Fechar Página

Elsimar Pondé
Elsimar Vinícius de Jesus Pondé, reconhecido em Feira de Santana e região apenas como Elsimar Pondé, é feirense, nascido no distrito de Humildes, do qual muito se orgulha, demonstrando uma forte paixão por sua terra natal, em 29 de junho de 1975
 
É casado e sempre viveu em Feira, onde estudou e se licenciou em história na Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), período em que achava que podia mudar o mundo e, por isso mesmo, participou ativamente do movimento estudantil, tendo sido por duas gestões diretor do Diretório Acadêmico (DA) de História e concorrendo à diretoria do Diretório Central dos Estudantes (DCE) da Uefs. Em 2000, já profissional prático em rádio, pois havia participado na Rádio São Gonçalo do programa diário A Voz do Interior, que ia ao ar das 12h às 14h, entre os anos de 1996 e 1997, fez o curso de preparação para radialista na própria Uefs, tendo no mesmo ano ido trabalhar, em julho, no programa de Wilson Passos denominado Giro nos Esportesda Rádio Subaé. Logo em seguida, em agosto, foi convidado por Carlos Geilson para fazer parte de sua equipe, tendo se incorporado ao trabalho do Programa Subaé Notícias, onde permaneceu até o início de 2010. Entre junho e outubro daquele mesmo ano, em virtude da candidatura de Geilson à Câmara Estadual, Pondé voltou ao programa como âncora, onde permaneceu até o retorno do então eleito deputado estadual.
 
Uma vez professor de história, Elsimar prestou concurso para o quadro da Secretaria de Educação do Estado em 2000, mas em virtude do prestígio que adquiriu pela competência na área de comunicação, logo foi convidado a prestar serviços nesta área em outros setores daquela Secretaria, estando até hoje desempenhando funções na TV Olhos D`água (desde 2009), o canal de televisão da Uefs, onde inclusive já foi o coordenador (pelo período de junho de 2012 a janeiro de 2013).

Tendo escolhido a honestidade e a ética como norte de seu comportamento profissional, independente de ter permanecido no programa de Carlos Geilson por dez anos, Elsimar ganhou o respeito dos seus pares, de um modo geral, e por isso mesmo está sempre sendo convidado para participar de vários projetos radiofônicos nos principais veículos de comunicação da cidade, como a Rádio Antares FM, Eldorado FM, Rádio Povo AM, assim como para alguns projetos televisivos, com passagens pela TV Subaé (2007), TV Regional (2002), e TV Aratu (2004), neste último como repórter no programa Feira Total.

O trabalho em comunicação é sem dúvida a grande paixão de Elsimar Pondé. É certo que os programas de rádio têm seu destaque na opção do comunicador, mas a bem da verdade, Elsimar tem se projetado em vários setores da área, como: Redator e articulista no FSOnline durante três anos, de 2007 a 2010; repórter na Ascom da Uefs, antes de ser requisitado para a TV universitária Olhos D`água; redator e colunista no Blog da Feira, de 2010 até janeiro de 2011; assessor de imprensa, como desempenhou pelo período de janeiro a novembro de 2011 na Assessoria de Comunicação da Câmara de Vereadores de Feira de Santana, só tendo saído em função do convite para liderar o programa Subaé Noticias (que goza de muito prestígio e excelente índice de ouvintes), onde permanece até a presente data, e que lhe impedia de continuar na assessoria em virtude da longa jornada que o programa impõe, entre preparação e mais três horas no ar, além da jornada na parte da tarde na TV universitária.

De qualquer modo, Elsimar não se faz de rogado quando o propósito é comunicação, pois além de toda jornada de trabalho que tem atualmente, ainda colabora efetivamente com o site Viva Feira, pra o qual escreve sobre esportes e lidera o programa Prosa e Música na Rádio Web Viva Feira, ao vivo, às segundas e terças-feiras, além de emprestar sua voz para a maioria dos programas gravados hoje na referida rádio web.

A personalidade do indivíduo é refletida em todos os seus atos, e é comum em frases, adágios e outros recursos mais simples do conhecimento humano nos revelarmos, ou revelar, mesmo que inconscientemente, nosso caráter. Elsimar gosta de uma frase que já usou, inclusive, para iniciar alguns programas de sua lavra, que é: "Viver é a arte do encontro, embora haja tanto desencontro pela vida" (frase de Vinicius de Moraes), mostrando bem a forma que encara a existência. Entende  a vida como a arte dos encontros, demonstrando ser um indivíduo catalisador, capaz de unir aqueles que estão em volta dele, o que explica claramente a razão de ser tão prestigiado pelos seus colegas de profissão, amigos e todos que o conhecem e que dele se aproximam no dia a dia.



P O N D E R A N D O

OBRIGADO, VIVA FEIRA!


Publicado em: 28/02/2013 - 22:10:55


    Não poderia desperdiçar a oportunidade de inaugurar este valoroso espaço destacando a importância que o Viva Feira, idealizado e capitaneado pelo incansável Emanoel Freitas, possui para valorização e divulgação da nossa riquíssima e variada produção cultural e artística, que de forma quase inexplicável não recebe a devida atenção dos meios de comunicação tradicionais da cidade, excetuando raras e honrosas exceções.
    Faço esta pontuação, de forma incisiva, considerando a razoável experiência obtida em mais de 12 anos de atuação quase diária na imprensa de Feira de Santana. E neste momento, me afasto de qualquer corporativismo, para acentuar algo que considero uma verdade irrefutável e, sobretudo, lamentável.
    A invisibilidade da grande maioria das ações artísticas desta terra é algo que incomoda aos mais atentos e sensíveis incentivadores, produtores e admiradores do amplo leque de possibilidades que tem sido aberto, especialmente nos últimos anos, no teatro, na literatura, nas artes plásticas, na música, na dança e no campo da produção áudio visual.
    Entretanto, muito mais do que lamentar e bradar contra o descaso, estou aqui para enaltecer e destacar quem faz, quem se propõe a defender, de forma intransigente, em qualquer espaço ou tempo, o dinamismo, a inventividade e o espírito proativo de muitos feirense, nascidos ou adotados pela Princesa do Sertão, que não se dobram a primeira negativa e que não supervalorizam as dificuldades, ao ponto de desistir daquilo que almejam. Assim é Emanoel Freitas, assim é o Viva Feira e os seus colaboradores.
    Concebido a quatro anos, o Viva Feira está crescendo e evoluindo de maneira notável, divulgando, cobrindo a fazendo repercutir os eventos realizados na cidade.
    Com a rádio web, que mostra a boa música feirense 24 horas por dia, além de veicular dois programas semanais, ao vivo, com mais de 5 horas de duração e o canal no You Tube, onde são apresentados trechos de shows, o site tem trabalhado com as mais variadas mídias, como se espera de um veículo virtual, que utiliza as ferramentas que a modernidade tecnológica oferece. A próxima etapa é a migração para um novo layout, atendendo ao objetivo de facilitar e dinamizar a interatividade.
    Me orgulho bastante de ser um modesto colaborador deste veículo, que possui um conceito e não se afasta dele, quem tem uma linha muito clara e objetiva: valorizar a nossa terra e assim colaborar para o seu desenvolvimento.


Fonte: Elsimar Pondé







Página de 1



© 2024 - Todos os direitos reservados - www.vivafeira.com.br