menu
-Agenda Cultural
-Restaurantes
-Teatros
-Museus
-Comentários
-Fale conosco
-Política de Privacidade
-Utilidade Pública
-Links Feirense
-Artes Cênicas
-Artes Visuais
-Artesanato
-Bandas
-Literatura
-Músicos
ENTRETENIMENTO
-Cinema
-Arquivo de Eventos
-Festival Vozes da Terra
-Festival Gospel 2010
-Natal na Praça 2010
-Micareta 2011
-Últimos Eventos
-Radio Viva Feira
-TV Viva Feira
-Videos Viva Feira
COLUNISTAS
-Alberto Peixoto
-Emanoel Freitas
-Luís Pimentel
-Raymundo Luiz Lopes
-Sandro Penelú
 
 
 
CORAL DO CRAS DO BAIRRO BARAÚNAS SE PREPARA PARA AS COMEMORAÇÕES DE NATAL

Moradores têm aulas de iniciação musical e aprendem a tocar instrumentos gratuitamente
Publicado em: 24/11/2023 - 12:11:03
Fonte: Release da Ascom da Prefeitura de Feira de Santana


A nona sinfonia de Beethoven é uma das músicas ensaiadas. Violinos, flautas, violão e o piano tocados por crianças, adolescentes e adultos soam em harmonia compondo o coral. Eles têm como maestrina a professora Lucivanda Gonçalves, instrutora de música, que desde o início do semestre está à frente das oficinas do CRAS (Centro de Referência da Assistência Social) Odorico Pereira, na Baraúnas.
As aulas do Serviço de Convivência Social e Fortalecimento de Vínculos, ofertadas pelo equipamento municipal, acontecem quase todos os dias da semana nos turnos da manhã e tarde, e são divididas por grupos conforme a faixa etária, sendo de 6 a 14, e dos 18 a 60 anos de idade.
"A gente tem conseguido atrair mais famílias e aproximado a comunidade dos nossos serviços através da música. Além de proporcionar o aumento da participação social, a oficina estimula o desenvolvimento de potencialidades, talentos e o protagonismo dos demandatários. Somos a porta de entrada da assistência social", afirma a coordenadora Vanessa Boaventura.
Ela destaca que as aulas de violino, teclado e o coral [as quartas-feiras aprendem a técnica vocal] ofertadas gratuitamente pela Prefeitura de Feira de Santana às pessoas em situação de vulnerabilidade, têm resultado em ganhos significativos também à saúde de alguns usuários, como de mulheres que melhoraram a vivência da depressão.
"Os homens que geralmente são minoria nos grupos do Serviço de Convivência Social e Fortalecimento de Vínculos têm também marcado presença", acrescenta a coordenadora.
O secretário municipal de Desenvolvimento Social, Denilton Brito, afirma que o município dispõe de 16 Centros de Referência da Assistência Social, que estão localizados por territórios.
"Estes equipamentos são a porta de entrada da população em situação de vulnerabilidade para a rede da assistência social. Além dos serviços de fortalecimento de vínculos, as famílias podem solicitar o NIS, têm acesso a cadastro e atualização no Bolsa Família, recebem acompanhamento com pedagogos, orientadores e assistentes sociais, entre outros serviços", pontua.
ENSAIOS PARA O NATAL
No ambiente climatizado, os alunos já se preparam para as comemorações natalinas. No repertório de músicas que irão cantar no dia próximo dia 19, a partir das 14h, quando também serão entregues os certificados, consta a canção "Heal The Word", interpretada pelo cantor Michael Jackson, e "Noite Feliz".
A jovem Liz Brasil, de 14 anos, é uma das participantes das oficinas. Foi no CRAS que ela aprendeu a tocar violino. "Aqui encontrei a oportunidade para aprender um instrumento musical. Temos aulas bem diversificadas e muito legais", disse.
Quem também está aprendendo a tocar e cantar é Ana Letícia Cerqueira, 12. "É incrível; experiência maravilhosa", diz a adolescente entusiasmada.
A instrutora de música Lucivanda Gonçalves ressalta que trabalhar com crianças e adultos tem que ter expertise para identificar a aptidão de cada aluno por determinado instrumento.
"Todos os participantes têm potencial incrível, eles só precisam de incentivo e oportunidades. E é isso que o CRAS das Baraúnas está proporcionando. Esse é um trabalho muito prazeroso e gratificante".

 



Apoio Cultural:



Viva Feira
© 2024 - Todos os direitos reservados - www.vivafeira.com.br