menu
-Agenda Cultural
-Restaurantes
-Teatros
-Museus
-Comentários
-Fale conosco
-Política de Privacidade
-Utilidade Pública
-Links Feirense
-Artes Cênicas
-Artes Visuais
-Artesanato
-Bandas
-Literatura
-Músicos
ENTRETENIMENTO
-Cinema
-Arquivo de Eventos
-Festival Vozes da Terra
-Festival Gospel 2010
-Natal na Praça 2010
-Micareta 2011
-Últimos Eventos
-Radio Viva Feira
-TV Viva Feira
-Videos Viva Feira
COLUNISTAS
-Alberto Peixoto
-Emanoel Freitas
-Luís Pimentel
-Raymundo Luiz Lopes
-Sandro Penelú
 
 
 
A SEXTA BLACK E O RETORNO ÀS PISTAS DE DANÇA

Feira Coletivo apresenta O Quadro, Roça Sound, Doutrina MC e Macgyver MC na próxima sexta no Offsina
Publicado em: 31/05/2016 - 14:05:08
Fonte: Murillo Campos


    Uma ideia diferente foi proposta pelo Feira Coletivo em 2014. Nesse projeto, havia a chance de evidenciar e abrir espaço para gêneros que estavam efervescendo na cidade e necessitavam de ambientes para fomentar suas expressões. O rap falado, cantado e vertentes como o hip hop, ritmos como o ragga, o dub, o dance hall e o sound system, e, ainda, gêneros como o afrobeat, o soul, o neosoul e o acid jazz, atualmente formam um cenário que já pode ser considerado consolidado em Feira de Santana. Se não ainda consolidado, com um enorme potencial.
    Com a ascensão de grupos e jovens artistas que passaram a patentear e experimentar a pulsação dos elementos do som da periferia, a música negra que exalta temas sociais, políticos e urbanos passava a ter um ponto fixo para impulsionar seus versos e suas concepções. Assim nascia a Sexta Black.
    O evento, agora na versão 2016, volta a marcar presença na agenda cultural da Terra de Lucas. A primeira Sexta Black dessa nova temporada marca o retorno às pistas de dança com o maior alcance dos ritmos da música preta em essência. A noite marcará o regresso onde essa mistura de ritmos e expressões dos guetos mostra cada vez mais a sua força e seu poder artístico-cultural, com talentos que contam facetas e particularidades da nossa cidade de uma forma singular e própria de fazer arte.
    Um grande número de rappers, MC’s, grupos de dança e adjacências que utilizam esses elementos das pick-ups para fazer o som da periferia estão surgindo. É um nicho que necessita cada vez mais de ambientes para promover e prosperar suas inquietações, suas frases, seus temas sociais a sua cultura de rua, um estilo de vida onde os versos falados ou cantados e as batidas impulsionam valores em que toda uma coletividade se mistura.
    As quatro atrações confirmadas para esse retorno da Sexta Black trarão uma noite imperdível para os seguidores dos gêneros da música negra e dançante que embala a proposta dessa ação. O grupo Roça Sound mistura o seu sound system (sistema de som) com letras cantadas e já se mostra com um público fiel na cidade.
    O Quadro, grupo que vem de Ilhéus, Sul da Bahia, existe desde 1996 e de lá até aqui vem verbalizando rimas cadenciadas e executadas harmonicamente, com instrumentos digitais e artesanais, fazendo uma mistura de rap, soul e dub.
    E os expoentes do rap feirense Doutrina MC e Macgyver MC completam a line-up do evento, com suas rimas marcantes e precisas, explorando o contexto social urbano da cidade. A ação promovida pelo Feira Coletivo Cultural, que marca a volta da Sexta Black, será realizada no Offisina Music Lounge, na próxima sexta-feira (3 de junho). Esperamos todos e todas por lá.
    SERVIÇO
    O que: Feira Coletivo apresenta Sexta Black
    Quem: O Quadro, Roça Sound, Doutrina MC e Macgyver MC
    Onde: Offsina Music Lounge, rua Sabino Silva, nº 81 – Centro, Feira de Santana – Bahia
    Quando: Sexta, 3 de junho, a partir das 20h30
    Quanto: R$ 20



Apoio Cultural:



Viva Feira
© 2024 - Todos os direitos reservados - www.vivafeira.com.br