menu
-Agenda Cultural
-Restaurantes
-Teatros
-Museus
-Comentários
-Fale conosco
-Política de Privacidade
-Utilidade Pública
-Links Feirense
-Artes Cênicas
-Artes Visuais
-Artesanato
-Bandas
-Literatura
-Músicos
ENTRETENIMENTO
-Cinema
-Arquivo de Eventos
-Festival Vozes da Terra
-Festival Gospel 2010
-Natal na Praça 2010
-Micareta 2011
-Últimos Eventos
-Radio Viva Feira
-TV Viva Feira
-Videos Viva Feira
COLUNISTAS
-Alberto Peixoto
-Emanoel Freitas
-Luís Pimentel
-Raymundo Luiz Lopes
-Sandro Penelú
 
 
 
EXPOSIÇÃO INSPIRADA NAS OBRAS DE ALEIJADINHO COMEÇA DIA 21/03 NO MRA


Publicado em: 17/03/2019 - 02:03:11
Fonte: Release do Ascom da Exposição


    No dia 21 de março, às 20h, o artista plástico feirense Antonio Carvalho de Novaes, apresenta no Museu Regional de Arte (MRA), integrado ao Cuca, a exposição “Ocaso - Aleijadinho, Arte e Fé”.
    Ficarão expostas ao público pinturas em óleo sobre tela inspiradas nas obras de Antonio Francisco Lisboa, o Aleijadinho, especificamente as faces dos doze profetas esculpidos em pedra-sabão pelo artista mineiro, e alguns personagens dos Passos da Paixão, que integram o Santuário de Bom Jesus de Matosinhos, em Congonhas, Minas Gerais. A exposição ficará no MRA até 17/05/2019, com entrada gratuita.
    No início de 2017 o artista feirense viajou para a cidade de Congonhas para conhecer e fotografar as obras do Aleijadinho, obtendo material para realizar suas telas, em estilo realista. Importante ressaltar que Antonio Francisco Lisboa é considerado o maior escultor nacional de todos os tempos e suas obras são conhecidas mundialmente, especialmente as esculturas que fazem parte do Santuário de Bom Jesus de Matosinhos, tombadas pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e pela Unesco como patrimônio da humanidade.
    Antonio Carvalho de Novaes é natural de Juazeiro-BA, mas reside em Feira de Santana desde os oito anos de idade e se considera feirense de coração. Em 2015 realizou exposição na cidade de Zwolle, na Holanda. No mês de agosto de 2016 apresentou na Galeria de Arte Carlo Barbosa, no Cuca, a exposição “Recortes de Feira de Santana”.
    Há dois anos ele vem trabalhando com muita dedicação e rigoroso apuro técnico para elaborar as obras da exposição “Ocaso - Aleijadinho, Arte e Fé, que tem essa denominação em homenagem ao poema “Ocaso” do modernista Oswald de Andrade, que esteve no município de Congonhas na década de 1920 e a partir de então foi resgatada a importância do Aleijadinho para a arte, a história e a cultura do Brasil.

Fotos



Apoio Cultural:



Viva Feira
© 2024 - Todos os direitos reservados - www.vivafeira.com.br