Vamos conhecer algumas formas de trabalhar a história da Branca de Neve na sala de aula?
O conto possui alguns elementos que podem ser utilizados na sala de aula para trabalharmos com o conhecimento lógico matemático dos alunos.
Para começar podemos tomar como base os anões e os seus objetos pessoais (copos, talheres, pratos, camas, etc.). Ao utilizar esses elementos podemos trabalhar contas de adição e subtração, trazendo problemas matemáticos que envolvam os anões e os seus objetos pessoais.
Exemplo: Os sete anões estavam na mina e voltaram para casa no final da tarde ansiosos para comerem uma deliciosa torta de maça. Ao chegarem em casa, Branca de Neve ainda estava colocando a mesa para o jantar. Ela já havia colocado 4 pratos. Quantos pratos faltava para Branca de Neve colocar na mesa?
Podemos trabalhar também o conceito de maior e menor, em relação à quantidade, com as maçãs que haviam na cesta da bruxa.
É interessante que na sala de aula tenha duas cestas com quantidades diferentes de maçãs e assim a professora questione em qual temos uma maior quantidade e em qual temos menor quantidade e a cada resposta dos alunos, modificar as maçãs de lugar para assim termos outras possibilidades de respostas e raciocínio.
Usar os personagens da história para criar problemas matemáticos envolvendo adição e subtração também é outra sugestão muito interessante.
O professor poderá juntar esses aspectos com o tempo em que acontece a história e relacionar com os personagens que foram aparecendo no decorrer da mesma e assim solicitar que os alunos realizem a contagem.
Exemplo: A Branca de Neve morava com os sete anões em uma casa no meio da floresta. Ao comer a maçã, Branca de Neve desmaiou e foi acordada com um beijo de um príncipe e então eles se casaram. E agora, quantas pessoas moram na casa com a Branca de Neve?
Além desses aspectos citados, muitos outros podem ser trabalhados e explorados dentro do conto Branca de Neve e os sete anões.
Usem a criatividade e levem para sala de aula objetos concretos que estejam no conto para que fiquem mais fácil o entendimento e a compreensão das crianças.