menu
-Agenda Cultural
-Restaurantes
-Teatros
-Museus
-Comentários
-Fale conosco
-Política de Privacidade
-Utilidade Pública
-Links Feirense
-Artes Cênicas
-Artes Visuais
-Artesanato
-Bandas
-Literatura
-Músicos
ENTRETENIMENTO
-Cinema
-Arquivo de Eventos
-Festival Vozes da Terra
-Festival Gospel 2010
-Natal na Praça 2010
-Micareta 2011
-Últimos Eventos
-Radio Viva Feira
-TV Viva Feira
-Videos Viva Feira
COLUNISTAS
-Alberto Peixoto
-Emanoel Freitas
-Luís Pimentel
-Raymundo Luiz Lopes
-Sandro Penelú
 
 
 
SEMINÁRIO ONLINE SOBRE NOÇÕES DE LIBRAS PARA O AUDIOVISUAL SERÁ REALIZADO NESTE SÁBADO

Intérpretes de Libras ensinarão códigos básicos de comunicação em língua de sinais para o SET audiovisual

Publicado em: 24/01/2025 - 15:01:26

    Neste sábado (25), às 17 horas, no canal da Menino Amarelo Filmes no YouTube, será realizado o seminário online "Noções Básicas de Libras para o SET Audiovisual". Essa iniciativa da equipe de produção da Série Contornos ID visa promover a inclusão de pessoas surdas no audiovisual. O evento é gratuito e aberto à comunidade.
    Durante o seminário, intérpretes de Libras ensinarão códigos básicos de comunicação em língua de sinais para o SET audiovisual e discutirão temas relevantes durante três horas.
    O seminário reunirá profissionais do audiovisual e entusiastas, promovendo networking e fortalecendo a cultura do setor. O objetivo é contribuir para criação de um mercado mais capacitado, diverso e acessível.
    Contornos ID é a terceira temporada da websérie "CONTORNOS". Esta série documental investiga as culturas e costumes que formam a identidade dos feirenses. A estreia será no dia 1º de fevereiro no YouTube.

COMUNIDADE SURDA
    Nesta temporada, a série foca na cultura surda de Feira de Santana, destacando a Libras e mostrando como o lugar onde os protagonistas vivem influenciam suas identidades.
    Nesta temporada a Língua Brasileira de Sinais também é protagonista, guiando o público por paisagens urbanas e falas inspiradoras.
    A 3ª temporada é inteiramente conversada em Libras e será disponibilizada com audiodescrição, audiolegendagem e legendas para surdos. A série tem autoria e direção do cineasta Daniel Sal, produção da Menino Amarelo Filmes e coprodução da Agiliza Digital.
    Este projeto foi contemplado pela Prefeitura de Feira de Santana, Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer e tem apoio financeiro da Lei Paulo Gustavo, Ministério da Cultura e Governo Federal.

AUTORIA: Release da Ascom do Projeto - Elsimar Pondé



A CANTORA E COMPOSITORA TALITHA COSTA PARTICIPA DO "QUEM QUER SER MILIONÁRIO?" NO DOMINGÃO DO HUCK


Publicado em: 23/12/2024 - 15:12:56

    A cantora e compositora Talitha Costa foi a grande participante do quadro “Quem Quer Ser Um Milionário?”, do programa Domingão com Huck, da Rede Globo, neste domingo (22). Ela conquistou um prêmio para investir na sua carreira musical e, em 2025, lançar seu primeiro álbum autoral. A artista ganhou R$ 150 mil em sua participação no programa apresentado por Luciano Huck. Cantora encerrou o quadro soltando a voz.
    Nascida na cidade de Baixa Grande, no interior da Bahia, a 262 km de Salvador, Talitha descobriu seu talento para a música em Feira de Santana, cidade para a qual seus pais se mudaram quando ela tinha seis anos de idade. Desde então, são 18 anos de carreira, acumulando composições, diversos prêmios e o reconhecimento do público feirense.
    No quadro apresentado por Luciano Huck, a cantora baiana teve a oportunidade de mostrar seu talento para todo o Brasil. Com a visibilidade do programa, ela também pretende divulgar seu mais recente trabalho: o videoclipe da canção “Minha Versão”, que já conta com mais de 100 mil visualizações no YouTube. A música retrata a triste trajetória dos negros escravizados no Brasil, dando voz aos personagens dessa história e incentivando a reflexão sobre as consequências do sistema escravocrata na nossa sociedade atual.
    O videoclipe de “Minha Versão” foi lançado em homenagem ao Dia da Consciência Negra, em 20 de novembro. O projeto musical contou com o apoio do Ministério da Cultura, sendo aprovado pela Lei Paulo Gustavo. A canção foi composta por Talitha, e o videoclipe teve direção geral e roteiro de Levy Costa.

Quem é Talitha Costa?
    Além de cantora e compositora, Talitha possui duas formações acadêmicas, sendo Bacharel em Direito e Licenciada em Ciências Biológicas. No entanto, seguindo seu sonho artístico, lançou-se profissionalmente como cantora aos 20 anos de idade e passou a se apresentar em bares e eventos em Feira de Santana.
    Já conhecida no cenário musical feirense, recebeu prêmios como o de Melhor Intérprete Feminina, no Festival Vozes da Terra, foi finalista do Festival de Música da Bahia, em Vitória da Conquista, e passou a acumular participações em eventos maiores, como São João da Bahia, Carnaval e apresentações na famosa Micareta de Feira há mais de 10 anos.
    Durante sua carreira, Talitha também compôs canções como “Mais um Dia”, sendo a sua primeira música solo, e “Chantilly e Morango”, que teve um videoclipe com a produção do músico Pierre Onassis. Ambas foram lançadas em 2022 e, juntas, acumulam mais de 16 mil visualizações no YouTube.
    Confira o videoclipe Minha Versão: https://www.youtube.com/watch?v=5A8R92rTp8s

AUTORIA: Release da Vamo Assessoria



MAC ACERVO EM FOCO - COLETIVA ABERTA AO PÚBLICO A PARTIR DE 19/12


Publicado em: 19/12/2024 - 17:12:45

    A exposição “MAC Acervo em Foco” chega ao Museu de Arte Contemporânea Raimundo de Oliveira (MAC) no dia 19/12/2024 e reúne mais de 50 obras de artistas do cenário baiano da arte contemporânea, como Goya Lopes, Paulo Pereira, Juraci Dórea, Calasans Neto, Rubem Valentim, Juarez Paraíso, Gil Mário, entre outros. Os trabalhos mais recentes que compõem o acervo se encontram nessa exposição no núcleo intitulado Acervo em transformação.
    Desde a fundação do Museu em 1996, as obras que originaram o acervo do MAC surgiram através de doação dos próprios artistas e, doação de terceiros. São artistas que apresentam trabalhos pertinentes no cenário artístico contemporâneo brasileiro e internacional.
    Com curadoria de Gaspar Medrado e co-curadoria de Georgia Pitombo, Laiane Nunes e Ronaldo Agrestino, a exposição “MAC Acervo em Foco” é uma coletiva com trabalhos em pintura, desenho, pastel, fotografia, entre outras. A mostra está dividida em um recorte curatorial em que apresenta o acervo do MAC em seis núcleos: Diálogos pertinentes, Do espaço-tempo, Formas de perceber, Coisas não ditas, Os diferentes e Acervo em transformação.

Serviço:
Exposição Coletiva: MAC Acervo em Foco
Abertura: 19/12/2024 às 17h
Período: 19/12/2024 a 22/02/2025
Horário: Terça-feira a Sexta-feira das 8h às 17h e Sábado das 13h às 17h
Visitação: Gratuita
Classificação: Livre

AUTORIA: Release da Ascom do MAC - Museu de Arte Contemporânea Raimundo Oliveira



MAC - MUSEU DE ARTE CONTEMPORÂNEA RAIMUNDO DE OLIVEIRA - 2024 - UM ANO DE BRILHO E REALIZAÇÕES

Matéria extraída do Relatório de Atividades do MAC em 2024: um ano de muita arte, cultura e educação em Feira de Santana!

Publicado em: 18/12/2024 - 16:12:54

    O Museu de Arte Contemporânea Raimundo de Oliveira (MAC) teve um ano de 2024 repleto de atividades e conquistas. Foram mais de 108 eventos, incluindo exposições, cine debates, palestras, oficinas e recebemos cerca de 7.657 visitantes.
 
Confiram alguns destaques:

- EXPOSIÇÕES:
- Coletiva FeminiNUS, Olhos de Colheita - Jerônimo, Visualidades Incertas - Acervo do MAC, Cinquenta - Dida Murta, 16° Panorama de Fotografia, Fachadas e Afetos - Nilo Teixeira e Rafael Andrade, Meu quintal é maior que o mundo, Entre Formas - Acervo do MAC, Percurso e Fé - Rosalice Azevedo, Acervo em Transformação - Acervo do MAC, Nós em Feira, Inquietação - Felipe Carvalho Cunha, FeminiNUS II - Simone Rasslan, Cordéis - Jurivaldo Alves e Inventividade - Zé da Congas.

- EVENTOS:
- Seminário da Rede Nacional de Mulheres Negras no Combate à Violência, Mostra de cinema C.L.U.B., Lançamento do EP da banda de rock Conjura, Desfile Atílio`s Afro & Fashion, Concurso Miss & Mister Afro Mirim, Mostra da Diversidade Cultural e Troféu Nossa Gente.

- OFICINAS:
- Introdução à História da Arte, Escrita com Agulha e Linha, Alinhavando memórias: bordado em fotografia, Feirema: um poema diFeireseado, Oficina de Isogravura, Os MACs do Brasil, A cor e a Linha em Dida Murta e Viagens pelos prédios históricos de Feira de Santana.

- CURSOS FORMATIVOS DA EQUIPE:
- A equipe MAC realizou diversas formações ao longo do ano, com o objetivo de capacitação e promoção da troca de conhecimentos e experiências. As principais formações são: Balaio de Feira, Caravana Energia da Cultura, Patrimônio Cultural da UEFS.

- VISITA FORMATIVA AOS MUSEUS DE SALVADOR:
- Com o objetivo de aprimorar nossas atividades, a equipe do MAC visitou os principais museus de Salvador. A experiência nos proporcionou um rico aprendizado e novas ideias para o futuro. Cada museu visitado nos trouxe inspirações, possibilitou trocas e gerou inquietações para pensar cada vez mais em melhorias.

- PESQUISA E DIFUSÃO:
- O museu ganhou ainda mais visibilidade ao ser objeto de estudos acadêmicos e receber diversas visitas de estudantes de diferentes áreas. Um estudo de caso, realizado por uma graduanda em Artes Visuais da UFRB, analisou a implementação do setor educativo do MAC, evidenciando a relevância deste espaço para a formação de novos artistas.

- VISITAS GUIADAS:
- Foram contabilizadas em visitas guiadas de escolas e colégios cerca de 790 pessoas, entre alunos e professores. Nessas visitas, foram realizadas oficinas pensadas e criadas para todos os públicos, denominadas de “Oficina de Releitura” e “Museu Ideal”.

- DOAÇÕES:
- O Museu de Arte Contemporânea Raimundo de Oliveira (MAC) de Feira de Santana recebeu doações inestimáveis de obras de renomados artistas plásticos e visuais como: Graça Ramos, Leonice Barbosa, Gabriel Ferreira, Jean Lima, Dida Murta e Nen Cardim e outras doações estão sendo negociadas. Essa  contribuição enriquece significativamente o Acervo Permanente da Instituição.

- Agradecemos a todos que fizeram parte deste ano incrível!
- Compartilhe e ajude a espalhar a arte e a cultura!

Em 2025, continuaremos juntos construindo um museu cada vez mais vivo, inclusivo e inspirador.

AUTORIA: Viva Feira a partir do relatório de atividades do MAC em 2024
Fotos




LUCIANA COQ LANÇA NOVA MÚSICA NESTA QUINTA

Single é o quinto lançado pela artista que vive em Feira de Santana há mais de uma década

Publicado em: 10/12/2024 - 20:12:38

    A cantora e compositora Luciana Coq lança nesta quinta-feira (12), nas principais plataformas de música, seu mais novo single “Essa Canção Especial”, mais um trabalho produzido por Gustavo Koshikumo.
    Com cinco músicas produzidas desde 2022, Luciana vai lançar novos trabalhos no próximo ano, quando inclusive deve realizar shows para apresentar o repertório de canções autorais e releituras ao público. “Alguns trabalhos estão em processo adiantado de produção e 2025 certamente será muito intenso e especial na minha trajetória como artista”, prevê.
    Sobre o processo de produção de “Essa Canção Especial”, Luciana explica que recorreu a estratégia, que quase sempre adota, de fazer a melodia e em seguida ir construindo a letra.
    Quanto a motivação para composição deste novo single, ela esclarece que “não é uma música que tenha sido feita a partir de uma inspiração única, mas sim do meu olhar sobre o amor de forma geral: entrega, envolvimento e aquela vontade de externar esse sentimento para o mundo”.
    A captação da voz de Luciana foi realizada no estúdio Via Sonora, dirigido pelo músico e produtor Anselmo Roberto, que também já é parceiro da artista desde trabalhos anteriores.

ARTISTA DE NASCIMENTO
    Influenciada desde muito cedo pelo interesse dos seus pais pela arte, Luciana começou a tocar, cantar e compor ainda muito jovem. No entanto, apesar do convívio com esse ambiente, ela enveredou por outras áreas, fez História e depois cursou Direito.
    Tempos depois, a relação de Luciana com a música ganhou corpo novamente e nos últimos dois anos rendeu algumas canções que estão disponíveis nas plataformas. Luciana é baiana de Nova Fátima, mas está radicada em Feira de Santana há mais de uma década.

AUTORIA: Release da Ascom do lançamento - Elsimar Pondé



RECITAL “IN VIVO” COM NÍVIA MARIA E MARIANA PAIM

No dia 15 de dezembro, às 18h, o Miss Brown Café será palco do Recital In Vivo, um evento protagonizado pela poesia, que mistura literatura, música e muitos encontros.

Publicado em: 03/12/2024 - 00:12:10

    Com a proposta de realizar uma série de leituras/declamações de poemas de autoria das escritoras baianas Nívia Maria Vasconcellos e Mariana Paim, o “Recital In Vivo” desenhará um percurso em meio à produção poética das autoras, a partir de algumas das suas confluências e ressonâncias. Passeando por temas comuns, mas dizendo também dos seus diferentes processos de produção, Nívia e Mariana dão voz aos seus poemas e conversam também sobre a sua relação com a leitura, a escrita e algumas das questões do nosso tempo. Além disso, trazem à cena poemas de outras vozes com as quais dialogam. Dessa forma, o recital acaba revelando muito do processo criativo de ambas e sendo um convite e incitação à composição literária.
    A noite começa com um pocket show da cantora e compositora Dayane Sampaio. No final, o público terá a oportunidade de participar do microfone aberto, compartilhando seus próprios poemas, fazendo perguntas ou contribuindo de outras formas criativas.
    O evento é um convite à apreciação artística e ao diálogo, destacando-se como uma celebração da poesia, realçando também a beleza da amizade.

Compartilhe e Participe!

Onde: Miss Brown Café
Endereço: Rua Barão do Rio Branco, 290, Bairro Serraria Brasil, Feira de Santana
Quando: 15 de dezembro
Horário: 18h00
Entrada: R$ 10,00

AUTORIA: Release da Ascom do evento



VAQUINHA SOLIDÁRIA PARA TURNÊ DO ESPETÁCULO "QUEM É VOCÊ NA FILA DO PÃO" EM SÃO PAULO

Vaquinha Solidária para Turnê do Espetáculo "Quem é Você na Fila do Pão", com o Ator Premiado Adriano Lima

Publicado em: 29/11/2024 - 15:11:02

    O espetáculo "Quem é Você na Fila do Pão" , uma comédia baiana  que tem conquistado o público fora da Bahia, estará em cartaz na cidade de São Paulo durante todo o mês de janeiro, trazendo o talento e o carisma do premiado ator Adriano Lima . Com humor autêntico e um texto que faz refletir sobre  a pandemia e o cotidiano de maneira leve e divertida, a peça promete encantar plateias por onde passar.

As apresentações ocorrerão nos seguintes locais em São Paulo:
Mantra Gourmet  e Bar
Bixiga Comedy
Teatro Ruth Escobar
Teatro Santo Agostinho
Além das sessões na capital paulista, a turnê também traz o espetáculo para cidades próximas e para o litoral, com apresentações em Santos , Guarujá e São Vicente , ampliando o alcance dessa experiência cultural única.

    Para que essa grande jornada seja possível, foi lançada uma vaquinha solidária para arrecadar valores que cobrirá os custos de produção, transporte e logística. Estamos contando com o apoio de todos que acreditam na força transformadora da comédia e na valorização do teatro brasileiro.
    Participe da campanha e ajude a levar a arte para mais pessoas!
Link : 5223658@vakinha.com.br

Contato para mais informações:
75-981087313

Quem é você na fila do pão?  um espetáculo que é um verdadeiro sucesso da comédia baiana" agora em São Paulo

AUTORIA: Release da Ascom da Produção do espetáculo



DOCUMENTÁRIOS SOBRE SONS DO CANDOMBLÉ SERÃO EXIBIDOS NESTA SEXTA NO PROJETO CINE NOISE

Atividade será aberta às 19h30 na Casa Noise com acesso gratuito

Publicado em: 27/11/2024 - 22:11:45

    A quarta etapa do projeto Cine Noise será realizada nesta sexta-feira (29), a partir das 19h30, com a exibição dos documentários "É d’Oxum: a força que mora n’água” e “As gravações de Turner na Bahia”. A atividade tem acesso gratuito.
    O documentário curta-metragem "É d’Oxum: a força que mora n’água” apresenta a criação desta que é uma das obras musicais que melhor traduz o sentimento de pertencimento identitário soteropolitano e baiano. A direção é de Day Sena.
    Expressa em cada verso da canção, a relação entre a natureza e o candomblé é um aspecto cultural e simbólico essencial do jeito de ser baiano, presente na memória afetiva do povo, seus festejos e crenças. Além dos depoimentos dos autores da música, o filme conta com as participações de Ana Mametto, Armandinho, Daniela Mercury, Edvaldo Brito, Lia Chaves, Márcia Short, Margareth Menezes, Ubiratan Marques e Roberto Sant’Ana.
    A segunda exibição trata das pesquisas conduzidas na Bahia no início da década de 1940 pelo linguista afro-americano Lorenzo Turner, em terreiros de candomblé de Salvador e do Recôncavo Baiano, que deixaram como legado preciosos registros em áudio de personalidades religiosas como Mãe Menininha do Gantois, Joãozinho da Goméia e Manoel Falefá.
    O documentário “As gravações de Turner na Bahia”, dirigido por Gabriela Barreto, aborda a importância do fazer musical nestas comunidades, traçando um panorama entre o material gravado na Bahia antiga e a tradição oral ainda cantada e tocada em terreiros e na música popular baiana.

CINE NOISE
    O projeto exibe de forma gratuita documentários musicais, especialmente de produtores audiovisuais baianos, apresentando narrativas sonoras baianas e difundindo a produção do estado no campo musical e do audiovisual. As exibições foram iniciadas em setembro.
    Essa ação também promoveu a adequação física do espaço cultural Casa Noise para abrigar uma sala de cinema, com lotação máxima de até 50 pessoas, garantindo as devidas condições de acessibilidade.
    A contrapartida do projeto é a exibição destes filmes para o público da Casa Noise e para os estudantes de unidades escolares da rede estadual de ensino em Feira.
    O projeto foi contemplado pela Prefeitura Municipal de Feira de Santana, Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer e tem apoio financeiro da Lei Paulo Gustavo, Ministério da Cultura e Governo Federal.

AUTORIA: Release da Ascom do Projeto Cine Noise - Elsimar Pondé



ABRAM OS CAMINHOS

"Abram os Caminhos" retoma a sua jornada em Feira de Santana, nos dias 22 e 23 de novembro.

Publicado em: 18/11/2024 - 10:11:44

    Com música, dança e textos que ajudam na desconstrução esteriotipada da mulher e do homem negro, bem como dos orixás, o espetáculo "Abram os Caminhos" retoma a sua jornada em Feira de Santana.
    Encenada com base nas releituras de Carolina de Jesus, Oxum, Chica da Silva entre outras personalidades históricas e ancestrais, as narrativas são apresentadas com muita versatilidade, leveza e encanto.
    Com apresentação prevista para os dias 22 e 23 de novembro, o espetáculo de teatro negro encenada pela "Ser"tão Preto Cia.de Teatro tem texto e direção geral de Keu Costa, assistência de direção de Milena Calmon e produção de Tohn Moreira.

O que: ABRAM CAMINHOS
Onde: Centro Universitário de Cultura e Arte
Quando:  22 e 23 de novembro
A que horas: 20h00
Classificação: 16 anos
Ingressos: R$20,00 inteira e R$10,00 meia (válida para estudantes, professores, idosos, pessoas com deficiência e acompanhante (se necessário) e artistas.)
Adquira já os Ingressos disponíveis pelo Sympla:
Dia 22 de novembro acesse: https://www.sympla.com.br/abram-os-caminhos__2721379
Dia 23 de novembro acesse: https://www.sympla.com.br/abram-os-caminhos__2733941

AUTORIA: Release da Ascom do Espetáculo - Marciclleyde dos Santos Costa



Mais Notícias

     O projeto está sendo financiado pelo fundo de cultura municipal, ...

    Os visitantes da 21° Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT),...

    A cidade de Feira de Santana sediará entre os dias 24 e 27 de setembro,...

    A interseção entre criatividade e sustentabilidade se torna cada...

    Prepare-se para uma experiência única que mistura adrenalina, sup...

    De 27 de agosto a 01 de setembro acontecerá em Feira de Santana - Bahia...

    “Desde que lancei o álbum Alegria, as pessoas que acompanham meu ...

    De 15 de agosto a 13 de setembro de 2024, acontece no Museu de Arte Contempor&...

    Em uma noite de literatura, música e arte, a programação ...


Página de 62
| | | | |

 

Apoio Cultural:


© 2025 - Todos os direitos reservados - www.vivafeira.com.br