menu
-Agenda Cultural
-Restaurantes
-Teatros
-Museus
-Comentários
-Fale conosco
-Política de Privacidade
-Utilidade Pública
-Links Feirense
-Artes Cênicas
-Artes Visuais
-Artesanato
-Bandas
-Literatura
-Músicos
ENTRETENIMENTO
-Cinema
-Arquivo de Eventos
-Festival Vozes da Terra
-Festival Gospel 2010
-Natal na Praça 2010
-Micareta 2011
-Últimos Eventos
-Radio Viva Feira
-TV Viva Feira
-Videos Viva Feira
COLUNISTAS
-Alberto Peixoto
-Emanoel Freitas
-Luís Pimentel
-Raymundo Luiz Lopes
-Sandro Penelú
 
 
 
CÂMARA DE FEIRA HOMENAGEIA MULHERES FEIRANTES, E PRODUTORES CULTURAIS LANÇAM DOCUMENTÁRIO SOBRE SEU PROTAGONISMO


Publicado em: 09/03/2025 - 20:03:25

.    No dia 10 de março, às 9h, a Câmara de Vereadores de Feira de Santana promoverá uma sessão especial em homenagem às mulheres feirantes da cidade. A iniciativa, de autoria do vereador Silvio Dias, acontece no mês da mulher e busca reconhecer a importância dessas trabalhadoras para a economia local.
    Durante a sessão, será lançado oficialmente o mini documentário “Mulheres Feirantes, Elas Resistem”, idealizado pelos produtores culturais Anselmo Roberto, Márcia Porto e Carlos Augusto. O projeto foi realizado com apoio do edital Mostra da Diversidade Cultural – Edição Especial Balaio de Feira, do Ministério da Cultura e da Belgo Arames.
    O documentário destaca a força e a resistência dessas mulheres, que representam 90% dos feirantes da cidade, além de chamar a atenção para as necessidades e desafios que enfrentam diariamente.
    Além da exibição do documentário, algumas feirantes serão homenageadas e receberão uma medalha de reconhecimento. A sessão contará também com a presença da presidente do Sindicato dos Agricultores de Feira de Santana, Adriana Lima, entre outras autoridades e convidados.
    O documentário estará disponível na íntegra no canal do Programa Viva Vooz Web no YouTube, ampliando o alcance da iniciativa e contribuindo para a valorização dessas trabalhadoras essenciais para Feira de Santana.

AUTORIA: Release da Vamo Assessoria



CELEBRANDO O DIA INTERNACIONAL DA MULHER, O MAC INAUGURARÁ NO DIA 07/03 A EXPOSIÇÃO INDIVIDUAL, "GARGANTA" DE SIMONE RASSLAN

Simone Rasslan artista plástico de talento inquestionável que tem participado ativamente do movimento cultural de nossa cidade faz sua primeira exposição individual no MAC!

Publicado em: 25/02/2025 - 23:02:16

    Para celebrar o dia internacional da mulher, o MAC abraça, com grande entusiasmo e afetividade, a exposição “Garganta” de Simone Rasslan, onde as pessoas serão convidadas a uma experiência imersiva com a sua arte. O objetivo é proporcionar ao público, principalmente às mulheres, o ato de sentir a arte de forma envolvente, experimentando um espaço/tempo para a potência do sentir; para a expressão da voz; reconhecendo também as amarras seculares das nossas gargantas, tantas vezes, abafadas, sufocadas, silenciadas. A exposição fala de vazios, e de como esses vazios são repletos de voz, histórias e sentimentos. E em meio a caminhos com tantas pedras e tantos calos, a artista nos convida a não calar, a gritar, a libertar nossa voz, nossa expressividade, e, por fim, cantar, retomando a palavra da nossa própria vida.
    A exposição será individual e acontecerá no dia 07 de março às 19h e permanecerá até o dia 23 de abril.

SERVIÇO:
O que: Exposição "Garganta" de Simone Rasslan
Quando: 07//03/2025, às 19h
Onde: No MAC - Museu de Arte Contemporânea
Curadoria de Joseane Miranda

AUTORIA: Release da Ascom do MAC - Museu de Arte Contemporânea Raimundo Oliveira



CONVITE PARA O CIRCUITO FORMATIVO - QUIXABEIRA DE MATINHA


Publicado em: 20/02/2025 - 16:02:15

CONVITE PARA O CIRCUITO FORMATIVO - QUIXABEIRA DE MATINHA

    Nosso primeiro álbum disponível nas plataformas de música tá chegando, depois de 36 anos de existência do grupo de samba de roda Quixabeira da Matinha. Em março, vai ter “Vencedor de Batalhas” pra gente sambar até a lenha secar…
    Enquanto isso, a gente quer encontrar você na nossa agenda cultural e formativa de pré-lançamento, neste fim de semana, 22 e 23 de fevereiro.

    Spoiler: vai ter samba! Bora?


Sábado, no Café-Teatro do SESC
9h - Painel “Acessibilidade Cultural”
14h - Painel “Quixabeira da Matinha - 36 anos de Samba de Roda”

Domingo, no Centro de Cultura Amélio Amorim
15h - Painel “Música Independente e Direito Autoral”

Inscrições no local.
Formação com certificado.
Mais informações pelo
WhatsApp 75992641507.


AUTORIA: Release da Ascom do Projeto - Elsimar Pondé



CIRCUITO FORMATIVO GRATUITO INTEGRA AGENDA DE LANÇAMENTO DO DISCO DA QUIXABEIRA DA MATINHA

A história do grupo será contada por seus integrantes no Painel com o tema “Quixabeira da Matinha - 36 anos de samba de roda”

Publicado em: 18/02/2025 - 16:02:22

    “Tudo pronto! 24 músicas em 12 faixas e logo, logo o mundo todo vai poder ouvir o nosso primeiro álbum lançado nas plataformas de música. É a realização de um sonho, graças a força da coletividade e a muita gente que valoriza a nossa história”, anuncia Guda Quixabeira, produtor fonográfico do disco, compositor, cantor e representante do grupo de samba de roda Quixabeira da Matinha.
    O álbum intitulado “Vencedor de Batalhas” estará disponível logo após o carnaval nas principais plataformas de música na internet. Até lá, o grupo promove uma agenda cultural e formativa com acesso gratuito. O circuito formativo de lançamento do disco acontece neste fim de semana, sábado (22) e domingo (23), em Feira de Santana, com 3 painéis temáticos acessíveis para pessoas surdas e com audiodescrição disponível. As inscrições podem ser feitas no local e haverá certificado.
    A programação de sábado acontecerá no Café-Teatro do Sesc Centro e começa às 9h com o Painel “Acessibilidade Cultural”. Essa mesa será composta pela mestra e doutoranda em estudos linguísticos Emanuelle Ressurreição, pela intérprete de Libras e irmã de surdo Jamile Costa, pela audiodescritora Michele Oliveira e por Ivanildo Medeiros, artista visual e pessoa surda. As painelistas vão falar sobre suas experiências no campo da Cultura, dar dicas de como tornar um evento ou projeto cultural mais acessível e responder perguntas do público presente.
    No sábado à tarde, o Sesc será sede do segundo painel com o tema “Quixabeira da Matinha - 36 anos de samba de roda”, a partir das 14h, com mediação da atriz e professora Rebecca Braga. Quem for participar desse momento terá a oportunidade de ouvir o próprio grupo contar suas histórias mais marcantes ao longo dessa trajetória com o samba de roda da Bahia, patrimônio da humanidade pela Unesco - Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura. “É claro que vai ter samba”, garante Aline Souza, percussionista e backing vocal da banda.

Música Independente e Direito Autoral
    O terceiro painel vai acontecer no Centro de Cultura Amélio Amorim (sala 3), no domingo (23), a partir das 15h, e será voltado para a prática cotidiana de quem compõe, grava e distribui música no mercado independente. O tema “Música Independente e Direito Autoral” será o centro da conversa e o público presente poderá participar ativamente com perguntas e comentários.
    Esse painel também vai refletir o caso do pout-porri composto pelas canções “Amor de Longe” (Terezinha e Carmelita), “Vinha de Viagem” (Manezinho de Isaías) e “Alô Meu Santo Amaro” (Coleirinho da Bahia). Esses sambas foram gravados por Carlinhos Brown em 1996, recebeu o nome de “Quixabeira”, ocupou relevante espaço na indústria fonográfica, mas até hoje os seus autores não foram reconhecidos nem remunerados.
    A mediação será do historiador e radialista Elsimar Pondé e a mesa será composta pelo jornalista, cantor e compositor Roberto Kuelho, por Guda Quixabeira e por Lore Cerqueira, produtora-executiva do grupo Quixabeira da Matinha e que também assina a direção musical e a curadoria desse álbum gravado no estúdio do Quilombo Matinha dos Pretos, localizado na Casa do Samba Dona Chica do Pandeiro, zona rural de Feira de Santana.
    Ensaios, curadoria de canções, reuniões e uma rotina imersiva fizeram parte da Residência Musical dessa produção que tem como resultado o registro de um acervo sonoro de reconhecida relevância para a salvaguarda do samba de roda da Bahia.
    O “Disco Vencedor de Batalhas - Quixabeira da Matinha” é um projeto contemplado pelo edital da Prefeitura Municipal de Feira de Santana, através da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer, com recursos da Lei Paulo Gustavo, Governo Federal. Tem a realização do próprio grupo e do coletivo Casa das Águas Comunicação e Cultura.

AUTORIA: Release da Ascom do Projeto - Elsimar Pondé - 75 9 9121 8571
Fotos




PARA MANUTENÇÃO PREVENTIVA,. O FORNECIMENTO DE ÁGUA SERÁ INTERROMPIDO NA SEGUNDA-FEIRA (03/02) EM FEIRA DE SANTANA E REGIÃO


Publicado em: 01/02/2025 - 14:02:16

    Para realizar manutenção preventiva em equipamentos do sistema de abastecimento, o fornecimento de água será interrompido na segunda-feira (3) a partir das 8h, nos municípios de Conceição da Feira, São Gonçalo dos Campos, Feira de Santana, Santa Bárbara, Tanquinho e Santanópolis.
    A previsão é que o serviço seja concluído no final da manhã do mesmo dia (3), quando será possível iniciar a retomada gradativa do abastecimento, com expectativa de regularização em até 24 horas. A interrupção não afetará os imóveis que contam com reservação  adequada para atender as necessidades diárias de consumo de seus moradores.

AUTORIA: Release da Unidade de Comunicação Empresarial (Embasa)



SÉRIE CONTORNOS APRESENTA PERCEPÇÕES DA COMUNIDADE SURDA DE FEIRA DE SANTANA

Em formato inovador, Língua Brasileira de Sinais assume protagonismo

Publicado em: 16/01/2025 - 23:01:46

    Estreia no próximo dia 02 de fevereiro, no YouTube, Contornos ID. Essa é a terceira temporada da websérie "CONTORNOS", uma jornada documental que investiga culturas e costumes que moldam a identidade dos feirenses.
    Nesta temporada, a série mergulha na rica cultura surda da cidade, colocando a Língua Brasileira de Sinais (Libras) em destaque e revelando como o território influencia a construção da identidade.
    Através de um formato inovador, a Libras torna-se também protagonista da narrativa, conduzindo o espectador por reveladoras paisagens urbanas e falas inspiradoras.
A série tem autoria e direção do cineasta Daniel Sal, produção da Menino Amarelo Filmes e c0produção da Agiliza Digital.
    Este projeto foi contemplado pela Prefeitura Municipal de Feira de Santana, Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer e tem apoio financeiro da Lei Paulo Gustavo, Ministério da Cultura e Governo Federal.

AUTORIA: Release doProjeto por Elsimar Pondé
Fotos




SÉRIE INVESTIGA AS CONVERGÊNCIAS ENTRE CAPOEIRA E GINGA EM FEIRA DE SANTANA

O projeto foi realizado por meio da Lei Paulo Gustavo e tem direção do cineasta Daniel Sal

Publicado em: 14/01/2025 - 22:01:26

    Meu avô me disse: “Bento. Em cada balanço lento, o corpo inventa o corpo. Gingada boa leva tempo. Trajetória-movimento, atento a cada passo”.
    A série "Ginga", que estreia no próximo dia 01 de fevereiro, investiga as convergências entre Capoeira e Ginga em Feira de Santana, cidade com rica tradição cultural.
    Três mestres de capoeira performam e refletem sobre o papel do corpo e da criatividade na elaboração de uma realidade múltipla.
    A série também promove debates sobre a ginga e suas interações com a capoeira, destacando a importância da ginga, que atua como uma assinatura individual de movimento, permitindo aos capoeiristas comunicar ideias e emoções.
"Ginga" busca mostrar que a identidade gestual na capoeira, encarnada na ginga, é um eixo potente de criação para a dança no jogo, para a luta na dança e também na vida.
    A série Ginga tem autoria e direção do cineasta Daniel Sal, produção da Menino Amarelo Filmes e c0produção da Agiliza Digital.
    Este projeto foi realizado com o apoio da Prefeitura de Feira de Santana, Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer, e da Lei Paulo Gustavo.

AUTORIA: Release da Ascom do Projeto - Elsimar Pondé



CENTRO DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO PROFESSOR GERALDO LEITE.


Publicado em: 12/12/2024 - 23:12:31

    Na manhã do  dia 11 de dezembro, em evento muito concorrido, com a presença do Prefeito Colbert Filho e representantes dos diversos segmentos da sociedade feirense, aconteceu o ato em que foi assim denominado o Centro de Formação Continuada de Profissionais da Educação no novo prédio da Secretaria Municipal de Educação.
- "Não é um prédio, é um conceito de desenvolvimento para Feira de Santana".
    Com esta frase a Secretária Anaci Paim definiu aquele equipamento, dizendo ser o único existente no Brasil, com a estrutura como foi construído, com a modernidade tecnológica em todos os aspectos. Ressaltou que, denominar aquele espaço com o nome do Prof. Geraldo Leite, além de ser uma forma de gratidão pelo que ele aqui realizou, é o reconhecimento de Feira de Santana a um homem eternizado pela produção intelectual e científica, um pesquisador incansável, membro de inúmeras academias no Brasil e no exterior. Louvou a sensibilidade do Prefeito Colbert Filho, como professor que é, em saber valorizar o trabalho do Dr. Geraldo Leite, criador da Universidade Estadual de Feira de Santana.
    Em seu pronunciamento, Dr. Geraldo Leite voltou seu olhar para a importância da formação continuada em todos os ramos profissionais, especialmente para os profissionais da educação, considerando ser o pilar para um trabalho de excelência.
    O Prefeito Colbert Filho, em seu pronunciamento, agradeceu ao Dr. Geraldo Leite pela trajetória de vida voltada para a educação, responsável pela existência de uma Universidade Estadual em nossa cidade, a primeira do interior do estado da Bahia.
    Naquela oportunidade, foram prestadas mais duas homenagens ao Dr. Geraldo Leite. A Academia Feirense de Letras concedeu o título de membro honorário e o Instituto Histórico e Geográfico de Feira de Santana a Medalha de Mérito Cultural Dival Pitombo.
    A Academia de Educação de Feira de Santana, da qual Dr. Geraldo é um dos fundadores e Membro Emérito, estava presente, sendo visível a alegria de todos em participar daquele momento tão significativo.

AUTORIA: Release da Ascom da Academia de Educação de Feira de Santana
Fotos




AUTO DO ANJO ANUNCIADOR: ARTE MOSAICO, CAPOEIRA, SAMBA DE RODA, LAMBE- LAMBE -III ATO- 2024


Publicado em: 06/12/2024 - 01:12:05

    Um Natal amoroso com o Anjo Anunciador,  de "Teus pés", 1885, do Romântico Feirense  Sales Barbosa (1862- 1888), no Calçadão Sales Barbosa defronte à Praça dos Remédios, de Feira de Santana- Ba.
     Com a arte versada no banco, com o poema do Romântico Feirense que denomina a rua: " Se os beija- flores vos descobrissem entre as outras flores,
Que seria de vós pés adorados"
    Aplicação da arte da mosaicista Emanuelle Veiga, da Oficina de mosaico do CUCA, ministrada pela Profa e artista plástica Gabriele Alexandre.
" Teus pés" animados pela  Capoeira e samba de roda.

-  Venha festejar " Teus pés", de Sales Barbosa,  com o Auto do Anjo Anunciador!

Programação:
-  Apresentação 19 de dezembro de 2024, na tarde de quinta- feira,  das 14h0 às 19h0.
- Com a  Associação de Capoeira Tradição da Bahia: capoeira e samba de roda: das 15h0 às 16h0.
- Com a aplicação do mosaico: das 14h às 18h0.
- Auto do Anjo do Anunciador:
- Musical e poema encenado: das 18h0 às 19h0.
- Cena tocada pelos  musicistas:  a  pianista Josy  Nascimento, o violoncelista - Victório Pinto e o saxofonista e flautista  David César

Anjo; Atriz Daiane Cruz.
Registrado pelo Lambe- lambe da Praça Bernardino Bahia.
PFSA- CUCA- MASB/ IBFSB.


AUTORIA: Release da Ascom do evento



Mais Notícias

    Formação em gestão e sustentabilidade para agentes e cole...

      "Moreno, Moreno, Moreno!" Era assim que ela abordava pessoas...

           Acontecerá no próximo ...

    A Corrida Kids Boulevard está de volta e já tem data marcada: 13...

    A oficina de Realização de Documentário, do Projeto Filma...

    Na próxima quinta-feira, 15 de agosto, acontecerá a posse da nov...

    Neste sábado (10), às 13 horas, será realizada a mostra a...

    Promover a conscientização ambiental e a transformaç&atil...

    O lançamento do livro “Meu (Uni)Verso sobre Ti”, da jornali...


Página de 54
| | | | |

 

Apoio Cultural:


© 2025 - Todos os direitos reservados - www.vivafeira.com.br