EDUARDO José de Miranda KRUSCHEWSKY, que assina nos seus trabalhos EDUARDO KRUSCHEWSKY é conhecido como poeta, escritor, jornalista, funcionário aposentado do Banco do Brasil, e atualmente Presidente da Academia Feirense de Letras, eleito para o terceiro mandato, já tendo colaborado em diversos jornais, revistas, blogs e sites, participado das antologias “Florilégio”, “Memorial Poético de Feira de Santana” e “Poetas do Banco do Brasil”, esta editada pela AABB-Recife-PE. Publicou “O Eu Encurralado”; “No Boteco & Outras Estórias” e “Alguns Contos & A Bolha de Sabão”, “Outros Contos... & Uma Novela”, “Antologia Poética”, acompanhada de Cd de declamações, “Contos, Crônicas... & Uma História de Vida” e a História em Quadrinhos, “Maria Quitéria, a Injustiçada”, além de mais uma séries de atividades culturais como colaborador e incentivador de seus pares. Mas, tudo isso é pouco para definir EDUARDO KRUSCHEWSKY, que é principalmente um grande ser humano, dedicado as artes e a cultura, com uma força interior capaz de arregaçar as mangas para ajudar quem quer que seja, que tenha um bom trabalho e esteja no anonimato.
Eduardo ensina, ajuda a elaboração dos projetos para publicação de novos Autores, incentiva os artistas de qualquer estilo. Dedica-se a este objetivo com a alma e com todas as forças que pode, não é incomum abrir um livro recém lançado e estar lá uma apresentação, um prefácio ou até mesmo a orelha do livro falando da obra ou do Autor, assinado por EDUARDO KRUSCHEWSKY. Antes mesmo de assumir a presidência da Academia Feirense de Letras, atendia os amigos em sua casa e em seu computador chegava a digitar poemas e até livros inteiros, sem fazer nenhuma cobrança, apenas pelo simples prazer de ver o crescimento da arte e da literatura em nossa cidade. É um cidadão das letras e das artes, que com seu temperamento forte e bem humorado, trabalha cotidianamente pelo engrandecimento da cultura feirense e, está sempre disposto a dar um pouco mais de si para ver este seu objetivo de robustecer a cultura, a arte e principalmente a literatura em nossa Feira de Santana.
Poucas & Boas
POUCAS E BOAS - A VOLTA
Depois e um longo e tenebroso inverno, nosso amigo Eduardo Kruschewsky volta a nos brindar com sua coluna semanal criativa e divertida
Publicado em: 12/06/2015 - 20:06:04
SUMIÇO E DECLARAÇÕES-Soarinho, o Esclerosado, está cada vez pior! Esta semana, como sempre faz, foi “filar uma boia” lá em casa e se saiu com essa: “-Edu, a dona Dilma anda muita reclusa e quando aparece em público dá cada declaração... Outro dia, comentou que é chegada a uma caipirinha, só pode ter feito um cursinho com Lula!”- e sarcástico - Dizem até que ela vai ser artista de cinema, vai filmar mais uma continuação do filme “Apertem o Cinto, o Piloto Sumiu” e depois, vai refilmar “O Ébrio”“. ALTA DO DÓLAR. -Chiquinho de Babau está apavorado.Segundo ele, “depois da queda, coice”. Segundo me falou, viu na internet que com a melhoria da economia americana e o aumento de empregos por lá pelos States, vai dispara de vez o dólar. E tem mais: Os títulos do Tesouro Americano vão ter alta no mercado financeiro por terem melhor rentabilidade que nossas aplicações. Com isto, vai chegar rapidamente à recessão por aqui... Soarinho, desatento como sempre: “- É!... Será porque nós somos “Estados Unidos” do Brasil teremos que pagar as contas deles?”. Affff. PIB NA AMÉRICA LATINA– Enquanto isto, países vizinhos, como o Chile e a Colômbia, divulgam aumento do PIB. O Chile fala em 3,25 de aumento contra 2,7% de elevação do custo de vida. A Colômbia aponta 3,5% contra 3,0 da carestia. “O “economista de plantão”, Nego Rasta, não deixou por menos:” - Bobagem, rapaz, já fomos bons nisto... E vejam só: a Colômbia teve uma queda danada com o combate ao narcotráfico, diminuindo sua renda per capta. Isto é intriga! Nós estamos crescendo, sim. Crescendo como rabode cavalo, para baixo. E não esqueçam: O Brasil é como o Bahia: Ninguém nos vence em... corrupção!”. AROCHO NA FISCALIZAÇÃO– A Secretaria da Fazenda do Estado vai investir mais R$ 93 milhões em tecnologia visando ampliar a fiscalização de fraudes e sonegações. É que baseado na experiência feita em 2013, quando foi feita a primeira fiscalização, foiobtido bons resultados com o aumento da arrecadaçãoem 25,45% nestes dois anos. Vocês vão ter que se enquadrar, sonegadores, porque o Governo promete arrochar mais ainda para aumentar receita. SÓ RINDO.:Em entrevista, na Rede TV!, à jornalista Mariana Godoy, o ontem bilionário e – dizem – hoje quase pobre (SERÁ?!), Eike Batista, do alto de sua pode, declarou, misturando inglês com português: “-Tem muita gente mal informada que fica repetindo que eu devo R$ 10,2 bilhões ao BNDES. Parem com isso, eu nada devo ao BNDES. – e prosseguiu: - A vocês, contribuintes, I’M SORRY, eu não devo nada”.Encerrou a entrevistada dizendo que ainda lhe restava alguma coisa, o suficIente para recomeçar. A pergunta que não quer calar: ele é um novo Jesus fazendo o milagre da multiplicação dos pães; colocou o dinheiro numa chocadeira ou é l...? Bem, deixa para lá, pode dar processo!
AS BOAZINHAS E CURTINHAS
1 - Nos primeiros cinco meses do ano, a produção de cervejas caiu 6,7%. Aqui, no Nordeste, mais de 10%, embora as vendas nordestinas tenham aumentado mais que a média nacional. O nordestino curte uma loura gelada... 2 - O Instituto Vox Populi, a pedido do Palácio do Planalto, fez uma pesquisa em São Paulo, Rio e Minas e apresentou o resultado que colocou as barbas do governo de molho: 75% dos entrevistados consideram o governo Dilma ruim ou péssimo. 3 - O Google (aquele mesmo da internet!) é uma dascinco empresas que mais pagam imposto do Estado de São Paulo? Nos últimos doze meses, foram mais de um bilhão de reais... 4 - Você sabia que, por falta de pessoal ou sabe-se-lá-porquê, os Correios, em alguns bairros de Feira de Santana, a menos de 108 km da capital baiana, está entregando correspondências com atraso superior a 30 dias? E que, por conta disso, evitando juros, já tem prestador de serviços ganhando um bom dinheirinho só providenciando segunda via de contas de luz, água e etc.?
VIVA O BRASIL!!
De esperteza o mundo anda cheio! Imaginem que já tem empreiteira querendo tirar o seu da reta da Operação Lava Jato (na esperança de receberem tudo e mais de volta quando a poeira baixar, será?!). Algumas estão propondo à Controladoria Geral da União o pagamento a longo prazo de danos causados à Petrobrás em troca do perdão total. Acham que isto é possível porque o Governo precisa continuar a trabalhar com algumas delas para concluir obras inacabadas, evitando demissões em massa, aumento de custos e mais prejuízos. Ora, ora, o pedido de perdão significa que querem transformar, de vez, nossa Republica das (dos) Bananas no país de Alí Babá. Basta dizer “abre-te, Sésamo” e a fortuna está aí! Mas, não é por aí, não, meus amores! A situação é séria para vocês! Confessem que estão com medo de que o do governo (será que faz?!?!) em troca do rombo, fique com suas ações. Naturalmente, sem nem dinheiro nem credibilidade de arrumá-lo, vocês teriam que ver os seus negócios mudarem de dono (esperamos que não novos Alí Babás, pelo amor de Deus!)... VIVA O BRASIL!! VIVA OS PALIATIVOS QUE ALGUMAS VEZES DÃO CERTO!!! VIVA A “BOA INTENÇÃO” DOS NOSSOS EMPREITEIROS!!!!
VIIIII... VAAAAA!!!!!
EM TEMPO:
EU VOTEI EM DILMA, PORÉM TENHO QUE ESTAR DO LADO DA VERDADE.
NÃO MUDEI DE LADO. AINDA ACREDITO NELA, MAS...
ESTE É O DEVER DO JORNALISTA!