A Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) divulgou edital de processo seletivo para contratação temporária de profissionais de níveis médio e superior atr avés do Regime Especial de Direito Administrativo (Reda). Em um único edital estão sendo oferecidas 51 vagas para diversas áreas. As inscrições podem ser feitas entre 27 de janeiro e 13 de fevereiro. A seleção é organizada pela Pró-reitoria de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas (PGDP) e executada pelo Instituto de Desenvolvimento e Capacitação (IDCAP).
A contratação de profissionais pelo Reda é emergencial e contempla cargos que não estão previstos nas carreiras de técnicos e analistas universitários. 'São profissionais que a gente pretende contratar para suprir as necessidades da universidade. A presença deles vai dar celeridade à organização de processos, arquivos e procedimentos de alguns setores', afirmou Marília Rosa, pró-reitora de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas da Uefs.
A seleção será constituída de provas objetiva, de caráter eliminatório e classificatório, e de títulos, de caráter classificatório. O prazo de validade do processo será de dois anos, contado da data da homologação do resultado final. As vagas são, por exemplo, para auxiliar de biblioteca, editor de animação, técnicos agrícola, em edificações e em Química, arquivologias, jornalistas e médicos veterinários. A lista completa e o edital com mais informações estão disponíveis em www.idcap.org.br/informacoes/179.
Vagas para técnico em Saúde Bucal
A Uefs também publicou edital para contratação temporária de técnico em Saúde Bucal. Estão sendo ofertadas duas vagas. O candidato precisa ter certificado de Formação Técnica Profissionalizante de Nível Médio em instituição reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC), com registro no Conselho Regional de Odontologia (CRO). As inscrições podem ser feitas entre 27 de janeiro e 13 de fevereiro através do site www.idcap.org.br/informacoes/180.
AUTORIA: Assessoria de Comunicação Social da Uefs
MESTRE BULE-BULE SE APRESENTA NO FESTIVAL DE VIOLEIROS DE FEIRA DE SANTANA
O Centro Universitário de Cultura e Arte (Cuca) da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) receberá o Mestre Bule-Bule em apresentação musical no 46º Festival de Violeiros de Feira de Santana 2024. O evento, que também contará com uma disputa entre repentistas de diversos estados do nordeste, será no dia 01 de novembro, a partir das 18h, no Teatro Universitário do Cuca. A entrada é gratuita.
O repentista, cordelista, sambador, tiraneiro e forrozeiro Bule-Bule, importante divulgador da cultura do repente, já participou de outros festivais de violeiros em Feira de Santana como competidor, mas desta vez fará a abertura e o encerramento do evento, que já é tradicional na cidade.
Em sua 46ª edição, o Festival de Violeiros de Feira de Santana 2024 contará com 5 duplas de repentistas de diferentes estados do nordeste disputando o primeiro lugar: Hipólito Moura (PI) e Jaciel Rufino (PE); Edvaldo Zuzu (PE) e Daniel Olímpio (PE); Vem Vem do Nordeste (SE) e Galego da Viola (SE); Raimundo Caetano (PB) e Rogério Meneses (PB); Nadinho de Riachão (BA) e Leandro Tranquilino (BA). Os versos improvisados pelos violeiros serão avaliados por uma mesa julgadora formada pelo Prof. Dr. Aaron Lopes, Franklin Maxado, Jackson Ramos e Antônio Maracujá.
Para os apreciadores da culinária nordestina, haverá venda de comidas típicas na Feira de Saberes e Sabores da Uefs. Além disso, o Festival também será transmitido ao vivo no YouTube e Instagram da TV Olhos D’Água. A apresentação do evento ficará por conta do jornalista Tanúrio Brito.
Programação
18h00 – Abertura do Teatro Universitário
18h30 – Cerimônia de abertura
18h50 – Show de abertura de Bule-Bule
19h20 – Apresentação das duplas de violeiros
21h20 – Resultado do Festival
21h30 – Show de encerramento de Bule-Bule
Sobre o Festival de Violeiros de Feira de Santana
O Festival de Violeiros de Feira de Santana é um evento que celebra a cultura do repente de viola nordestino. Criado em 1975 pelos violeiros feirenses Caboquinho, Dadinho e João Ramos, já foi palco de grandes repentistas nordestinos, como Ivanildo Vila Nova, Pedro Bandeira, Daudeth Bandeira, Severino Feitosa, Mocinha de Passira, João Lourenço e Antônio Queiroz.
Patrimônio Cultural do Brasil pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) desde 2021, o Repente, também conhecido como Cantoria, reúne um conjunto de narrativas orais, cantorias e poesia popular improvisadas acompanhadas pela viola caipira. Em competições como o Festival de Violeiros de Feira de Santana, os violeiros, também conhecidos como poetas ou repentistas, improvisam sobre temas e métricas diversas.
Visando a manutenção da tradição do repente na cidade e a preservação do Festival, o Cuca/Uefs organiza o Festival de Violeiros de Feira de Santana desde 2023 em parceria com a Associação de Violeiros e Trovadores da Bahia (AVTB), presidida por João Ramos, um dos criadores do evento.
O 46° Festival de Violeiros de Feira de Santana 2024 é realizado pela Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), através do Centro Universitário de Cultura e Arte (Cuca), e pela Associação de Violeiros e Trovadores da Bahia (AVTB), com apoio da Prefeitura Municipal de Feira de Santana, da TV Olhos D’Água e da Feira de Saberes e Sabores, um projeto da Incubadora de Iniciativas da Economia Popular e Solidária da Uefs.
SERVIÇO:
Evento: 46º Festival de Violeiros de Feira de Santana 2024
Data: 01/11/2024
Horário: 18h
Local: Teatro Universitário do Cuca
Entrada gratuita (doação de 1kg de alimento não perecível opcional
AUTORIA: Release da Ascom da UEFS
SISBI UEFS REALIZARÁ A SEMANA NACIONAL DO LIVRO E DA BIBLIOTECA
A Semana Nacional do Livro e da Biblioteca (SNLB) é um evento anual promovido pelo Sistema Integrado de Bibliotecas da Universidade Estadual de Feira de Santana (SISBI UEFS), com a finalidade de celebrar a diversidade nas interações com a comunidade. A SNLB é um evento nacional regulamentado por meio do Decreto n° 84.631 de 1980 e busca promover a inclusão e o respeito às diferenças, destacando a importância de um atendimento que acolha a pluralidade cultural, social e étnica da população.
Nesta edição, que ocorrerá de 21 a 25 de outubro, o tema “Pluralidade no Atendimento ao Público” foi escolhido para refletir a necessidade de um diálogo aberto e sensível, que reconheça e valorize as múltiplas vozes presentes na sociedade, cujo impacto vai além da esfera acadêmica, envolvendo todos os cidadãos e cidadãs.
Fazendo alusão à lei 14.794, que torna 2024 o Ano Nacional Fernando Sabino, o homenageado deste ano será o escritor, jornalista e poeta brasileiro Fernando Sabino, reconhecido por suas obras que capturam a essência da vida cotidiana, explorando temas como a amizade, a juventude e as relações humanas com sensibilidade e um toque de humor.
A Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) está entre as 100 melhores universidades brasileiras em lista divulgada pela QS Top Universities. A seleção feita pela QS Quacquarelli Symonds, especialista global em educação superior, analisou quase 100 instituições de ensino superior no Brasil. As Universidades Federal da Bahia (Ufba), do Estado da Bahia (Uneb) e do Vale do São Francisco (Univasf), que tem campi em cidades baianas, também estão na lista. Na América Latina e no Caribe foram avaliadas 437 universidades de 23 países.
O ranking avalia critérios como reputação acadêmica, reputação do empregador, formação do corpo docente, participação em rede internacional de pesquisa, programas de intercâmbio e pesquisa, citação por artigos, entre outros. A Uefs ocupa a 58ª posição entre as melhores universidades brasileiras. O resultado da 14ª edição do QS World University Ranking pode ser acessado através do link https://www.topuniversities.com/.
A reitora da Uefs, Amali Mussi, celebrou o reconhecimento da universidade em uma avaliação que analisa instituições de diversos países. 'Todo o instrumento que reconhece os nossos processos de ensino, pesquisa, extensão, internacionalização, a formação dos nossos professores, do nosso corpo técnico, todo esse conjunto de fatores é um reconhecimento do que a Uefs tem feito para consolidar a sua qualidade e excelência no desenvolvimento de suas atividades institucionais', afirmou.
AUTORIA: Release da Ascom da UEFS
FINEP REALIZA EVENTO NA UEFS PARA APRESENTAR E OPORTUNIZAR FINANCIAMENTOS
Na próxima semana, dia 24 de julho, a Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) vai sediar o "Finep Day", evento que visa apresentar as diversas oportunidades de financiamento oferecidas pela Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).
A iniciativa, alusiva aos 57 anos da Finep, tem acontecido em diversos Estados com propostas voltadas para empresas de todos os portes e também para instituições de ensino, que podem captar recursos através de editais. De acordo com Douglas Freitas, analista de fomento (Finep/Nordeste), o Finep Day vai ser uma abertura das ações da Finep na Bahia. "A programação vem acontecendo em todo país, desde o início do ano, e a ideia é trazer o portfólio dos produtos da Finep. Temos taxas completamente subsidiadas para empresas a partir de 2% ao ano, sem lOF, para todos os setores. A Bahia, Feira de Santana e região precisa conhecer esse recurso e saber como acessá-lo", explicou o analista.
A Uefs participa da organização do evento através do Núcleo de Inovação e Tecnologia (NIT), coordenado pelo professor Ângelo Loula. Para ele o grande desafio é do Finep Day é "mostrar que Feira de Santana é, de fato, uma cidade capaz de gerar ciência, tecnologia e inovação. Tanto pelo lado das instituições de pesquisa ou institutos de ciência e tecnologia, quanto pelo lado das empresas. O evento vai ser importante também para mostrar que estamos abertos, enquanto universidade, para construirmos projetos conjuntos com empresas que gerem inovação. Fato importante para o desenvolvimento socioeconômico da região e do Estado".
"É com grande entusiasmo que recebemos o "Finep Day" na Universidade Estadual de Feira de Santana. Este evento representa uma oportunidade ímpar para estreitarmos os laços entre a academia, as empresas e os órgãos de fomento à inovação. A parceria com a Finep reforça nosso compromisso em promover a ciência, a tecnologia e a inovação como pilares fundamentais para o desenvolvimento socioeconômico da nossa região”, destaca a reitora Amali Mussi.
A programação será iniciada às 13h30, no campus da Uefs, e será composta por: Apresentação Finep e Chamadas Finep Mais Inovação; Crédito Direto e Descentralizado; Coquetel de Encerramento
Os candidatos convocados e habilitados na Chamada Regular e Lista de Espera do Sisu devem estar atentos ao envio da documentação da Solicitação Online de Matrícula (Etapa 1).
Além disso, é importante que os convocados e convocadas para a Chamada Regular e da Lista de Espera acompanhem a Etapa 2 e o Cronograma do Processo de Heteroidentificação.
Informamos que o prazo para o envio de documentos foi prorrogado até às 23h59min do dia 07/07/24.
Caso não tenha recebido as credenciais por e-mail, entre em contato com a CPAFIR pelo endereço: propaae.cpafir@uefs.br.
O estudante deverá acessar o Sistema de Heteroidentificação da UEFS, através do link presente no edital com a senha de acesso que foi enviada por e-mail (informado no ato da inscrição) e, por meio desse Sistema, realizar o envio dos documentos solicitados.
Para compreender todo o processo, o/a candidato/candidata deve acessar a Cartilha de Heteroidentificação, que está no site da Coordenação de Seleção e Admissão (CSA): csa.uefs.br.
Na cartilha, os candidatos e candidatas encontram quais são os documentos necessários para o processo de heteroidentificação e todas as instruções para o envio dos documentos. Os estudantes também podem conferir o cronograma com as datas de envio dos documentos na página da CSA.
AUTORIA: Release da Ascom da UEFS
COMUNICADO À COMUNIDADE UNIVERSITÁRIA E À SOCIEDADE EM GERAL
A Reitora da Universidade Estadual e Feira de Santana, por carta, através da Ascom da Uefs, comunica a sociedade feirense, o pedido de afastamento da Vice-reitora, Profa. Dra. Evanilda Souza de Santana Carvalho, da função, para tratamento de saúde.
A vida nos apresenta caminhos inesperados e, às vezes, precisamos fazer escolhas difíceis para cuidar do que é precioso e essencial. Hoje, 17 de junho, queremos compartilhar com a comunidade universitária e a sociedade em geral uma notícia que traz em si, acima de tudo, a necessidade de compreensão e acolhimento.
A Vice-reitora, Profa. Dra. Evanilda Souza de Santana Carvalho, nossa querida professora Eva, apresentou na manhã desta segunda-feira (17) sua carta de renúncia ao cargo, motivada pelo seu atual estado de saúde. Nós, gestores e gestoras, acompanhamos de perto o delicado histórico de saúde da Profa. Eva que, subitamente, passou a exigir um novo grau de atenção e cuidado. Em função de uma recomendação médica de afastamento temporário, a Profa. Eva tomou a difícil decisão de renunciar ao cargo. Entendemos a complexidade dessa decisão e a apoiamos integralmente, sabendo que, neste momento, se afastar das suas atividades laborais é o melhor caminho para seu bem-estar.
Nossa gestão sempre colocou as pessoas em primeiro lugar, e a saúde da Profa. Eva é de extrema importância para todos nós. Este é um momento para demonstrarmos nossa empatia e compreensão, reconhecendo a profundidade do seu compromisso com a universidade. A atitude da nossa sempre corajosa professora nos inspira a seguir com afeto, gratidão e esperança, enquanto continuamos trabalhando pela nossa Uefs
Na sessão do Conselho Universitário (CONSU), a carta de renúncia foi lida e a vacância do cargo foi oficializada. Queremos tranquilizar a todos de que os trabalhos acadêmicos e administrativos continuarão firmes, e a vacância do cargo de Vice-reitor será preenchida dentro dos limites legais.
Neste momento, a nossa única urgência é expressar nosso carinho e apoio à Profa. Eva Carvalho. Sua dedicação, luta e amor pela universidade nos tocam profundamente. Cada passo dado por ela em nossa instituição deixa uma marca de inspiração e força. Toda a comunidade universitária está unida desejando à professora, colega e acima de tudo amiga, uma recuperação plena.
Amali de Angelis Mussi
Reitora
AUTORIA: Release da Ascom da UEFS
ESTUDANTE DA UEFS VAI DA GRADUAÇÃO PARA O DOUTORADO NA INGLATERRA
A Universidade Estadual de Feira de Santana comprova sistematicamente a excelência na qualidade de ensino através de resultados concretos, formando qualidade no mercado educacional brasileiro.
Da graduação para o doutorado na Inglaterra. É assim que o egresso da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), Igor dos Santos Mota, de 24 anos, vai dar sequência aos estudos e pesquisas que já realiza. Formado em Letras com Inglês em 2024, o baiano do Povoado de Bela Vista, município de Cansanção, irá estudar por quatro anos Ph.D. em Educação, a partir do final de junho, na cidade de Derby. A entrevista para o doutorado aconteceu antes mesmo da defesa do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) e a aprovação chegou dois dias depois da defesa.
O jovem pesquisador vai trabalhar com a proposta de decolonizar o currículo universitário. Segundo Igor, não há muitos estudos no campo das políticas linguísticas voltadas para o continente africano e uma das propostas do TCC defendido por ele era incluir novas vozes na conversa. 'Enquanto um estudioso das políticas linguísticas educacionais, reconheço que o currículo, seja ele formal ou oculto, é uma política, que serve a interesses sociais, culturais e históricos, de manutenção ou não de um status quo. É fulcral pensar o porquê de nossas referências na academia ainda serem majoritariamente europeias, brancas e cis-hétero-patriarcais', explicou.
Ano passado, Igor foi bolsista de mobilidade acadêmica da Assessoria Especial de Relações Institucionais (Aeri) da Uefs. O jovem ficou um semestre acadêmico em Portugal, onde cursou cinco disciplinas na Universidade do Minho. 'Foi uma experiência muito desafiadora, mas única. Academicamente, serviu para me ensinar que a qualidade do nosso ensino público não perde em nada para boas instituições portuguesas. Pessoalmente, durante o intercâmbio pude conhecer novas culturas, falar novas línguas, visitar novos lugares, me conectar com novas pessoas', afirmou.
Antes do intercâmbio acadêmico, Igor participou de programas de ensino, pesquisa e extensão da Uefs, como bolsista e como voluntário. Ele acredita que a formação dentro do Núcleo de Línguas do Idiomas sem Fronteiras (NucLi-IsF) e do Programa Portal: ensino aprendizagem de línguas foi fundamental na aprovação do doutorado. 'Foi dentro desses programas que eu pude desenvolver, antes de tudo, minha experiência profissional, enquanto professor de línguas, e minhas habilidades de escrita científica e comunicação acadêmica. Foi lá que eu me encontrei e me enxerguei enquanto cidadão do mundo. Sem o currículo que as equipes NucLi-IsF e Portal me deram eu não teria me destacado entre os colegas de outros países ou entre os outros candidatos à vaga do Ph.D', ressaltou.
Jovem, nordestino do interior da Bahia e oriundo de universidade pública, Igor dos Santos Mota quer deixar uma contribuição na área de educação. O desejo é transformar a sociedade a partir dos estudos. 'Acredito na educação libertária de Paulo Freire, a que estimula o pensamento crítico e fortalece o nosso esperançar de um mundo mais justo, plural e democrático. Foi a Educação que transformou a vida da minha mãe, Railda Mota, minha primeira referência de educadora. E foi ela quem transformou a minha vida (e a de muitos alunos dela), me inspirando a ser o profissional que sou hoje e o futuro doutor que serei brevemente'.
AUTORIA: Release da Ascom da UEFS
FESTIVAL DA UEFS EXPLORA A DIVERSIDADE INSTRUMENTAL DA SANFONA
A multiplicidade e profusão de sons que podem ser criados através do manejo da sanfona vão estar em evidência em mais uma edição do Festival de Sanfoneiros da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs). O evento, em sua 13ª edição, está programado para a próxima quarta-feira (29), a partir das 17h30, no Auditório Central do campus universitário, e reunirá finalistas de diferentes estados do Brasil.
Para esta edição, foram selecionados 9 sanfoneiros: 3 para categoria nacional; 2 na categoria regional nordestina até 8 baixos; 2 para categoria regional nordestina acima de 8 baixos; e 2 na categoria infantojuvenil. O público este ano poderá interagir com os finalistas, enviando perguntas e comentários sobre as apresentações, durante o evento.
O Festival de Sanfoneiros, realizado pelo Centro Universitário de Cultura e Arte (Cuca), terá entrada gratuita e diversas atrações. A abertura ficará por conta do 'Som da Mata', grupo do Vale do Capão formado apenas por mulheres, que apresenta músicas autorais e tradicionais de gêneros como ciranda, coco, ijexá, samba e forró. O grupo Raízes do Nordeste, banda de forró de Feira de Santana, também se apresentará no Festival.
Um espetáculo multimídia também fará parte da programação, com participações musicais de DJ Shikuro (Feira de Santana-BA) e Valentina Sanfoneira (Vale do Capão-BA) e visualizações do VJ Bug Visuals (Salvador-BA). O público também contará com a 'Feira de Saberes e Sabores', espaço de comercialização de peças de artesanato e comidas típicas nordestinas.
O 13º Festival de Sanfoneiros de Feira de Santana, de acordo com Geovane Mascarenhas, diretor artístico do evento, apresentará um espetáculo multimídia explorando a aparente dualidade entre o 'antigo' e 'moderno', o 'passado' e o 'futuro', o 'rústico' e o 'altamente tecnológico'.
O evento marca o início das comemorações dos 48 anos da Uefs que será comemorado ao longo deste ano, com diversas outras programações.