FESTIVAL EM SALVADOR CELEBRA DIA NACIONAL DO SAMBA DE RODA
Evento é promovido pela Asseba - Associação dos Sambadores e Sambadeiras do Estado da Bahia e além dos shows também terá uma roda de conversa com mestras e mestres
O samba de roda, uma das mais autênticas e importantes manifestações da cultura popular, será celebrado na próxima segunda-feira (25), em Salvador, no I Festival de Samba de Roda da Bahia - ASSEBA 20 anos de Salvaguarda e Resistência. O evento é promovido pela Asseba - Associação dos Sambadores e Sambadeiras do Estado da Bahia e conta com o apoio financeiro do IPAC - Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia.
Dez grupos de samba de roda, oriundos dos mais diversos lugares da Bahia, vão comemorar o Dia Nacional do Samba de Roda (Lei nº 13.557, de 21 de dezembro de 2017) e apresentar a diversidade e a riqueza deste movimento, a partir das 14 horas, no Largo Tereza Batista, Pelourinho.
Participam do Festival os grupos Bicho da Cana (Salvador), Filhos da Terra (Terra Nova), Samba Chula Os Filhos de Zé (São Francisco do Conde), Quixabeira da Matinha (Feira de Santana), Samba das Pretas (Santo Amaro), Recordar (Maragogipe), Samba 2 de Julho (Ilha de Itaparica), Samba do Machucador (Cruz das Almas), Sinfonia do Pandeiro (Irará) e Samba de Roda Mirim Fruto da Raiz (Antônio Cardoso).
As atividades do I Festival de Samba de Roda da Bahia serão abertas a partir das 9 da manhã na Casa dos Sete Candeeiros (IPHAN), no Centro Histórico, com uma roda de conversa protagonizada por mestras e mestres do samba da Bahia e por pessoas parceiras de salvaguarda.
Para este momento estão confirmadas as presenças da Mestra Chica do Pandeiro (Feira de Santana), Mestre Rosildo (Saubara), Olivia Roberta (IPAC) e Naiane Paraguaçu (Asseba Jovem). Todas as atividades têm acesso livre e gratuito.
O I Festival de Samba de Roda da Bahia conta com o apoio da Secult - Secretaria de Cultura do Estado da Bahia, do IPHAN – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, do Governo da Bahia e do CCPI – Centro de Cultura Populares e Identitárias. A produção executiva do evento é do Quilombo Cultura Viva e do Coletivo Casa das Águas Comunicação e Cultura.
AUTORIA: Release da Ascom da Asseba - Elsimar Pondé
Fotos
SAMBA DA BAHIA EM DESTAQUE NOS FILMES EXIBIDOS NO CINE NOISE DESTA SEXTA
Filmes sobre Batatinha e a Viola Machete serão exibidos gratuitamente na Casa Noise a partir das 19h30 pela terceira etapa do projeto
Nesta sexta-feira (08), a Casa Noise recebe mais uma etapa do projeto Cine Noise, a partir das 19h30, com a exibição de dois filmes. As produções são do diretor Pedro Abib e trazem narrativas sobre o universo do samba na Bahia. A entrada é gratuita.
O filme “Batatinha e o Samba Oculto da Bahia” foi escolhido para abrir a noite. Oscar da Penha, mais conhecido como Batatinha, é um dos maiores sambistas do nosso estado e de todo Brasil.
A produção audiovisual presta homenagem a este grande artista, desvelando aspectos da vida, composições, parceiros de Batatinha e um pouco da Bahia profunda com seus personagens únicos.
Na segunda sessão será exibido “Viola Machete: Tradição do Samba Chula do Recôncavo”. O filme registra depoimentos de mestres e luthiers de Viola Machete, o instrumento símbolo de uma das mais importantes manifestações culturais do Recôncavo Baiano: o Samba Chula.
CINE NOISE
O projeto exibe de forma gratuita documentários musicais, especialmente de produtores audiovisuais baianos, apresentando narrativas sonoras baianas e difundindo a produção do estado no campo musical e do audiovisual. As exibições foram iniciadas em setembro e se estenderão pelos próximos meses.
Essa ação também promoveu a adequação física do espaço cultural Casa Noise para abrigar uma sala de cinema, com lotação máxima de até 50 pessoas, garantindo as devidas condições de acessibilidade.
A contrapartida do projeto é a exibição destes filmes para o público da Casa Noise e para os estudantes de unidades escolares da rede estadual de ensino em Feira.
O projeto foi contemplado pela Prefeitura Municipal de Feira de Santana, Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer e tem apoio financeiro da Lei Paulo Gustavo, Ministério da Cultura e Governo Federal.
AUTORIA: Release da Ascom do Pojeto Cine Noise - Elsimar Pondé
Fotos
APRESENTAÇÃO DO PROJETO "DESNUDE” SERÁ REALIZADA NESTA QUINTA NA CASA NOISE
Evento começa às 20 horas com apresentação do documentário, roda de conversa e exibição de outros vídeos produzidos em Feira
O projeto "Desnude - Desmistificando a Musa", dirigido por Katiane Brito e produzido pela CenaCurta Audiovisual, cujo objetivo é celebrar as trajetórias inspiradoras de artistas excepcionais da cidade de Feira de Santana, será apresentado ao público nesta quinta-feira (31), a partir das 20 horas, na Casa Noise. A entrada é gratuita.
O documentário destaca cinco mulheres artistas que enfrentam diariamente os desafios impostos por uma sociedade machista e patriarcal. As homenageadas são Jôh Ras, Tulipa Negra, Daniele Tavares, Simone Rasslan e Carmem Silva.
As jornadas destas mulheres são apresentadas como testemunhos vivos de resiliência e determinação, enfatizando as dificuldades enfrentadas e superadas em suas carreiras artísticas.
O projeto busca lançar luz sobre essas narrativas inspiradoras, evidenciando a luta diária dessas mulheres para superar preconceitos de gênero e a escassez de recursos e apoio.
A equipe do “Desnude” inclui importantes agentes da cultura feirense: o cineasta Rev Costa, os produtores culturais Elsimar Pondé e Tino Neto, o produtor musical Bruno Mendes, o cenógrafo Eli Reis, a publicitária e cantora Adriana Lima e a artista visual Erica Silva responsável pela concepção estética do documentário.
O projeto "Desnude - Desmistificando a Musa" tem apoio financeiro da Lei Paulo Gustavo, Ministério da Cultura, Governo Federal, através de edital publicado pela Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer da Prefeitura de Feira de Santana.
SERVIÇO
O QUE: Lançamento do projeto “Desnude – Desmistificando a Musa”
QUANDO: Quinta-feira (31) às 20 horas
ONDE: Casa Noise - R. Domingos Barbosa de Araújo, 900 - Ponto Central – Feira de Santana / Bahia
QUANTO: Entrada gratuita
OUTRAS INFORMAÇÕES:
Instagram: www.instagram.com/docdesnude
Email: desnudeamusa@gmail.com
AUTORIA: Release da Ascom do Projeto - Elsimar Pondé
CURSO GRATUITO SOBRE PRODUÇÃO DE TRILHAS SONORAS PARA AUDIOVISUAL E GAMES ABRE INSCRIÇÕES EM FEIRA DE SANTANA; SAIBA COMO PARTICIPAR
Coordenado pelo produtor musical Lerry em parceria com o Centro de Cultura, Linguagens e Tecnologias Aplicadas (CECULT/UFRB), o curso “E o Áudio, Pessoal?”, que acontece nos dias 23, 24 e 25 de outubro, reúne conteúdos teóricos e práticos
O curso “E o Áudio, Pessoal? – Panorama da Produção Musical no Audiovisual Feirense”, que visa a fomentar a produção musical para o mercado do audiovisual e games em Feira de Santana, está com inscrições abertas. As atividades formativas, coordenadas pelo produtor musical Lerry, também serão mediadas em parceria com o Centro de Cultura, Linguagens e Tecnologia Aplicadas da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (CECULT/UFRB) e acontecem das 17h às 20h dos dias 23, 24 e 25 de outubro, no Museu de Arte Contemporânea da cidade. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas através deste link.
Durante a formação, os conteúdos serão divididos em três eixos principais: “Memórias”, que tratará da história do audiovisual; “Mercados”, com a abordagem de conceitos de produção musical e seus desdobramentos, além da produção de trilhas sonoras para jogos; e, por fim o eixo de “Práticas", com aulas práticas de trilhas sonoras e criação musical e sonorização foley (sonoplastia). Os assuntos em questão serão discutidos em formato de rodas de conversa, painéis e exercícios práticos e terão o próprio Lerry e o músico, compositor, poeta e cordelista Ramiro Barbosa como facilitadores.
Para Lerry, uma trilha sonora pode definir o rumo de uma narrativa, podendo causar todo tipo de emoções: criar memórias positivas ou negativas, principalmente no contexto do cinema. No caso dos games, pode influenciar até mesmo em sua jogabilidade, ao criar uma atmosfera que possa, por exemplo, prender a atenção dos jogadores. “Eu espero que, através da formação, os participantes possam refletir sobre esse papel tão importante que as trilhas têm dentro de um audiovisual, seja ele uma produção cinematográfica ou um videogame. E, é claro, que eles possam aplicar esses conteúdos, cada vez mais, na confecção de trilhas sonoras, porque existe um mercado em crescente expansão, a nível global”, afirma o coordenador do projeto.
Para participar, é preciso se inscrever no endereço: https://forms.gle/qfrpyYU2JE5fxK7T8. As inscrições são gratuitas e há reserva de vagas para alunos da Rede Pública de Ensino e/ou pessoas em situação de vulnerabilidade social. Mais informações também estão disponíveis no Instagram @formasons.
Este projeto foi contemplado no Edital de Chamamento Público 001/2023 – Audiovisual, com recursos da Lei Complementar 195/2022 (Lei Paulo Gustavo) e tem subsídio financeiro da Prefeitura de Feira de Santana e Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer, direcionado pelo Ministério da Cultura, Governo Federal.
Sobre os facilitadores
LERRY
Graduando em de Produção Musical, pela UFRB, o DJ, Produtor Musical, Pesquisador, Produtor e Gestor Cultural, LERRY é natural de Feira de Santana. Egresso do Curso Técnico em Instrumentos Musicais no Colégio Modelo, iniciou a sua trajetória como DJ e Produtor Musical em 2013. Especializou-se na captação de recursos para projetos culturais e nas políticas públicas de fomento à cultura. Através destes mecanismos de fomento, viabilizou dezenas de projetos, tais como: “Fábrica de DJ” (2018); "DigiAfrika” (2020); “Áudio em Casa” (2021); “Feira SoundSystem” (2021 e 2022); “FêraBeat Remix” (2021 e 2022); “Formasons” (2023); “Festival Sons da Liberdade” (2023); “Pagotrap Link” (2024), entre outros. RAMIRO BARBOSA
Entusiasta do Cinema, Ramiro Barbosa foi um dos pioneiros a assimilar as linguagens da poesia e do cordel ao audiovisual e seus poemas já foram lidos mais de 13.000 vezes por leitores de todo o mundo, através da web. Babalaô e Elemaxó, filho do terreiro Ogbe Ogun Egbe Asé Eko, com raiz na tradicional família Opô Afonjá, é, além de poeta e cordelista, músico, compositor e estudante de Direito. Ao longo de sua trajetória, já atuou diversas vezes em produções cinematográficas, incluindo uma figuração no filme da Copa do Mundo FIFA de 2014, filmado na Chapada Diamantina.
Informações à imprensa:
Karol Freitas
(75) 99956-0175
agenciaamuleto@gmail.com
AUTORIA: Release da Agênca Amuleto - Karol Freitas
5ª EDIÇÃO DA CORRIDA KIDS BOULEVARD ACONTECE NO DIA 13 DE OUTUBRO
A 5ª edição do evento reunirá cerca de 600 atletas mirins no Estacionamento E4 no dia 13 de outubro. Além de proporcionar uma experiência divertida e segura, tem o objetivo de promover a prática esportiva e de atividade física desde a infância.
A iniciativa contará com ações, brincadeiras e animações. Para este ano, a novidade é a ampliação da faixa etária, garantindo a participação de crianças de 2 a 12 anos. Outro destaque é a inclusão dos pequenos com deficiência, autistas e em situação de vulnerabilidade social.
As distâncias dos percursos, em categorias conforme as idades, também já foram definidas. Os competidores que têm de 2 a 4 anos correrão 50m; de 5 a 9, 100m; e de 9 a 12, 200m.
De acordo com o gerente de marketing do Boulevard, André Serra, as corridas servem de oportunidade para incentivar hábitos saudáveis e envolver as crianças em atividades de aprendizado e superação. “Eventos como esse proporcionam uma experiência divertida e segura para toda a família. Nosso objetivo também é incentivar a prática esportiva e um estilo de vida saudável para os nossos clientes, através da realização de atividades que promovem o bem-estar de todos", ressalta.
A entrega dos kits ocorrerá nos dias 11 e 12 de outubro, na loja Pezinho e Cia no centro de compras. No dia 12 de outubro o shopping funcionará normalmente, das 9h às 22h.
Serviço
Corrida Kids Boulevard 2024
Quando: 13 de outubro, a partir das 16h
Onde: Boulevard Shopping Feira de Santana – Estacionamento E4
Retirada dos kits: 11 e 12 de outubro, na loja Pezinho e Cia no Boulevard Shopping.
AUTORIA: Release da Comunicativa - Juliana Vital - Joérica Cunha
UFRB REALIZA 9º LEILÃO DE BOVINOS COM MAIS DE 30 ANIMAIS DAS RAÇAS NELORE E GIROLANDO
A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), por meio do Centro de Ciências Agrárias, Ambientais e Biológicas (CCAAB), realizará o 9º Leilão de Bovinos no dia 15 de outubro de 2024, das 8h às 12h, na Fazenda Experimental do CCAAB, localizada no Campus Universitário de Cruz das Almas, Bahia. O evento contará com a participação do leiloeiro Elielson Lima Aquino, designado pela portaria nº 593 de 30 de julho de 2024.
Serão leiloados 35 bovinos das raças Nelore e Girolando, divididos em lotes, conforme especificações disponíveis no edital. O leilão será do tipo maior lance e está aberto à participação de pessoas físicas e jurídicas. O objetivo é ajustar o quantitativo de animais da fazenda, promovendo um manejo sustentável e garantindo a continuidade das atividades de ensino, pesquisa e extensão da UFRB.
Os(As) interessados(as) poderão inspecionar os animais no dia 11 de outubro de 2024, na Fazenda Experimental, das 8h às 12h e das 14h às 16h. A vistoria será conduzida pelos(as) servidores(as) Iaçanã Valente Ferreira Gonzaga e Luiz Edmundo Cincurá de Andrade Sobrinho, que estarão à disposição para fornecer informações adicionais.
O pagamento dos lotes arrematados deverá ser realizado em cota única no prazo de até três dias úteis após o leilão. A retirada dos animais só será permitida mediante a comprovação do pagamento e a emissão da Guia de Trânsito de Animal (GTA).
- Para mais informações, o edital completo está disponível no site da Fazenda Experimental ou pelo telefone (75) 3621-3301.
AUTORIA: Release da Ascom da UFRB
DOCUMENTÁRIO CELEBRA TRAJETÓRIA DA BANDA OUTROS BAIANOS
A história da banda Outros Baianos, de Feira de Santana, será mostrada a partir do lançamento de um curta-metragem que promete encantar o público. O documentário “Outros Baianos: os filhos da Princesa do Sertão” traz uma imersão profunda nos bastidores, shows e histórias da banda, formada por Janno Carvalho e Tanny Brasil, e é uma realização da GMT Produções, com direção de Ian Suzart.
O roteiro, assinado por Janno e Gabriel Tude, explora não apenas a jornada musical dos Outros Baianos, mas também suas influências e colaborações ao longo dos anos. A edição, feita em parceria entre Suzart e Tude, garante uma narrativa coesa e cativante, levando o espectador a vivenciar momentos marcantes das apresentações da banda e relação com importantes nomes da música baiana.
O documentário conta com cenários elaborados por Neimax dos Santos e entrevistas exclusivas de artistas renomados, como Sarajane, Roberto Kuelho, Edilson Veloso, Crys Sousa e Gilsam, que compartilham suas experiências e impressões sobre a relevância dos Outros Baianos no cenário musical baiano. Além disso, o músico Anderson Silva abrilhanta o curta com sua participação especial no violão acústico, agregando ainda mais à sonoridade rica do grupo.
Esse projeto foi contemplado pela Prefeitura de Feira de Santana, por meio da Lei Paulo Gustavo, uma iniciativa do Ministério da Cultura com apoio do Governo Federal, que visa fomentar produções culturais locais. O lançamento promete ser um marco não só para a banda, mas também para a cena musical feirense, trazendo à tona muitas histórias e performances inesquecíveis do grupo Outros Baianos. Assista no canal oficial da banda no estúdio: https://youtu.be/jivXIOmzIvk
AUTORIA: Release da Vamo Assessoria
RATOS DE PORÃO VOLTA A FEIRA DE SANTANA DEPOIS DE CINCO ANOS E SE APRESENTAM NO CASA NOISE
Dopesmoke: Into The Noise também contará com shows das bandas feirenses Erasy e Gorencephalic
Se prepare. Vem aí uma noite de puro peso e energia em Feira de Santana. A Casa Noise apresenta no próximo dia 27 de setembro (sexta-feira), a partir das 21 horas, o Dopesmoke: Into The Noise com as bandas Ratos de Porão, Erasy e Gorencephalic.
Após cinco anos desde sua primeira apresentação em Feira, a lendária banda Ratos de Porão está de volta para celebrar seus impressionantes 43 anos de trajetória. Recentemente a banda fez uma muito bem sucedida turnê na Europa, com mais de 10 shows em diversos países.
O último álbum de inéditas do Ratos de Porão foi o “Necropolítica” que chegou ao público em maio de 2022 e recebeu críticas positivas. O disco passa a limpo em dez faixas alguns dos sintomas mais latentes da crise política, social e humanitária atravessada pelo Brasil no período da pandemia de Covid 19.
Em atividade desde 2013, a Erasy se destaca pelo seu som denso, sombrio e com muito peso, sendo formada por Luciano Penelu (voz), Leandro Carvalho (guitarra), Joilson Santos (baixo) e Gilmar Vurmun (bateria). O grupo é considerado como um dos mais conceituados do Brasil no doom stoner rock.
A caminhada da Gorencephalic foi iniciada em 2023, a partir da convergência de alguns nomes já conhecidos no underground baiano devido a atuação em bandas como a Deformity BR, Sower e Ímpios. A banda é composta por Krusius Barreto (vox/baixo), Andrey Braga e Fulvio Alsan (guitarras) e Yuri Hamayano (bateria).
Os ingressos para o Dopesmoke: Into The Noise estão à venda de forma antecipada na Plataforma IngressoLive.
PARA SABER MAIS
O que: Dopesmoke: Into The Noise
Quem: Ratos de Porão, Erasy e Gorencephalic
Onde: Casa Noise - Rua Domingos Barbosa de Araújo, 900 - Ponto Central - Feira de Santana - Bahia
Quando: 27 de setembro (sexta-feira), a partir das 21 horas
Acesso: Plataforma IngressoLive
AUTORIA: Release da Ascom do Casa Noise - Elsimar Pondé
Fotos
A FEIRA DAS ADÉS: A CELEBRAÇÃO DO MOVIMENTO DAS ARTES E DA MÚSICA LGBTQIA+ EM FEIRA DE SANTANA
Feira de Santana, 14 de setembro de 2024 – A Feira das Adés promete ser um dos eventos mais aguardados do ano, reunindo uma variedade de atrações musicais e artísticas que irão agitar a cidade. Com uma programação vibrante, o festival ocorrerá no dia 14/09 no Casarão dos Olhos D’Água, sendo o primeiro festival multilinguagens 100% criado por e para pessoas LGBTQIA+ do sertão baiano!
Atrações Confirmadas:
● Ariel Baldini
● Ariel Castelly
● Damares Teçá
● DJ VI4NA
● Eva Collins
● House Of Tremme
● Karma Íris
● Kell Sliffer
● Sammy Dreams
Programação e Atividades:
Além das apresentações musicais e performances, o festival contará com:
● Oficinas Artísticas: Espaços criativos onde os participantes poderão
explorar suas habilidades com renomados nomes das artes plásticas e
visuais de Feira de Santana, como Matheus Guimarães, Adriellen Aragão e
Elielton Reis.
● Feira de Artesanato: Com +10 expositores mostrando o melhor da arte local.
● Intervenções culturais: Uma celebração da diversidade e da cultura
LGBTQIA+ regional.
Informações Práticas:
● Data: 14 de setembro
● Local: Casarão dos Olhos D’Água, Feira de Santana, Bahia
● Horário: 11h - 21:30h
● Ingressos: Gratuito pelo Sympla + 1kg de alimento não perecível.
Os alimentos arrecadados serão doados a pessoas LGBTQIA+ em situação de
vulnerabilidade, por meio da Divisão de Promoção dos Direitos das Minorias
do Departamento de Promoção da Igualdade de Gênero, da Igualdade Racial e
da Juventude, vinculado à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social.
Agradecimentos:
A organização do festival agradece a todos os inscritos nas oficinas e na feira, que
contribuíram para o sucesso do evento. A expectativa é que A Feira das Adés seja
um espaço de celebração, criatividade e inclusão.
Contato para Imprensa:
● Nome: Yumê Mota
● E-mail: aaquariussprod@gmail.com
● Telefone: 75 9 9865 8136
Redes Sociais:
Siga-nos nas redes sociais para atualizações e informações adicionais:
● Instagram: @aaqua_riuss
● Facebook: facebook.com/aaquariussprod/
● Twitter: @aaqua_riuss
Venha fazer parte dessa festa! Aguardamos você para uma experiência
inesquecível!
Este projeto tem apoio financeiro da prefeitura de Feira de Santana, através da
Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer, via Lei Paulo Gustavo, pelo Ministério
da Cultura, Governo Federal.
AUTORIA: Release da Ascom do Movimento de Artes e da Música Lgbtqia+ de Feira de Santana