menu
-Agenda Cultural
-Restaurantes
-Teatros
-Museus
-Comentários
-Fale conosco
-Política de Privacidade
-Utilidade Pública
-Links Feirense
-Artes Cênicas
-Artes Visuais
-Artesanato
-Bandas
-Literatura
-Músicos
ENTRETENIMENTO
-Cinema
-Arquivo de Eventos
-Festival Vozes da Terra
-Festival Gospel 2010
-Natal na Praça 2010
-Micareta 2011
-Últimos Eventos
-Radio Viva Feira
-TV Viva Feira
-Videos Viva Feira
COLUNISTAS
-Alberto Peixoto
-Emanoel Freitas
-Luís Pimentel
-Raymundo Luiz Lopes
-Sandro Penelú
 
 
 
ITAMAR VIEIRA JUNIOR É PRESENÇA CONFIRMADA NA FLIFS


Publicado em: 28/08/2023 - 11:08:47
Fonte: Release da Ascom Social da UEFS


    O escritor Itamar Vieira Junior, autor do romance Torto Arado e vencedor do prêmio Jabuti de 2020, vai participar da 16ª edição da Feira do Livro / Festival Literário e Cultural de Feira de Santana (Flifs). O anúncio das atrações do evento foi feito durante o lançamento oficial da Flifs 2023, nesta sexta-feira (25), no Sesc Centro. Patrimônio Cultural Imaterial do Estado da Bahia, o Festival Literário deste ano tem como tema “Literatura e sertão: o bicentenário da independência da Bahia no Brasil”. O evento é realizado pela Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) e pelo Serviço Social do Comércio (Sesc).
    Durante os seis dias de Festival também serão realizadas 13 mesas literárias, dez conversas com escritores, sete oficinas e minicursos, 13 contações de histórias, dois espetáculos teatrais, nove shows e 96 lançamentos de livros. A programação do encontro literário, que será realizado entre os dias 26 de setembro e 01 de outubro, na Praça Padre Ovídio, ainda vai contar com a presença dos escritores Aline Bei, vencedora do Prêmio São Paulo de Literatura com o livro 'O peso do pássaro morto', do poeta moçambicano Amosse Mucavele, curador da Feira do Livro de Maputo e da Feira Internacional do Livro de Quelimane, e do poeta baiano Fabrício Oliveira, ganhador do Prêmio Moutonnée de Poesia.
    Para a pró-reitora de Extensão da Uefs e coordenadora da Flifs, Rita Brêda, é preciso proporcionar encontros entre escritores e público com o objetivo de formar um público leitor. 'É importante trazer autores de reconhecimento nacional, primeiro, como forma de prestigiar o nosso próprio evento, além de dar visibilidade também a esses escritores que estão circulando em muitas outras festas literárias. Escritores que são contemporâneos, como Aline Bei, que é uma escritora jovem, recente, que tem uma obra que está causando impacto também pela temática que ela discute. Estamos investindo em nomes que muitas vezes até são desconhecidos para o público em geral nessa tentativa de formação de leitor', disse a pró-reitora de Extensão da Uefs e coordenadora da Feira, Rita Brêda.
    Este ano, a Flifs homenageia o artista plástico Juraci Dórea e o cordelista Chico Pedrosa, considerado um dos cinco maiores nomes vivos da poesia popular. 'Recebi essa homenagem com o maior carinho. Cordel também é literatura e a Feira tem um espaço para o cordel, onde a gente expõe nosso trabalho', afirmou o artista. Durante o Festival Literário, além da já tradicional Praça do Cordel, o público vai poder acompanhar a exposição “Vidas em Cordel”, do Museu da Pessoa. Mais informações sobre a mostra estão disponíveis no site https://museudapessoa.org/eventos/exposicao-vidas-em-cordel.
    Além dos anúncios das principais atrações, o lançamento da Flifs contou com apresentação do 'Manifesto Sertanejo Literário', com a assessora especial de Relações Interinstitucionais da Uefs, Fran Albano, concerto da Orquestra Juvenil de Feira de Santana - Núcleo Territorial Neojibá e vernissage da Exposição 'Projeto Terra e Outras Viagens' de Juraci Dórea, que fica em cartaz no Sesc Centro até o dia 1º de outubro. 'A gente tem uma ligação muito forte com a literatura e você pode perceber que na exposição eu faço algumas ligações diretas, claras, explícitas com literatura, com livros ou então com citações nas pinturas. Então, é um diálogo que está muito presente entre artes visuais e literatura', explicou Juraci Dórea.
    A Feira do Livro é um projeto continuado de formação de leitores que reúne anualmente cerca de 50 mil pessoas. Para a reitora da Uefs, Amali Mussi, 'ano a ano a Flifs vem crescendo e é interessante que ela gera expectativa pela leitura. Além de contribuir para a formação do leitor, ela está despertando criatividade. É um empoderamento de um futuro melhor. É um empoderamento para você poder ter ferramentas para enfrentar dificuldades através de leituras diferenciadas do contexto', afirmou.
    Prestigiaram o lançamento da Flifs membros da sociedade civil, servidores da Uefs, a secretaria Municipal de Educação de Feira de Santana,  Anaci Paim, representando o prefeito Colbert Martins, o Arcebispo Metropolitano de Feira, Dom Zanoni Demettino Castro, o diretor-geral do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA) - Campus Feira de Santana, Luiz Gomes Fortes Neto, a diretora do Núcleo Regional de Educação (NTE 19), Celinalva Paim, e a analista de Cultura do Sesc, Carolina Moura, representando o diretor de Programas Sociais do Sesc Bahia, Gilson Reis Nascimento Júnior. Também estiveram presentes os vereadores de Feira de Santana Silvio Dias, Ivamberg Lima e Jhonatas Monteiro.
    A comissão organizadora da Feira do Livro é composta por representantes da Arquidiocese de Feira de Santana, Secretaria Estadual da Educação, através do Núcleo Regional de Educação (NTE 19), Secretaria Municipal de Educação de Feira de Santana e Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA) - Campus Feira de Santana. O evento também tem o apoio da Secretaria Estadual de Cultura, através da Fundação Pedro Calmon, Secretaria Estadual de Justiça e Direitos Humanos e Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB).
    Outras informações sobre a Flifs estão disponíveis no site www.flifsoficial.uefs.br.




Apoio Cultural:



Viva Feira
© 2024 - Todos os direitos reservados - www.vivafeira.com.br