menu
-Agenda Cultural
-Restaurantes
-Teatros
-Museus
-Comentários
-Fale conosco
-Política de Privacidade
-Utilidade Pública
-Links Feirense
-Artes Cênicas
-Artes Visuais
-Artesanato
-Bandas
-Literatura
-Músicos
ENTRETENIMENTO
-Cinema
-Arquivo de Eventos
-Festival Vozes da Terra
-Festival Gospel 2010
-Natal na Praça 2010
-Micareta 2011
-Últimos Eventos
-Radio Viva Feira
-TV Viva Feira
-Videos Viva Feira
COLUNISTAS
-Alberto Peixoto
-Emanoel Freitas
-Luís Pimentel
-Raymundo Luiz Lopes
-Sandro Penelú
 
 
 
UFRB ABRE SELEÇÃO PARA TUTORES (AS) E ESTUDANTES DE CURSOS SOBRE EDUÇÃO ÉTNICO-RACIAIS E QUILOMBOLA


Publicado em: 10/11/2024 - 01:11:19

    A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) lançou dois editais para o curso de extensão em Formação para Docência e Gestão para Educação das Relações Étnico-Raciais e Quilombolas, na modalidade a distância.
    O primeiro edital, SEAD nº 35/2024, refere-se à seleção de tutores(as) para atuar como bolsistas da CAPES, com carga horária de 20 horas semanais e bolsa mensal de R$ 1.100,00. Os(As) tutores(as) selecionados(as) terão a função de mediar o processo de aprendizagem, orientar e acompanhar os estudantes em ambiente virtual. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas no site da SEAD/UFRB até 24 de novembro de 2024.
    O segundo edital, SEAD nº 36/2024, destina-se ao processo seletivo de estudantes para o mesmo curso. Com uma carga horária de 120 horas, o curso é direcionado a gestores(as) e professores(as) da educação básica das redes públicas de ensino da Bahia. A UFRB oferece 3.750 vagas, preenchidas por ordem cronológica de inscrição. Para se inscrever, o(a) candidato(a) deve acessar o site da SEAD/UFRB até 24 de novembro, preencher o formulário e anexar documentos comprobatórios que atestem seu vínculo com a educação pública.
    O curso será desenvolvido de forma totalmente remota, com atividades síncronas e assíncronas distribuídas em quatro módulos. O objetivo é oferecer formação continuada a distância, abordando a educação das relações étnico-raciais e a educação escolar quilombola. As instruções e cronogramas detalhados para o processo de seleção e homologação estão disponíveis nos respectivos editais.

- Mais informações no site da SEAD/UFRB.

AUTORIA: Release da Ascom da UFRB



UFRB OFERECE 1.828 VAGAS EM 50 CURSOS DE GRADUAÇÃO NOS 7 CENTROS DE ENSINO


Publicado em: 01/11/2024 - 11:11:12

    A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) publicou o edital do Processo Seletivo para Ocupação de Vagas Ociosas dos Cursos de Graduação para Rematrícula e Público Externo, com ingresso no semestre letivo de 2025.1. São ofertadas 1.828 vagas distribuídas em 50 cursos de graduação nos sete Centros de Ensino da instituição.
    As inscrições são gratuitas e estão abertas até 7 de novembro, exclusivamente  no site ufrb.edu.br/prosel.
    As vagas oferecidas são distribuídas pelas seguintes formas de ingresso: Rematrícula (RE); Transferência Externa (TE); Portador de Diploma (PD); Egresso de curso de Mesma Nomenclatura da UFRB (EMN); Egresso de Bacharelado Interdisciplinar e Similar da UFRB (EBI); Profissionais do Setor Público (PSP); Terceiro Setor (TS); e Candidatos(as) que participaram na modalidade de Discente Especial e Universidade Aberta à Maturidade (DEUAM) e pelas modalidades de vagas definidas pela Lei de Cotas e pelas Políticas Afirmativas da UFRB.
    A seleção dos(as) candidatos(as) será realizada com base nas notas do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) de apenas uma das edições de 2014 a 2023, considerando aqueles(as) que tiveram nota acima de zero na prova de redação e nas demais áreas de conhecimento. No caso da Rematrícula, o critério de seleção será a menor carga horária para completar a integralização do curso, conforme o currículo vigente.
    O cronograma das demais etapas do processo seletivo, como homologação de inscrição, divulgação de resultado, matrícula dos convocados e  demais informações estão disponibilizados na página do Processo Seletivo.

    Entenda do que se trata cada forma de ingresso estabelecida pelo edital:

- Rematrícula (RE): Destinada a estudantes da graduação da UFRB que tiveram a matrícula cancelada em razão de abandono e que pretendam reintegração no mesmo curso;

- Transferência Externa (TE): Destinada a estudante vinculado(a) a curso de graduação legalmente autorizado ou reconhecido de outra Instituição de Ensino Superior (IES), nacional ou internacional, pública ou privada, que pretenda transferir o vínculo para o mesmo curso ou curso afim da UFRB, conforme a tabela áreas de conhecimento do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq);

- Portador de Diploma (PD): Destinada a diplomado(a) em curso de graduação, nacional ou internacional, que pretenda ingressar em um dos cursos de graduação da UFRB;

- Egresso de curso de Mesma Nomenclatura da UFRB (EMN): Destinada a egresso(a) de curso de licenciatura ou bacharelado da UFRB que queira ingressar em uma nova modalidade formativa (licenciatura ou bacharelado) de mesma nomenclatura do curso concluído;

- Egresso de Bacharelado Interdisciplinar e Similar da UFRB (EBI): Destinada a egresso(a) de Bacharelado Interdisciplinar e Similar da UFRB, que não tenha terminalidade garantida, que queira ingressar em um curso de segundo ciclo vinculado a sua terminalidade;

- Profissionais do Setor Público (PSP): Destinada a agente público que tenha concluído o ensino médio e que queira ingressar em um curso de graduação da UFRB;

- Terceiro Setor (TS): Destinada a candidato(a) que tenha concluído o ensino médio e que possua vínculo com associações comunitárias, organizações não-governamentais e entidades filantrópicas e deseje ingressar em um curso de graduação da UFRB; e

- Candidatos(as) que participaram na modalidade de Discente Especial e Universidade Aberta à Maturidade (DEUAM): Destinada a egressos(as) dos programas Discente Especial ou Universidade Aberta à Maturidade da UFRB que queiram ingressar em um curso de graduação da UFRB.


AUTORIA: Release do Nucleo de Jornalismo da UFRB



UFRB PROMOVE 21ª SEMANA NACIONAL DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA NO CETENS EM FEIRA DE SANTANA


Publicado em: 09/10/2024 - 11:10:12

    O Centro de Ciência e Tecnologia em Energia e Sustentabilidade (CETENS), campus da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) localizado em Feira de Santana, realizará a 21ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) entre os dias 14 e 18 de outubro de 2024. O evento, que integra o calendário nacional, tem como principal objetivo aproximar a ciência da sociedade, promovendo a popularização do conhecimento científico, além de incentivar o diálogo entre pesquisadores, estudantes e a comunidade em geral.
    Com o tema central “Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento Sustentável”, a SNCT deste ano terá uma abordagem especial no CETENS: “Biomas no Território do Portal do Sertão Baiano: diversidade, saberes e tecnologias”. A programação contará com palestras, oficinas, exposições, atividades interativas e a participação de pesquisadores renomados, criando um espaço propício para a troca de saberes e experiências que beneficiam não apenas o meio acadêmico, mas toda a sociedade.

Um evento de impacto para a sociedade e a educação
    A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia é uma iniciativa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), que busca fomentar a ciência como parte essencial da formação dos cidadãos. No contexto do CETENS, o evento assume uma relevância ainda maior, dada a sua localização em uma região rica em biodiversidade e desafios ambientais. Ao promover discussões em torno da sustentabilidade e da tecnologia, o evento reforça o papel da pesquisa e da educação no desenvolvimento regional.

EXPOProfissões e Feira de Ciências
    Um dos pontos altos da SNCT será a realização da EXPOProfissões e da Feira de Ciências, no dia 18 de outubro. A EXPOProfissões visa apresentar aos estudantes do Ensino Médio e à comunidade os cursos oferecidos pelo CETENS, que incluem áreas estratégicas como energias renováveis, Engenharias de Energias, de Materiais, de Produção e de Tecnologia Assistiva e Acessibilidade, além dos cursos de licenciatura em Educação do Campo e de Tecnologia em Alimentos. Essa será uma oportunidade valiosa para os jovens tirarem dúvidas diretamente com professores e alunos, facilitando a escolha de sua futura carreira.
    Simultaneamente, a Feira de Ciências proporcionará uma experiência prática e interativa, com experimentos, exposições e atividades que estimulam o interesse pela ciência e inovação, especialmente voltadas para a conscientização sobre a preservação dos biomas e a importância de práticas sustentáveis para o desenvolvimento local.

 CETENS como referência no território baiano
    O CETENS/UFRB se destaca como um centro de excelência acadêmica no Território Portal do Sertão, abordando questões que impactam diretamente a realidade local. Ao promover a SNCT, a instituição reafirma seu compromisso com a pesquisa científica e o desenvolvimento sustentável, além de estreitar laços com a comunidade externa. O evento é uma oportunidade para mostrar como a ciência e a tecnologia são fundamentais para enfrentar desafios globais, como a crise ambiental, e ao mesmo tempo propor soluções concretas para o desenvolvimento econômico e social da Bahia.

Confirmações e mais informações
    A programação completa está disponível no site oficial do CETENS (www.ufrb.edu.br/cetens/21-snct). A participação é aberta ao público e gratuita. Convidamos toda a comunidade, educadores, estudantes e profissionais a participar deste evento que, além de divulgar o conhecimento científico, pretende inspirar novas gerações a serem protagonistas na construção de um futuro mais sustentável.

AUTORIA: Release da Ascom da UFRB - Texto de Lélia Maria Sampaio Santana.



UFRB ABRE INSCRIÇÕES PARA EDUCAÇÃO DO CAMPO


Publicado em: 02/10/2024 - 23:10:23

    A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) abre inscrições para o vestibular destinado aos cursos de graduação em Educação do Campo para o semestre 2025.1. Os cursos de Ciências Agrárias, Matemática, Ciências da Natureza e Alimentos são oferecidos gratuitamente nas cidades de Amargosa e Feira de Santana e seguem o modelo de alternância entre o Tempo Universidade (TU) e o Tempo Comunidade (TC).
    A inscrição para as 190 vagas é gratuita e pode ser realizada até 3 de novembro de 2024, exclusivamente por meio do site de Processos Seletivos da UFRB. Além disso, os cursos também são oferecidos gratuitamente, sendo uma oportunidade para quem busca formação de nível superior na área de Educação do Campo.
    Este vestibular é voltado para candidatos(as) que tenham concluído o ensino médio ou equivalente, com prioridade para professores(as) em exercício na educação básica em escolas do campo e para pessoas que residam ou exerçam atividades no campo ou pertençam aos povos tradicionais.
    O processo seletivo também reserva vagas para grupos específicos, de acordo com a Lei de Cotas. Estão previstas vagas para candidatos(as) autodeclarados(as) pretos, pardos, indígenas, quilombolas, pessoas com deficiência, e para aqueles(as) com renda familiar bruta per capita de até um salário mínimo, que tenham cursado o ensino médio integralmente em escolas públicas. Essas reservas buscam garantir a inclusão e a democratização do acesso ao ensino superior.
    As provas ocorrerão no dia 7 de dezembro de 2024 em diferentes municípios, incluindo Amargosa, Feira de Santana, Seabra, Valença e Ribeira do Pombal.
    Mais informações sobre o conteúdo programático e as modalidades de inscrição estão disponíveis no Edital PROGRAD N° 027/2024 - Vestibular para Educação do Campo 2025.

QUADRO DE VAGAS

AUTORIA: Release da Ascom da UFRB



ESPECIALIZAÇÃO EM POLÍTICA E GESTÃO CULTURAL ESTÁ COM INSCRIÇÕES ABERTAS


Publicado em: 26/09/2024 - 23:09:02

    Estão abertas as inscrições para o processo seletivo para a Especialização em Política e Gestão Cultural oferecida pelo Centro de Cultura, Linguagens e Tecnologias Aplicadas (Cecult) da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) em parceria com o Ministério da Cultura. O curso será oferecido através da plataforma Escult (escult.cultura.gov.br) e os candidatos podem realizar as inscrições até 24 de outubro de 2024.
    A pós-graduação, que está em sua terceira edição, acontecerá entre março de 2025 e novembro de 2026 com aulas semanais on-line e três encontros presenciais, um por semestre, na cidade de Santo Amaro, Bahia. Com uma abordagem interdisciplinar, a especialização se propõe a contribuir com a formação de profissionais qualificados tanto em relação aos aspectos técnicos, como também com uma visão crítica, humanista e cidadã sobre o papel da cultura para a sociedade, oferecendo aos estudantes uma sólida formação teórica, metodológica e prática no campo da política e da gestão da cultura. Todas as aulas terão tradução em Libras e audiodescrição e a intenção é ter alunos de todas as regiões do país.
    A formação é gratuita e voltada para profissionais de nível superior com graduação em qualquer área e que atuem no campo da política e da gestão da cultura, como gestores de órgãos, espaços, coletivos culturais e instituições públicas, privadas e da sociedade civil, conselheiros de cultura, produtores culturais e artistas em geral.

Parceria entre Cecult/UFRB e MinC
    A Especialização em Política e Gestão Cultural será oferecida através da Escola Solano Trindade de Formação e Qualificação Artística, Técnica e Cultural (Escult), plataforma que é voltada para a formação de qualificação de profissionais no campo da cultura. A iniciativa é parte do Programa Nacional de Formação e Qualificação para o Mundo do Trabalho em Cultura, da Diretoria de Políticas para Trabalhadores da Cultura, vinculada à Secretaria da Economia Criativa e Fomento Cultura (Sefic) do Ministério da Cultura - MinC. A parceria entre o centro e o MinC renderá, além da pós-graduação, a oferta de dez cursos livres e cinco de formação inicial e continuada em formato EAD, voltados para áreas técnicas e que dão suporte à atividade cultural.

SERVIÇO
- O que: Inscrição para processo seletivo da Especialização em Política e Gestão Cultural
- Quando: 24.09 a 24.10.2024
- Público-alvo: Profissionais de todas as regiões do país de nível superior com graduação em qualquer área e que atuem no campo da política e da gestão da cultura (gestores de órgãos, espaços, coletivos culturais e instituições públicas, privadas e da sociedade civil, conselheiros de cultura, produtores culturais e artistas em geral)
- Informações: https://www2.ufrb.edu.br/pgcult/processos-seletivos
- Quanto: tanto a inscrição quanto o curso são gratuitos

AUTORIA: Release da Ascom da UFRB



COORDENADORES DO MALUNGO CENTRO DE CAPOEIRA ANGOLA RECEBEM PREMIAÇÃO NACIONAL


Publicado em: 21/09/2024 - 23:09:57

    O Mestre Bel Pires, de Feira de Santana - Bahia, e o Contramestre Augusto Leal, do Pará, coordenadores do Malungo Centro de Capoeira Angola, estão na lista dos contemplados com o Prêmio Ginga Capoeira Literária que será entregue neste sábado (21), em Salvador, no Museu Eugênio Teixeira Leal no Pelourinho, a partir das 17 horas.
    A premiação será concedida a 60 pessoas de todo o Brasil que são da capoeira e têm consistente produção literária voltada para temática. O número de premiadas e premiados faz referência aos 60 anos de prática de capoeira pelo Mestre Itapoan, idealizador do prêmio.
    Para o Mestre Itapoan, o aprendizado sobre a capoeira não se restringe exclusivamente ao treino semanal ou diário, às rodas nos fins de semana, aos batizados e às trocas de graduação, mas deve ir muito além da prática física. Ele destaca que a literatura sobre a capoeira tem o importante papel de transmitir os conhecimentos e a cultura relacionados à essa prática.

Quem é Mestre Itapoan
    Raimundo César Alves de Almeida começou a praticar a Capoeira em 1964, no Centro de Cultura Física e Regional, no Terreiro de Jesus, em Salvador, com mestre Bimba. Mestre Itapoan é uma das maiores autoridades no país sobre o mestre Bimba. Dentista de profissão, seu currículo capoeirístico é vasto, assim como seu trabalho em prol da Capoeira. É reconhecido internacionalmente como grande estudioso das tradições e da vida dos personagens da Capoeira.

Bel Pires representa Feira
    Representando Feira de Santana, Bel Pires é Mestre de Capoeira do Malungo Centro de Capoeira Angola, pesquisador da área de História Social da Cultura, doutor em Estudos Étnicos e Africanos (UFBA) e pós-Doutor em História (UNESP) e em Musicologia (UFRJ), além de professor titular da UNEB – Campus XIII (Itaberaba).
    Sempre interessado nas dimensões das relações de poder e de gênero e nos aspectos da ancestralidade africana da Capoeira, a exemplo de sua sonoridade, os estudos de Bel Pires exploram as relações de poder e conflitos nas primeiras décadas do século XX, bem como as relações de gênero na Capoeira.
    Bel Pires é autor dos livros: “No tempo dos valentes: os Capoeiras na cidade da Bahia”, “Capoeira, identidade e gênero” e “O Urucungo de Cassange”, além de vários artigos publicados.

Luiz Augusto Leal coordena o Malungo no Pará
    Coordenador do Núcleo Norte do Malungo Centro de Capoeira Angola em Bragança, no Pará, Luiz Augusto Leal possui Pós-doutorado em Antropologia pela Universidade Federal de São Carlos (SP) e Doutorado em Estudos Étnicos e Africanos pela Universidade Federal da Bahia. Tem experiência com o ensino de História e Antropologia, com ênfase em História da África, História da Amazônia, História Social da República e Antropologia Histórica.
    Luiz é autor dos livros A política da Capoeiragem (EDUFBA, 2008), Gladiadores de escassa musculatura (IAP, 2014) e Capoeira, Identidade e Gênero (EDUFBA, 2009). Atualmente é Professor Associado da Universidade Federal do Pará, onde coordena o Grupo de Pesquisa História em campo - GHISCAM e o projeto de pesquisa: História da África em acervos digitais: pesquisa, ensino e identidade.

AUTORIA: Release de Elsimar Pondé



OFICINA GRATUITA DE ZOUK PARA JOVENS DE ESCOLA PÚBLICA E BAIXA RENDA EM FEIRA DE SANTANA


Publicado em: 13/09/2024 - 15:09:36

    A partir do dia 5 de outubro, o projeto Zouk in Feira oferecerá uma Oficina Gratuita de Zouk, curso de dança para jovens de escolas públicas e pessoas de baixa renda promovido pelo Embrazouk em parceria com Centro de Cultura Amélio Amorim, onde as aulas serão realizadas aos sábados, das 16h às 17h, no bairro Capuchinhos, em Feira de Santana.
    O Zouk in Feira tem a missão de democratizar o acesso à arte e promover a cultura, disponibilizando 40 vagas para a comunidade, permitindo a inclusão e o desenvolvimento artístico local. As inscrições serão realizadas entre os dias 16 e 20 de setembro, presencialmente no Centro de Cultura Amélio Amorim, das 08h às 16h. Para se inscrever, é necessário apresentar comprovante de matrícula escolar e/ou comprovante de renda. As inscrições devem ser feitas em casais, proporcionando uma oportunidade única de vivenciar a dança em conjunto.
    Viniiel Araújo, à frente da iniciativa, destaca: “A popularização do Zouk é fundamental para proporcionar novas oportunidades de expressão artística e inclusão. Esta oficina é uma chance para que jovens e adultos descubram e se apaixonem por essa dança vibrante, sem barreiras financeiras.”
    Não perca a oportunidade de participar desta experiência enriquecedora e transformadora!

EXPEDIENTE
    Oficina Gratuita de Zouk - curso de dança para jovens de escolas públicas e pessoas de baixa renda
Período: 05.10, 12.10, 19.10 e 26.10
Horário: 16h às 17h
Incrições: 16 e 20 de setembro, no Centro de Cultura Amélio Amorim, das 08h às 16h. Apresentar comprovante de matrícula escolar e/ou comprovante de renda. As inscrições devem ser feitas em casais.

Contato para mais informações:
Telefone: (75)99300- 2648
Intagram: @zoukinfeira
Endereço:  Centro e Cultura Amélio Amorim, 2222 - Capuchinhos, Feira de Santana|BA.

AUTORIA: Release da Ascom do projeto Zouk in Feira - Lais Souza



UFRB IMPLANTA PRIMEIRO MESTRADO ACADÊMICO DE ARTES NO CECULT, EM SANTO AMARO


Publicado em: 26/08/2024 - 15:08:57

    A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) implantará, em breve, o Programa de Pós-Graduação em Artes, o mais novo mestrado acadêmico da instituição e o primeiro ofertado no Centro de Cultura, Linguagens e Tecnologias Aplicadas (CECULT), em Santo Amaro.
    A portaria de autorização para o novo curso foi emitida pela CAPES em 31 de julho de 2024. O Mestrado em Artes é o único na Bahia com essa abrangência e área de concentração, diferenciando-se das ofertas atuais no campo das Artes.
    A implantação do novo curso em Santo Amaro tem estreita relação com a oferta da Licenciatura Interdisciplinar em Artes, em funcionamento no CECULT desde 2017. Tanto a Licenciatura quanto o Mestrado entendem que a formação em Artes é ampla e integradora, e buscam a inter-relação das linguagens artísticas. Enquanto o foco da graduação é a formação pedagógica — por se tratar de uma licenciatura — do professor de Artes, a pós-graduação apostará no artista-pesquisador, na criação como crítica e, sobretudo, como estratégia de pesquisa.
    Além da Licenciatura em Artes, o Mestrado em Artes poderá atender aos egressos dos demais cursos do CECULT, como o Bacharelado Interdisciplinar em Cultura, Linguagens e Tecnologias Aplicadas (BICULT), a Licenciatura em Música Popular, os cursos superiores tecnológicos em Produção Musical, em Política e Gestão Cultural e em Artes do Espetáculo.
    A primeira turma de estudantes deve ser selecionada ainda este ano; a previsão é que as aulas regulares do programa tenham início a partir do primeiro semestre de 2025.
    Fique por dentro da implantação do novo programa, acompanhando a página do CECULT.

Saiba mais sobre o Mestrado em Artes
    Com área de concentração em Artes, Criação e Produção, o Programa de Pós-Graduação em Artes da UFRB tem a missão de titular como mestre e qualificar profissionais, pesquisadores e/ou professores de arte, que possam atuar nas diferentes esferas dos saberes e intersaberes artísticos e que sejam conscientes de sua atuação na comunidade, bem como dos diversos aspectos que envolvem as Artes na atualidade, sobretudo no desafio de propor soluções, caminhos, estratégias e transformações nas esferas micro e macropolíticas da sociedade. Além disso, objetiva o desenvolvimento de projetos que produzam conhecimentos na área de Artes por meio de diferentes metodologias e epistemologias, enfatizando as relações entre teoria e prática, bem como produzir impactos culturais, artísticos e econômicos na região pela promoção de políticas públicas para as artes e pelo desenvolvimento da potencialidade política, social, econômica e educacional da cultura na sua região de atuação.
    Apesar de a arte ser central na proposta, o projeto pedagógico do novo mestrado acadêmico trabalha com metodologias e disciplinas variadas, que vão da área das humanidades às ciências, para que, assim, possam analisar e interpretar o objeto de pesquisa. Dessa forma, o Programa de Pós-Graduação em Artes entende que a formação em Artes deve ser integradora e buscar a inter-relação com as diversas linguagens artísticas, tendo por metodologia e suporte teórico a pesquisa interdisciplinar e transdisciplinar.
    Deste modo, a proposta do curso de Mestrado Acadêmico em Artes visa construir conexões entre saberes com o poder de ultrapassar as tradicionais dicotomias (erudito x popular, formal x informal, primitivo x tecnológico), favorecendo uma situação de pesquisa pela arte, do pesquisador-artista, do investigador que amplifica a própria ideia de invenção e de pesquisa, conectando esses dois conceitos. Para além de ser um curso em que impera a tradicional "análise" de obras e artistas, propõe-se ser também um laboratório de experimentações de criação como crítica e de crítica criativa.

AUTORIA: Release da Ascom da UFRB



UFRB RECEBE MINISTRO DO TRABALHO E EMPREGO PARA ASSINATURA DE COOPERAÇÃO TÉCNICA EM FEIRA DE SANTANA


Publicado em: 03/08/2024 - 21:08:50

    No próximo dia 7 de agosto de 2024, a Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) recebe o ministro do Trabalho e Emprego (MTE), Luiz Marinho, para a assinatura do Acordo de Cooperação Técnica (ACT) com o objetivo de implementar o Programa Caminho Digital – Escola do Trabalhador 4.0, que visa promover a qualificação digital e profissional. A solenidade ocorre às 18h30 no Centro de Ciência e Tecnologia em Energia e Sustentabilidade (CETENS), Campus Feira de Santana.
    O Programa Caminho Digital – Escola do Trabalhador 4.0 é uma iniciativa inovadora que visa promover a qualificação digital e profissional de trabalhadores(as) em todo o país, preparando-os(as) para as demandas do mercado de trabalho contemporâneo. Através deste acordo, o MTE e a UFRB se comprometem a colaborar na criação e implementação de cursos e atividades que capacitarão milhares de pessoas, proporcionando-lhes novas oportunidades de emprego e desenvolvimento profissional.
    Durante o evento, os(as) participantes terão a oportunidade de conhecer mais sobre as diretrizes e objetivos do programa, bem como os benefícios esperados dessa colaboração. A programação inclui a assinatura do ACT e a oficialização da parceria entre o MTE e a UFRB, detalhando as metas e expectativas do programa.

AUTORIA: Release da Ascom da UFRB



Mais Notícias

    Agora é oficial. Com nota 5, maior avaliação do Minist&ea...

Muitos pais e responsáveis já começaram a pesquisar por escolas para matric...

    A partir do dia 20/12 estarão abertas as   inscriç&oti...

    O combinado é não gastar neste final de ano. Mas e o presente de...

    Um dia inteiramente dedicado a você que quer conhecer a UNEF e transferi...

    Pensando em sua comodidade, a UNEF lança a sua nova loja física,...

    Promovida pelo Colegiado do curso de Pedagogia da Universidade Estadual de Fei...

    Organizada pelo Fórum Nacional de Farmácias Universitária...

    No período de 5 a 7 de dezembro a Universidade Estadual de Feira de San...

    Jhonatan Silva, discente do 4º semestre de Educação F&iacut...


Página de 57
| | | | |

 

Apoio Cultural:


© 2024 - Todos os direitos reservados - www.vivafeira.com.br