube de Campo Cajueiro.
Oportunidade especial para conhecer a Casarão Fróes da Motta que por si só conta uma parte da história feirense!
O evento é gratuito aberto ao público em geral.
AUTORIA: Release da Ascom do Projeto Cinema no Casarão - Angêlo Pinto
SEXTA EDIÇÃO DA CORRIDA KIDS BOULEVARD ACONTECE EM OUTUBRO EM FEIRA DE SANTANA
Ações e brincadeiras vão embalar as provas da competição que promete reunir 650 atletas mirins
As inscrições para a 6ª edição da Corrida Kids Boulevard Shopping já começaram. Voltado para o público de 2 a 12 anos, o evento será realizado no dia 5 de outubro, a partir das 16h, no estacionamento E4 do centro de compras. Com categorias divididas por faixa etária, além das provas, a competição terá diversas brincadeiras, ações interativas e animações.
A tradicional corrida infantil, que deve reunir 650 atletas mirins, conta com baterias entre 50 e 200 metros. Os participantes de 2 a 4 anos poderão correr 50m; de 5 a 8 anos, 100m; e de 9 a 12 anos, 200m. A edição do evento também tem uma categoria exclusiva para crianças com deficiência. De acordo com o regulamento, a idade permitida é de 5 a 12 anos. Durante a tarde de provas, a organização poderá solicitar documentação que comprova o tipo de deficiência e efetuar ajustes nos percursos para atender às necessidades.
Após a inscrição, cada integrante vai receber um kit composto por uma camisa oficial, um número de peito para a criança, um número de peito para o responsável, alfinetes e medalha (no dia do evento).
“A Corrida Kids é mais do que um evento focado na prática esportiva. Representa uma oportunidade de estimular hábitos saudáveis desde a infância, ao mesmo tempo em que promove momentos de diversão, concentração, inclusão e superação. Sempre buscamos oferecer atividades que envolvam toda a família e reforça a importância do bem-estar físico e mental”, afirma André Serra, gerente de marketing do Boulevard.
Os pais ou responsáveis podem fazer a inscrição até 1º de outubro, através do site corridakidsboulevard.com.br ou do balcão de vendas montado em frente à loja Farm. A entrega dos kits acontecerá nos dias 3 e 4 de outubro, na loja Pezinho e Cia.
Serviço
Corrida Kids Boulevard 2025
Quando: 5 de outubro, a partir das 16h
Onde: Boulevard Shopping – estacionamento E4
Inscrições já encerradas em 1º de outubro
O Boulevard Shopping se prepara para abrir a temporada do Verão 2026 com um desfile que vai unir elegância e entretenimento. Aberto ao público, o Boulevard Fashion acontece nos dias 17 e 18 de setembro, a partir das 18h, na Praça de Eventos do shopping. A fashion stylist Samantha Urban (@samanthaurban_) assina a curadoria do desfile.
Com o tema Verão Solar, cada dia do evento irá explorar diferentes elementos do tema. No dia 17/09, os looks serão inspirados pelo Nascer do Sol, apresentando tons de cores que remetam a luz do dia, com prevalência de lojas com perfil mais descolado e praiano. Já no dia 18/09, as lojas com perfil mais maduro e sofisticado vão explorar looks mais elaborados com acessórios glamurosos que remetam ao Pôr do Sol. Ao todo, 180 looks devem ser apresentados no desfile.
Esse evento coloca o Boulevard Shopping na vanguarda da moda e permite que a população de Feira de Santana possa conferir, em primeira mão, quais serão as tendências da moda para o Verão 2026 e se preparar para iniciar a estação com muito estilo.
Para André Serra, gerente de marketing do shopping, o evento é mais uma iniciativa que destaca o pioneirismo do centro de compras. “O Boulevard Fashion reafirma o pioneirismo do Boulevard Shopping na cena da moda regional. Este evento vai além de um desfile: é um encontro com as tendências que vão marcar o Verão 2026 e um momento de valorização do papel do shopping como vitrine da moda em nossa cidade”, avalia Serra.
Serviço:
Boulevard Fashion Verão Solar
Data: 17 e 18/09
Local: Praça de Eventos do Boulevard Shopping
Entrada Gratuita
Programação:
Dia 17
Bloco 1 - a partir das 18h
Dress to Carmem
Colcci
Renner
Reserva
Live
Chilli Beans
Óticas Veneza
Comparatto
Thalita joias
Arezzo
Richards
Tommy Hillfiger
Bloco 2 – a partir das 20h
Carmem Steffens
Riachuelo
Levi’s
Veneza Sunglass
OM
Loungerie
Usaflex
Óticas Carol
Luz da Lua
Rommanel
Rabbitohs
Velmond
Democrata
Havaianas
Dia 18
12h: Bate-papo O papel da moda no desenvolvimento criativo e econômico da região
15h: Bate-papo Tendências Traduzidas
18h: Início dos Desfiles
Bloco 1 - a partir das 18h
Farm
Damyller
Track & Field
Hope
Dudalina
C&A
Óticas chilli beans
Melissa
Cia do terno
Sergio’s
Jorge Bischoff
Maria bonita
Santapeça
Mersan
Fuel
Bloco 2 – a partir das 20h
Lez a Lez
Lupo
Divino Luxo
Lupalina
Highstill
Zip Náutica
Grand Vision
Hering
Belle Accessoires
Anacapri
Acium
Mersan Sport
Linus
AUTORIA: Release da Ascom do Boulevard - Comunicativa - JULIANA VITAL / JOÉRICA CUNHA
LUCAS DA FEIRA
Um olhar sobre a vida de Lucas da Feira a partir de pesquisas em livro e colunas do Jornal Folha do Norte: LUCAS UM CRIMINOSO COMUM OU UM hERÓI ABOLICIONISTA?
Com Direção e Roteiro de Aderaldo Miranda, a película oferece uma olhar sobre Lucas da Feira com base em pesquisa no livro "O Demônio Negro", de Sabino de Campos (1957) e nas coluna, "Vida Feirense" (1937-1952), escrita por Arnold Silva no Jornal Folha do Norte, fazendo no seu material de divulgação a indagação se Lucas Evangelista foi um criminoso comun ou um heroi abolicionista.
O filme relata que durante o auge da escravidão no Brasil colonial, Lucas da Feira (1807-1849) filho de negros escravizados, é instruído por padre e não aceita a escravidão, enfrenta o preconceito e a discriminação racial da sociedade. Com determinação e inteligência promove uma ruptura do modelo escravagista da época. Consciente das injustiças ao seu redor, decide lutar contra o sistema opressivo. Lucas foje e se transforma numa lenda, para a maioria, um bandido cruel e sanguinário, para muitos, um herói do povo negro que lutou até a morte por liberdade.
É um dama histórico que deve ser visto e respondido pelo próprio público considerando que tanto Sabino Camos quanto Arnol Silva, viveram mais de cem anos após a passagem de Lucas pela vida, ou seja, que como nós são reverberadores de lendas!
É um documento e uma provocação a mergularmos na nossa história e nas nossas origens!
SERVIÇO:
O que: Filme "LUCAS DA FEIRA";
Direção e Roteiro: Aderaldo Miranda;
Duração: 72 minutos
Classificação: 16 anos
Roteiro desenvolvido por pesquisa no Livro "O Demônio Negro" de Sabino de Campos (1957) e na coluna da "Vida Feirense" (1937-1952), escrita por Arnold Silva no Jornal Folha do Norte;
Quendo: Exibição dia 05 de setembro às 19:00h
Onde: Casarão Fróes da Motta. Entrada franca.
AUTORIA: Viva Feira
PROJETO "CABEÇA CARA - AJEUM?" CELEBRA FORÇA ANCESTRAL COM PERFORMANCE URBANA EM TERRITÓRIOS DE RESISTÊNCIA DE SALVADOR E FEIRA DE SANTANA
Com um olhar voltado para a ancestralidade como força que sustenta a criação, o projeto “Cabeça Cara – Ajeum?”, idealizado pelo multiartista João Caetano, chega a Feira de Santana no dia 26 de agosto, com uma performance urbana inspirada no Sabejé, ritual que anuncia o banquete sagrado dedicado a Obaluaiê.
A intervenção, gratuita e aberta ao público, parte da Praça de Alimentação do Shopping Avenida, às 9h da manhã, e segue por marcos da ancestralidade negra e da vida popular da cidade, como o Monumento dos Vaqueiros, a Feira da Marechal, o Beco do Mocó e a Avenida Senhor dos Passos, até a Prefeitura Municipal.
“O chão que pisamos guarda histórias. Nomes, passos e sonhos de quem veio antes de nós. Essa intervenção é um chamado para acordar essa memória e marcar a cidade com a nossa presença”, afirma João Caetano.
Com cartazes, símbolos e corpos em movimento, a ação constrói um rastro poético e político pelo espaço urbano, ativando a memória coletiva e anunciando a chegada do filme.
O filme: “Cabeça Cara – Ajeum?”
A performance faz parte do calendário de lançamento do curta-metragem de ficção “Cabeça Cara – Ajeum?”, que será exibido em Feira de Santana no dia 30 de agosto, no Centro de Cultura Amélio Amorim.
A obra, dirigida, roteirizada e performada por João Caetano, propõe uma travessia visual sobre a cabeça como lugar de memória, espiritualidade, saber e resistência.
O filme é acompanhado da performance “Fazendo terra para se plantar” e de uma roda de conversa com a equipe criativa.
Sobre o projeto e o artista
“Cabeça Cara – Ajeum?” é um projeto de João Caetano, multiartista baiano, negro e LGBTQIAPN+, que trabalha com cinema, performance, arte drag, teatro e memória como forma de expressão, disputa e cura.
A produção audiovisual é da De Casa Multiprodutora, com direção de fotografia de Rebecca Santos, que também assina a captação, montagem e edição do curta. A equipe reúne profissionais como Amanda Santos (fotografia e cabelo), Romário Oliveira (direção de arte, curadoria e maquiagem), Gab Santos (assistência de produção), além da direção musical do Projeto Notas Coloridas, com execução de jovens músicos e produção do Quilombayo Produções.
Na performance, juntam-se ainda nomes como Joel Carlos (preparação corporal e coreografia), Louise Nascimento (assessoria de comunicação) e Tauan Carvalho, da Bixa Costura (figurino).
Este projeto foi contemplado nos Editais da Política Nacional Aldir Blanc Bahia e tem apoio financeiro do Governo do Estado da Bahia, por meio da Secretaria de Cultura do Estado via PNAB, direcionada pelo Ministério da Cultura – Governo Federal.
AGENDA FEIRA DE SANTANA:
- CONCENTRAÇÃO: Praça de Alimentação DATA: 26 de agosto (terça-feira) - HORÁRIO: 9h PERCURSO: Praça de Alimentação - Av. Getúlio Vargas - Rua Marechal Deodoro da Fonseca - Beco do Mocó - Av. Senhor dos Passos - Prefeitura
- EXIBIÇÃO DO CURTA-METRAGEM LOCAL: Centro de Cultura Amélio Amorim DATA: 30 de agosto
AUTORIA: Release do Projeto Cabeça Cara - Loise Nascimento
COLETIVO VIVA VOZ RESGATA POESIA E A MÚSICA COM NOVO FORMATO DO SARAU DE QUINTAL
Projeto de valorização das artes em Feira de Santana, com a participação de:Márcia Porto, Carlos Augusto, Anselmo Roberto, Toinho Campos, Gizelly Leite, Rafaela Almeida, Gabriel Victor Sena, Fabio Pedreira e Gabriel Porto.
O coletivo Viva Vooz, idealizado e organizado pelos produtores Márcia Porto e Carlos Augusto, que comandam o programa e podcast Viva Vooz Web no YouTube, além de programa de rádio e da rádio web Viva Vooz, entra no segundo semestre com força total também na produção cultural.
Entre as novidades, está a volta do projeto Sarau de Quintal na Varanda Poética. A nova edição conta com a participação especial do cantor e compositor Arquimedes Nascimento, numa parceria que resultou num espetáculo temático repleto de música e poesia.
O cenário do evento foi pensado para remeter a ancestralidade, trazendo elementos que remetem à roça, à casa de campo a tradicional “casa da vovó” e ao valor das coisas simples, estimulando a contemplação da natureza.
Além do projeto para o teatro, Márcia Porto e Carlos Augusto preparam um álbum exclusivo para este formato, reunindo músicas autorais que prometem emocionar o público, unindo doçura e poesia em forma de canções.
O coletivo Viva Vooz é formado por Márcia Porto, Carlos Augusto, Anselmo Roberto, Toinho Campos, Gizelly Leite, Rafaela Almeida, Gabriel Victor Sena, Fabio Pedreira e Gabriel Porto.
AUTORIA: Release da Ascom do Projeto Viva Voz no SaRAU DE qUINTAL
Fotos
DECLAMA PRETA: MULHERES NEGRAS EM MOVIMENTO
Oficina literária “afroafetivaâ€, apresentações culturais, roda de conversa, poesia, dança e música, tudo com entrada gratuita
Em comemoração ao Julho das Pretas, o evento "Declama Preta: Mulheres Negras em Movimento" acontecerá no dia 30 de julho de 2025, no MAC – Museu de Arte Contemporânea de Feira de Santana, com uma programação cultural diversificada e gratuita, voltada para o reconhecimento, a valorização e a visibilidade das produções de mulheres negras.
A iniciativa, idealizada e produzida por Lene Costa e Marcinha Costa, convida o público a vivenciar experiências artísticas e poéticas por meio de apresentações musicais, dança, declamação de poesias, roda de conversa, exposição e venda de artesanatos, além de uma oficina literária “afroafetiva” que abre a programação a partir das 14h ministrada pelas idealizadoras do projeto.
A oficina promoverá a escrita a partir da vivência e identidade de mulheres negras. A metodologia será baseada em dinâmicas de interação com foco em elementos “afroafetivos”, que valorizam a ancestralidade, o acolhimento e o fortalecimento dos laços identitários.
À noite, das 19h às 22h, acontecem às apresentações culturais e a roda de conversa, que contará com duas convidadas especiais: Hely Pedreira – Professora, Pedagoga e doutoranda em Crítica Cultural.(UNEB) Renailda Cazumbá – Escritora, Professora doutora em Memória: Linguagem e Sociedade.(UESB)
A roda de conversa propõe uma reflexão sobre o papel da mulher negra nos espaços de criação, resistência e liderança, fortalecendo a educação antirracista.
O evento tem como proposta evidenciar a potência das mulheres negras na arte, na literatura na cultura e educação, promovendo um espaço de escuta, troca, reconhecimento e fortalecimento da identidade negra.
Serviço:
- Local: Museu de Arte Contemporânea Raimundo de Oliveira (MAC)
- Data: 30 de julho de 2025 - 14h às 16h: Oficina literária “afroafetiva” 19h às 22h: Apresentações culturais, roda de conversa, poesia, dança e música.
- Entrada gratuita
- Contato: Lene Costa
lenecostafsa@yahoo.com.br
AUTORIA: Release da Ascom do Projeto Declama Preta
PARÓQUIA NOSSA SENHORA DE FÃTIMA PROMOVE FORRÓ NO PRÓXIMO SÃBADO (12)
A Paróquia Nossa Senhora de Fátima, localizada no bairro Caseb em Feira de Santana, prepara uma noite de muita alegria, fé e tradição nordestina com a realização do “Forró de Fátima 2025”. O evento acontece no próximo sábado, 12 de julho, a partir das 20h, no espaço Zilas Eventos, em Feira de Santana, Bahia.
O Forró de Fátima 2025 marca uma renovação: em substituição ao tradicional Forró do Encontro de Casais com Cristo (ECC), agora o forró da paróquia ganha uma nova identidade, mantendo o mesmo espírito de confraternização, mas com uma proposta mais ampla e acolhedora para toda a comunidade.
A programação musical promete agradar todos os gostos com apresentações de atrações consagradas de Feira de Santana e região, como Pau na Muleira, Pé de Moita, Jarbas Original e Murilo Matos.
Com repertórios que passeiam pelo autêntico forró pé de serra, xote, baião e sucessos do forró universitário, as atrações garantirão uma noite animada para dançar agarradinho e celebrar a cultura nordestina com muito entusiasmo e fé.
Além de música ao vivo, o evento conta com estrutura completa de segurança, comidas típicas, barracas juninas e espaço para toda a família. A expectativa é reunir um grande público assim como nas edições anteriores do Forró do ECC, além de manter viva a tradição das festas juninas dentro do ambiente paroquial.
Os ingressos já estão à venda com membros da paróquia e podem ser adquiridos também no local, no dia do evento, mediante disponibilidade.
De acordo com a organização, o forró tem como objetivo “arrecadar recursos para ações pastorais e sociais da paróquia Nossa Senhora de Fátima, fortalecer os laços comunitários e proporcionar um momento de lazer e espiritualidade”.
AUTORIA: Release da Paróquia Nossa Senhora de Fátima - Carlos Alberto da Silva Santos