Fechar Página

Gil Mário
Nasceu em Salvador, Bahia, em 1947. Formou-se em Licenciatura em Desenho e Plástica pela Universidade Federal da Bahia – UFBA, em 1979, e Educação Física, pela Escola Superior de Educação Física de Pernambuco, em 1972. É Professor Titular B da Universidade Estadual de Feira de Santana desde sua fundação em 1976. Em 1993, recebeu incentivo por Produção Cientifica Artístico e Cultural pela UEFS, através dos Departamentos de Saúde e de Letras e Artes.

Elaborou, em 2000, como organizador, o catálogo do acervo do Museu Regional de Arte de Feira de Santana. Em 2001, foi curador da “Coleção Inglesa” do MRA-Feira, representando o CUCA/UEFS na exposição “Coleções Brasileiras”, realizada no Centro Cultural Banco do Brasil, de Brasília, Distrito Federal. Em 2001, assumiu a Curadoria do Museu Regional de Arte – CUCA/UEFS. Em 2002, foi membro da Comissão de Implantação do Curso de técnicas de Museus para Agentes Cultural pela UEFS/CUCA e empossado na Academia de Letras e Artes de Feira de Santana, tendo como Patrono Áureo Filho. É membro do Conselho Fiscal do Instituto Histórico e Geográfico de Feira de Santana: primeira diretoria, 2003/2005 e do biênio 2006/2008

Como crítico, assina a coluna Arte no Brasil, especializada em cultura e artes plásticas do jornal feirense “Noite e Dia”, alem de compor seu conselho Editorial desde sua fundação em 20 de setembro de 1998. Atualmente assina a coluna Universo das Artes no Jornal Folha do Estado da Bahia.
Em 2005 integra a Comissão de Seleção e Premiação do XXXII Salão Regional de Artes Plásticas da Bahia, da Fundação cultural do Estado da Bahia, no Centro de Cultura Amélio Amorim e em 2006, integra a Comissão  de Seleção e Premiação do VI Concurso Feirense de Fotografia Profissional – “Sertão Feirense” – Seu Povo, Seus Aspectos e seus Costumes – BA.
 
Em 2007 como Curador do Museu Regional de Artes de Feira de Santana planeja as comemorações dos 40 anos do Museu com a exposição individual do artista plástico César Romero e implanta a Biblioteca Setorial Ernesto Simões Filho – BSES além de nomear as alas do MRA com seus fundadores de 1967. 






Página de 1





New Page 1

 

© 2009-2016 Viva Feira - Todos os direitos reservados