menu
-Agenda Cultural
-Restaurantes
-Teatros
-Museus
-Comentários
-Fale conosco
-Política de Privacidade
-Utilidade Pública
-Links Feirense
-Artes Cênicas
-Artes Visuais
-Artesanato
-Bandas
-Literatura
-Músicos
ENTRETENIMENTO
-Cinema
-Arquivo de Eventos
-Festival Vozes da Terra
-Festival Gospel 2010
-Natal na Praça 2010
-Micareta 2011
-Últimos Eventos
-Radio Viva Feira
-TV Viva Feira
-Videos Viva Feira
COLUNISTAS
-Beto Souza
-Cezar Ubaldo
-Dr. Ed Forró
-Emanoel Freitas
-Fabiana Machado
-Luís Pimentel
-Maiara Santos
-Raymundo Luiz Lopes
-Sandra Campos
-Sandro Penelú
-Silvana Carneiro
 
 
 
CRIATIVIDADE E INOVAÇÃO A SERVIÇO DA ENGENHARIA/UniFTC


Publicado em: 20/11/2019 - 01:11:50
Fonte: Release da Ascom da FTC - Madalena de Jesus


    Criatividade, tecnologia, inovação e sustentabilidade. Estas são as principais marcas dos trabalhos apresentados na Mostra Científica das Engenharias, realizada entre os dias 11 e 14, no campus da UniFTC. Cerca de 350 estudantes dos cursos de Engenharia Civil e Engenharia Ambiental participaram do evento, que reuniu projetos de 14 disciplinas, com a proposta de aprender fazendo. A mostra foi realizada pela sétima vez e o resultado foi surpreendente, para alunos, professores e visitantes.
    O aproveitamento das águas de chuva que escorrem pelo telhado de vários pontos do campus, a utilização da tecnologia para controle da iluminação da casa via celular, pontes com formatos inusitados e até protótipos de escavadeiras hidráulicas movidas por líquidos impulsionados pela pressão atmosférica, baseados nas Leis de Newton e Princípio de Pascal. Tudo isso com a viabilidade de funcionamento devidamente explicada pelos futuros engenheiros.
    A possibilidade de captação de praticamente todo o volume da água que escorrem pelo sistema de calhas e o baixo custo do projeto são os principais aspectos apontados pelo estudante George Dantas, do 5º semestre de Engenharia Civil. “Como já existe 90% da estrutura, que é a cobertura – no caso específico da Biblioteca – o investimento é de aproximadamente R$20 mil”, informou. O grupo que elaborou o projeto prevê um acúmulo de 47 mil litros de água por mês.
    Se a turma de Hidráulica deu show na mostra, sob o olhar atencioso de professores como Ivane Sena, que elogiou o nível dos trabalhos apresentados, os alunos de Instalações Elétricas não ficaram para trás. Dentre os muitos projetos, destaque para a “casa inteligente”, mais ou menos como aquelas que vemos nos filmes de ficção. “A proposta é acender e apagar a luz em três ambientes diferentes, usando o celular e o sistema wi-fi”, explicou o estudante Lucas Pimenta, diante do professor Ícaro Razeira.
    O nível da mostra surpreendeu o coordenador do Colegiado de Engenharia Civil, professor Ernesto Neiva, que destacou o empenho dos estudantes e o resultado em forma de aprendizado. “Foi fantástico trabalhar a prática em cima da teoria”, resumiu, destacando que as palavras chave do evento foram criatividade e inovação. Ele falou ainda sobre a importância do envolvimento dos alunos e professores para o êxito da edição 2019.2, que segundo sua avaliação superior as anteriores.

Fotos



Apoio Cultural:



Corona

Higienizar

Viva Feira
New Page 1

 

© 2009-2016 Viva Feira - Todos os direitos reservados