menu
-Agenda Cultural
-Restaurantes
-Teatros
-Museus
-Comentários
-Fale conosco
-Política de Privacidade
-Utilidade Pública
-Links Feirense
-Artes Cênicas
-Artes Visuais
-Artesanato
-Bandas
-Literatura
-Músicos
ENTRETENIMENTO
-Cinema
-Arquivo de Eventos
-Festival Vozes da Terra
-Festival Gospel 2010
-Natal na Praça 2010
-Micareta 2011
-Últimos Eventos
-Radio Viva Feira
-TV Viva Feira
-Videos Viva Feira
COLUNISTAS
-Alberto Peixoto
-Emanoel Freitas
-Luís Pimentel
-Raymundo Luiz Lopes
-Sandro Penelú
 
 
 
"RECORTES DE FEIRA DE SANTANA" - UM OLHAR LÚDICO SOBRE A CIDADE

Antônio Carvalho de Novaes, lança um olhar severo e carinhoso sobre nossa cidade, como um grito de alerta para salvarmos o patrimônio histórico que ainda nos resta
Publicado em: 06/10/2016 - 21:10:40
Fonte: Viva Feira


    Tendo nascido em Juazeiro, Antonio  Carvalho de Novaes veio residir em Feira em  1972 e por esta terra desenvolveu afeição a ponto de afirmar ser feirense de coração e a ela tem dedicado sua atenção e sua arte. É profissional de Ciências Contábeis e funcionário do Ministério da Fazenda, mas se realiza como artista plástico de raro talento, sendo autodidata, tem uma sensibilidade e olhar extremamente atento a detalhes que para a maioria das pessoa comuns passa despercebido.
    Ligia Motta, especialista em Artes Visuais, Cultura e Criação vê a exposição Recortes de Feira de Santana com o seguinte olhar: "Sua atual exposição merece um destaque especial, graças a capacidade ímpar de retratar detalhes arquitetônicos minuciosamente escolhidos e reproduzidos artisticamente à maneira hiper-realista. Desta forma, registra monumentos históricos da cidade de Feira de Santana preservando sua memória tangível e fixando o belo do nosso presente e passado."
    Membro da Academia de Cultura da Bahia, e com exposição na Holanda no currículo,  Antonio  Carvalho de Novaes, é também um defensor do patrimônio histórico de Feira de Santana e da divulgação da cultura e da arte aqui produzida, se mostra um verdadeiro feirense, e este fato se reflete fortemente em sua obra.
    Um detalhe no "M" na grafia original da fachada de nosso prédio histórico, o Mercad
o de Arte, demonstra de forma inequívoca o preciosismo do artista e o cuidado com o que Feira deve conservar para manter sua identidade cultural e histórica. Em outro momento retrata uma escultura que esta sendo destruida pelo tempo e pelo descaso em tom de denúncia para alertar as autoridades da necessidade de salvar o que ainda nos resta.
    Essa demonstração de amor refletida na exposição "Recortes de Feira de Santana" por esse feirense de coração, foi muito bem visitada em sua inauguração e no período que permaneceu na Galeria Carlo Barbosa, ficando o alerta para que as pessoas que não tiveram o privilégio de conhecer o trabalho de  Antonio  Carvalho de Novaes, não percam a primeira oportunidade que houver outra exposição em nossa cidade.
    O Viva Feira acompanhou a Vernissage e registrou em fotos, organizadas no álbum postado a seguir:


Recortes de Feira

Apoio Cultural:



Viva Feira
© 2024 - Todos os direitos reservados - www.vivafeira.com.br