menu
-Agenda Cultural
-Restaurantes
-Teatros
-Museus
-Comentários
-Fale conosco
-Política de Privacidade
-Utilidade Pública
-Links Feirense
-Artes Cênicas
-Artes Visuais
-Artesanato
-Bandas
-Literatura
-Músicos
ENTRETENIMENTO
-Cinema
-Arquivo de Eventos
-Festival Vozes da Terra
-Festival Gospel 2010
-Natal na Praça 2010
-Micareta 2011
-Últimos Eventos
-Radio Viva Feira
-TV Viva Feira
-Videos Viva Feira
COLUNISTAS
-Alberto Peixoto
-Emanoel Freitas
-Luís Pimentel
-Raymundo Luiz Lopes
-Sandro Penelú
 
 
 
ESTRELINHAS " EXPOSIÇÃO DE JERÔNIMO"


Publicado em: 03/10/2023 - 17:10:06
Fonte:


    A exposição Entrelinhas é composta por treze gravuras que têm em comum a técnica e o tema. A técnica é a xilogravura, que consiste no desenho em alto relevo (entalhe) em uma placa de madeira que serve como chapa para a impressão em papel. E o tema é a representação de figuras femininas. Há um cuidado com a variedade da representação das mulheres, embora essas variações sejam muitas vezes sutis.
Salvo exceções, as mulheres dessas gravuras possuem uma postura pouco dinâmica, como se estivessem posando para um retrato. Isso faz com que a atenção se desloque dos grandes movimentos e se concentre nos detalhes (nas entrelinhas), como na posição dos braços, na tensão ou relaxamento dos ombros, ou nos olhares, que podem passar tédio, faceirice ou tristeza profunda, mas que são sempre expressivos.
Não podemos deixar de mencionar que a xilogravura é imediamente associada à iconografia nordestina. Mesmo sem usar os símbolos da xilogravura nordestina, o traço de Jerônimo remete a essa tradição. A técnica usada também confere uma identidade visual marcante às gravuras, que são impressas em preto e branco e passam a sensação de movimento.
.



Apoio Cultural:



Viva Feira
© 2024 - Todos os direitos reservados - www.vivafeira.com.br