EDUARDO José de Miranda KRUSCHEWSKY, que assina nos seus trabalhos EDUARDO KRUSCHEWSKY é conhecido como poeta, escritor, jornalista, funcionário aposentado do Banco do Brasil, e atualmente Presidente da Academia Feirense de Letras, eleito para o terceiro mandato, já tendo colaborado em diversos jornais, revistas, blogs e sites, participado das antologias “Florilégio”, “Memorial Poético de Feira de Santana” e “Poetas do Banco do Brasil”, esta editada pela AABB-Recife-PE. Publicou “O Eu Encurralado”; “No Boteco & Outras Estórias” e “Alguns Contos & A Bolha de Sabão”, “Outros Contos... & Uma Novela”, “Antologia Poética”, acompanhada de Cd de declamações, “Contos, Crônicas... & Uma História de Vida” e a História em Quadrinhos, “Maria Quitéria, a Injustiçada”, além de mais uma séries de atividades culturais como colaborador e incentivador de seus pares. Mas, tudo isso é pouco para definir EDUARDO KRUSCHEWSKY, que é principalmente um grande ser humano, dedicado as artes e a cultura, com uma força interior capaz de arregaçar as mangas para ajudar quem quer que seja, que tenha um bom trabalho e esteja no anonimato.
Eduardo ensina, ajuda a elaboração dos projetos para publicação de novos Autores, incentiva os artistas de qualquer estilo. Dedica-se a este objetivo com a alma e com todas as forças que pode, não é incomum abrir um livro recém lançado e estar lá uma apresentação, um prefácio ou até mesmo a orelha do livro falando da obra ou do Autor, assinado por EDUARDO KRUSCHEWSKY. Antes mesmo de assumir a presidência da Academia Feirense de Letras, atendia os amigos em sua casa e em seu computador chegava a digitar poemas e até livros inteiros, sem fazer nenhuma cobrança, apenas pelo simples prazer de ver o crescimento da arte e da literatura em nossa cidade. É um cidadão das letras e das artes, que com seu temperamento forte e bem humorado, trabalha cotidianamente pelo engrandecimento da cultura feirense e, está sempre disposto a dar um pouco mais de si para ver este seu objetivo de robustecer a cultura, a arte e principalmente a literatura em nossa Feira de Santana.
Poucas & Boas
RAPIDINHAS
08/DEZ/2013
Publicado em: 08/12/2013 - 01:12:06
1.ESPÍRITO NATALINO – Na noite do dia 03 de dezembro último, com a benção da Igreja Católica e a presença de Dom Itamar Vian, foi inaugurada, no Shopping Boulevard, uma exposição de presépios com belíssimos trabalhos de artistas plásticos e artesões de nossa cidade. A exposição está esbanjando bom gosto e beleza e deixo de citar nomes para não cometer injustiças, mesmo porque a mostra retrata diversas vertentes artísticas. É mais um tento que a administração da competente Viviane lavra, à frente do Boulevard. Vale a pena fazer uma visita. Vá e leve sua família. Ah, sim! De muito bom gosto a decoração natalina do Shopping!
2.POR UM TRIZ! – A equipe do Esporte Clube Bahia, por um triz, de novo escapou do rebaixamento. Ser torcedor do Esquadrão de Aço tem sido sinônimo de “viver perigosamente” e, sem dúvida, o tricolor gosta de adrenalina. Por outro lado, o time do Vitória, embora siga a sua saga de “vice”, ficou entre os melhores do futebol brasileiro de 2013, bem diferente do Bahia que, com a mudança de diretoria, promete alegrias, mas só para o futuro. Será?!
3.FINALMENTE, PROVIDÊNCIAS... - Um morador de rua é provavelmente o primeiro condenado no país por participar de manifestações populares. Rafael Braga Vieira, 26 anos, portando dois coquetéis molotov, foi detido em 20 de junho, dia da maior manifestação ocorrida na cidade, com participação de 300 mil pessoas. Registre-se que a agitação daquele dia deixou um enorme rastro de destruição. Esperamos que a punição sirva de exemplo para baderneiros que se aproveitam dos movimentos populares para fazer agitação e saquear os estabelecimentos comerciais. Chiquinho de Babau não perdoa e questionou: “-Edu, e se fosse um “bad boy”, filhinho de papai, a pena seria tão dura?”. Irritado, respondi que ele fosse perguntar a quem de direito...
4.INJUNÇÃO POLÍTICA – Esta a alegação é de alguns no caso do julgamento do Mensalão do PT: O Código do Processo Penal ( artigo 159, parágrafo 3º ) estabelece que, no caso Genoíno, o réu tinha direito a indicar um assistente técnico para acompanhar o trabalho dos médicos que fizeram a avaliação do ex-presidente do PT mas isto não foi considerado pelo ministro Joaquim Barbosa. Além do mais, o STF não fez a arguição dos peritos, prevista, também em Lei (artigo 105 do Código). Será que na pressa de condenar deixaram este furo que a defesa de Genoíno pode usar para anular totalmente a avaliação?
5.DOR DE CABEÇA – Por haver sido aprovada a Medida Provisória 627/13 que isenta os lucros da Petrobrás de tributação dentro do país, uma comissão formada por deputados e senadores apresentou uma série de emendas visando, “naturalmente” outras grandes empresas nacionais com subsidiárias fora do país (leia-se empreiteiras e afins) que querem o mesmo tratamento. Nada como ter políticos no bolso...
6.DESCOBERTA “FABULOSA”! – O ex-deputado federal, ex-gordo e ex-presidente do PTB, Roberto Jefferson, principal denunciante do que convencionou chamar “Mensalão”, embora esteja com a saúde frágil, foi envolvido, também ele, nas denúncias e condenado à prisão. Aí, “descobriu a pólvora” e deu a seguinte declaração: “-Não tem prisão honrosa: o regime fechado ou semiaberto põe o homem de joelhos, faz dele um zumbi sem alma!”.
7.LIGAÇÃO COM O MENSALÃO? – Circula no Senado uma proposta para que a pena de detentos seja reduzida no caso de o mesmo sér leitor habitual e deve ter sido entregue ao presidente do Senado, Renan Calheiros, no último dia 5. O benefício já é concedido a quem estuda ou trabalha no presídio. Por conta disso, Soarinho, o Esclerosado, me procurou e se saiu com este disparate: “-Edu, se a Lei passar, vai, besta, ser político! Já pensou? Você pode “meter a mão” em recursos públicos e, do jeito que gosta de ler, não vai ficar preso um dia!”. Não nego, fiquei indignado com o velhinho que está a cada dia piora da insanidade. Por pouco não lhe disse poucas e boas...
VIVA O BRASIL!!
O terrível crítico social, Chiquinho de Babau, adora fuçar as coisas para fazer comentários cada vez mais contundentes. Imaginem o que ele descobriu: O nível do ENEM, em 2012, caiu em quase todas as matérias; houve queda de notas, de modo geral, com destaque para a redação que caiu de 612 pontos para 602 e que o ensino particular no Brasil já não é tão eficiente: O desempenho de escolas públicas federais teve a média de 584,23 pontos contra 577,30 das escolas pagas. E saibam que, em 2012, as escolas públicas tiveram, em todas as matérias, o pior desempenho dos últimos anos. Segundo o “analista” Soarinho, o Esclerosado, o fato tem explicação, pois nas particulares o acesso à tecnologia é maior por causa do poder aquisitivo. E – tem mais! - das duas, uma: a)-A turma está ligada demais na internet, nos tablets, iphones, e outras tecnologias esquecendo de ler mais, já que encontra tudo pronto, na base do “copiar / colar”. B)- Como muitas universidades ou faculdades passaram a adotar as notas do ENEM, dispensando o exame vestibular, resolveram “apertar o nó” tornando as provas da avaliação do ensino médio mais difíceis...De minha parte, confesso que fico com as duas possibilidades! VIVA O BRASIL!! VIVA O PROGRESSO!!! VIVA O NÍVEL EDUCACIONAL!!!! VIIIII... VAAAAA!!!!!